Os Russian Knights (Cavaleiros Russos, em português ou Russkie Vityazi, em russo romanizado) é uma das duas equipes oficiais de demonstração acrobática da Força Aérea Russa. O time foi estabelecido em 5 de abril de 1991 junto ao 1º Esquadrão de Aviação do 237º Regimento de Aviação Misto de Guardas Proskurovsky, baseado em Kubinka, perto de Moscou, inicialmente equipado com três caças Sukhoi Su-27 e três Su-27UB de dois lugares, pintados em azul, vermelho, branco e amarelo. Dois anos antes, ainda de maneira extra-oficial, quando os Su-27 entraram em serviço com o 1º Esquadrão, os pilotos da Unidade já haviam começado a explorar acrobaticamente as capacidades do avião, realizando voos de treino com duas, três e depois com quatro aeronaves em formação "diamante", criando assim o embrião do que viria a se tornar os Russian Knights. Ainda em 1991 a equipe foi a primeira a se apresentar fora da então União Soviética, em setembro de 1991, quando excursionou pelo Reino Unido, encantando os ingleses e o restante do mundo, com a precisão das manobras, a habilidade dos pilotos e as qualidades acrobáticas do caça pesado russo. Os anos seguintes viram a popularização e a internacionalização do time, costumeiramente apresentando-se anualmente nas celebrações do Dia da Vitória, em Moscou, em 9 de Maio e a cada dois anos no Salão Internacional Aerospacial de Moscou (MAKS), além de diversas exibições em outros países como Estados Unidos, França, Holanda, Malásia, Canadá, Bélgica, Eslováquia, Luxemburgo, China, Emirados Árabes Unidos, Finlândia, Bahrein, Índia, Hungria entre outros, transformando a equipe no cartão de visitas das Forças Aeroespaciais Russas (VKS).

Sukhoi Su-27P/Su-27UB Flanker. Fonte: https://aerobaticteams.net/
No final de 2016, os veteranos Su-27P e Su-27UB foram substituídos pelos caças multifuncionais Su-30SM de dois lugares e também ganharam uma nova pintura. A estreia internacional aconteceu no ano seguinte no show aérea LIMA '17 na Malásia. No final de 2019, já iniciando os preparativos para o seu aniversário de 30 anos, a equipe começou a transição para os novos SU-35S, caças multifunção monopostos, completando no ano seguinte a dotação de seis aviões do modelo. Em julho de 2020, em Kubinka, os Russian Knights realizaram um voo exclusivo e único com aeronaves Su-27, Su-30SM e Su-35S. Pela primeira vez, foram vistos os três tipos de aeronaves utilizados pela equipe em uma única formação. O Su-35 é uma versão atualizada do caça Su-27, projetada para alcançar um aumento significativo em sua eficácia de combate contra alvos aéreos, terrestres e marítimos. O projeto do Su-35 incorpora os conceitos de engenharia mais bem-sucedidos que foram testados anteriormente na família de aviões Su-27/Su-30. Utilizando produtos Sukhoi desde o início, a equipe, além de ser uma grande embaixadora da Federação Russa, também é uma excelente representante da empresa ao exibir em voo as qualidades de suas aeronaves.

Um encontro inédito e único: as três gerações de aeronaves dos Russian Knights reunidas em um mesmo voo. Liderando, um Su-27P, seguido de um Su-30SM e logo atrás, um Su-35S. Fonte: https://eng.mil.ru/
Sukhoi Su-35S Flanker-E. Fonte: http://afterburner.com.pl/
Sukhoi Su-35S Flanker-E. Crédito: Sergei Fadeichev
Sukhoi Su-35S Flanker-E. Crédito: Robert Kysela
Sukhoi Su-35S Flanker-E. Fonte: https://militarywatchmagazine.com/
Perfil lateral - Sukhoi Su-35S Flanker-E. Fonte: https://www.eztoys.com/
Em 2004, o programa de shows de demonstração dos Russian Knights incluiu um elemento novo, um voo conjunto com o outro time acrobático do país, os "Strizhi" (também chamados de Swifts, em inglês), equipado com caças MiG-29, composto por nove aeronaves (cinco Su-27 e quatro MiG-29) na formação diamante para a realização de uma exibição completa de acrobacias. No mesmo ano, o grupo repetiu a performance no Festival Internacional de Grupos Acrobáticos em Zhukovsky. Um evento marcante na história das duas esquipes ocorreu durante o MAKS-2007, quando pela primeira vez na história da aviação mundial, foi feito um “barril” horizontal em um grupo de nove aeronaves de combate, chamado de "Kubinka Diamond". Atualmente, além de suas exibições individuais com seis SU-35S, os Russian Knights continuam realizando voos acrobáticos em grupo com os Swifts.
Russian Knights e Swifts. Crédito: Vadim Savitsky
Russian Knights e Swifts. Fonte: https://militaryleak.com/
Clique sobre a imagem para assistir ao vídeo 1. Crédito: Darth Welder Channel
Clique sobre a imagem para assistir ao vídeo 2. Crédito: Darth Welder Channel
Clique sobre a imagem para assistir ao vídeo 3. Crédito: Cezar Enache
Clique sobre a imagem para assistir ao vídeo 4. Crédito: Airguardian
Clique sobre a imagem para assistir ao vídeo 5. Crédito: Andre19731


Crédito: PAF
A ideia de formar uma equipe de acrobacias na Força Aérea do Paquistão nasceu com um Instrutor da Academia de Voo, o Líder de Esquadrão Bahar-Ul-Haq, após um intercâmbio no Reino Unido com a Equipe de Acrobacias Cranwell College da Real Força Aérea (RAF). Assim, em 17 de agosto de 1972, quatro jatos de treinamento Cessna T-37C Tweety Bird apresentaram-se durante uma cerimônia de formatura na Academia de Voo e dois anos mais tarde, a equipe recebia o nome de Sherdils (Corações de Leão, em português). Em março de 2004 o número de aeronaves foi aumentado para seis e logo em seguida para nove. O T-37 voou com o time por quase trinta e sete anos, durante esse período atuou em várias ocasiões especiais, como desfiles de formatura da Academia, visitas de Chefes de Estado, comemorações do Dia do Paquistão e do Dia da Defesa, entre outros eventos importantes. No final dos anos 90 a Força Aérea paquistanesa começou a colocar em serviço a aeronave de treinamento K-8P Karakorum, desenvolvida em conjunto com a China e anos mais tarde, assim como já havia ocorrido na Academia de Voo, surgiu a necessidade de substituir o T-37 pelo K-8P, mais novo e moderno, junto à equipe. A primeira exibição com a nova aeronave foi realizada em novembro de 2009, com quatro K-8P apresentando-se na Academia de Voo. No início de 2010, a formação aumentou para sete aviões e em outubro do mesmo ano, mais dois K-8 foram adicionados ao time às vésperas de sua estreia internacional, no show aéreo de Zhuhai, na China, entre 16 e 21 de novembro de 2010. Desde então os Sherdils mantêm esta composição com nove aeronaves em suas demonstrações.

Cessna T-37C "Tweety Bird", primeiro esquema de pintura (1972-1980). Fonte: https://aerobaticteams.net/
Vista superior - Cessna T-37C "Tweety Bird", primeiro esquema de pintura (1972-1980). Fonte: http://wp.scn.ru/
Cessna T-37C "Tweety Bird", segundo esquema de pintura (1980-2009). Todas as fotos: https://aerobaticteams.net/
Até 2017 os K-8P da equipe eram pintados no esquema geral de cores brancas com listras vermelhas e azuis utilizado pela Academia de Voo, diferenciados depois com a adição de um leão vermelho estilizado pintado no estabilizador vertical e o nome da equipe logo abaixo. Após testes com alguns esquemas experimentais, a nova pintura foi apresentada durante um show aéreo em comemoração pelo septuagésimo aniversário da Independência do país, realizado em Islamabad em 14 de agosto de 2017. Desde então, a parte inferior é pintada em uma combinação de verde e branco, com um crescente e uma estrela, símbolos da bandeira paquistanesa, integrados numa figura geométrica representando uma águia. Para a metade superior da aeronave, o antigo esquema de cores com listras vermelhas e azuis percorrendo toda a fuselagem branca foi mantido para melhor contraste. Todos os pilotos são Instrutores na Academia da Força Aérea, na Base Aérea de Risalpur, acumulando suas tarefas com as demonstrações em voo. Para fazer parte da equipe, os candidatos devem ter um histórico impecável e pelo menos mil horas de voo. O treinamento começa em etapas, sendo iniciado com o nível básico de formação com dois aviões e, em seguida, passando para quatro, seis e finalmente, para um conjunto de nove aeronaves. Essas sessões de treinamento são todas realizadas em altitudes mais altas e à medida que os pilotos se tornam aptos nas manobras, a altitude diminui gradualmente até 500 pés acima do solo.

Hongdu K-8P Karakorum, primeiro esquema de pintura (2009-2017). Fonte: https://secondtononepaf.com/
Hongdu K-8P Karakorum, primeiro esquema de pintura (2009-2017). Todas as fotos: http://www.pafsqk.yolasite.com/k-8-trainer.php
Hongdu K-8P Karakorum, segundo esquema de pintura (2017 em diante). Crédito: M. Umar Aziz
Hongdu K-8P Karakorum, segundo esquema de pintura (2017 em diante). Crédito: Hamza A. Mughal
Hongdu K-8P Karakorum, segundo esquema de pintura (2017 em diante). Crédito: Hamza A. Mughal
Continua....
0 comentários:
Postar um comentário