Site voltado para a divulgação da Aviação Comercial, Militar e Civil, mostrando através de textos informativos e
fotos, as aeronaves, suas histórias e curiosidades, Operações Militares, Eventos Aeronáuticos e muito mais!

Seja bem-vindo a bordo!!!

terça-feira, 24 de maio de 2022

Base Aérea de Florianópolis comemora 81 anos

 


Na manhã desta terça-feira (24/5) ocorreu na Base Aérea de Florianópolis (BAFL), a Solenidade Militar alusiva aos 81 anos de criação da Organização Militar e ao Dia da Aviação de Patrulha. A cerimônia foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Júnior e contou com a presença de diversas autoridades militares e civis. O site Aviação em Floripa compareceu ao evento e compartilha a partir de agora com seus leitores, uma seleção de imagens com os principais momentos. Boa leitura!!


Busto do Major-Brigadeiro do Ar Dionysio Cerqueira de Taunay, Patrono da Aviação de Patrulha da FAB. 



Tropas perfiladas no pátio da Base Aérea de Florianópolis.



Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Júnior, passando em revista à tropa.

O Comandante da Aeronáutica foi recepcionado pelo Comandante da Base Aérea de Florianópolis, Tenente-Coronel Aviador Jaques da Silva Valle.






Entrega de prêmio ao Primeiro Sargento Fernando Sestrem, vencedor do concurso interno para escolher o lema da Base Aérea de Florianópolis, com o frase: "Em solo catarinense, em apoio ao Brasil".

Comandante da Base Aérea de Florianópolis, Tenente-Coronel Aviador Jaques da Silva Valle, em seu discurso diante da tropa pelos 81 anos da BAFL.



Aposição de flores em frente ao busto do Patrono da Aviação de Patrulha, Major-Brigadeiro do Ar Dionísio Cerqueira de Taunay, realizada pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Júnior, acompanhado pelo Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, pelo Comandante do Comando de Preparo (COMPREP), Tenente-Brigadeiro do Ar Sérgio Roberto de Almeida e pelo Presidente da Associação Brasileira de Equipagens da Aviação de Patrulha (ABRAPAT), Major-Brigadeiro do Ar R/1 Carlos Eurico Peclat dos Santos.



Além da comemoração pelos 81 anos da BAFL, o evento também homenageou o Dia da Aviação de Patrulha, contando com a participação de integrantes das três Unidades Aéreas que a compõe.

1º Esquadrão do 7º Grupo de Aviação - Santa Cruz/RJ.

2º Esquadrão do 7º Grupo de Aviação - Canoas/RS.

3º Esquadrão do 7º Grupo de Aviação - Belém/PA.



A cerimônia foi abrilhantada por um desfile aéreo composto por uma aeronave P-3AM Orion e duas P-95BM Bandeirante Patrulha, cada uma delas pertencente a uma das três Unidades Aéreas que compõem a Aviação de Patrulha da FAB.


Pavilhão Nacional dirigindo-se para sua posição de honra em frente à tropa.



Entrega da Medalha Operacional Brigadeiro Nero Moura ao Comandante do Terceiro Esquadrão do Sétimo Grupo de Aviação, Tenente-Coronel Aviador Ciro Appip Lambiase e ao Comandante do Segundo Esquadrão do Sétimo Grupo de Aviação, Tenente-Coronel Aviador Alexandre Tadeu Ferreira da Silva.


Grupamento de Ex-Patrulheiros liderando o desfile.




Desfile da tropa.

Foto oficial dos ex-integrantes da Patrulha.

Depois do grito de "Fora de forma"...

...é hora de confraternizar.

Gostaríamos de agradecer à Base Aérea de Florianópolis, na figura de seu Comandante, Tenente-Coronel Aviador Jaques da Silva Valle e à Seção de Comunicação Social da BAFL, pelo convite em participar da Solenidade Militar. Agradecimentos especiais ao Suboficial Evangelista, Suboficial Balderramas e ao Terceiro Sargento Tafarel, pelo apoio de sempre em atender nossas demandas. Por fim, um agradecimento ao Centro de Comunicação Social da Aeronáutica pela autorização para o registro fotográfico da Cerimônia.



Após a Solenidade Militar, durante a recepção no Clube Albatroz, o Editor do Site Aviação em Floripa, Marcelo Lobo da Silva, presenteou o Comandante da Aeronáutica com um quadro contendo uma foto exclusiva de sua autoria, mostrando os dois primeiros F-39E Gripen de série da Força Aérea Brasileira taxiando pela pista do Aeroporto de Navegantes/SC, prestes a ganhar os céus brasileiros pela primeira vez, imagem esta captada no dia 6 de abril deste ano. Gostaria de ressaltar a cordialidade e a receptividade do Brigadeiro Baptista Jr, que nos dedicou alguns minutos de sua atenção, tempo suficiente para que pudesse falar um pouco do meu trabalho de divulgação das atividades da FAB e também ouvir algumas ações que estão sendo realizadas em prol do fortalecimento do nosso poder aéreo. Gostaria de agradecer a todos que tornaram esse momento possível, em especial, à Assessoria do Comandante da Aeronáutica e à Seção de Comunicação Social da Base Aérea de Florianópolis.









Todas as fotos: Sargento Figueira/CECOMSAER/Sargento Jeber/BAFL


0 comentários:

Postar um comentário