Site voltado para a divulgação da Aviação Comercial, Militar e Civil, mostrando através de textos informativos e
fotos, as aeronaves, suas histórias e curiosidades, Operações Militares, Eventos Aeronáuticos e muito mais!

Seja bem-vindo a bordo!!!

sexta-feira, 1 de abril de 2022

Chegam ao Brasil os dois primeiros Gripen E de série da FAB

Na noite desta sexta-feira, 1 de abril, por volta das 22 horas (Horário de Brasília), chegaram ao Porto de Navegantes, litoral norte de Santa Catarina, os dois primeiros caças F-39E Gripen de série da Força Aérea Brasileira (FAB). Os aviões vieram a bordo do navio de carga geral MV Marsgracht, de bandeira holandesa, especialmente fretado para esta operação. Nas próximas horas deverá ocorrer a logística de retirada das aeronaves da embarcação. Após os procedimentos aduaneiros, a dupla será transportada por via terrestre até o Aeroporto Internacional Victor Konder, distante cerca de dois quilômetros do porto, onde serão feitos os últimos preparativos para a decolagem rumo ao Centro de Ensaios em Voo do Gripen, em Gavião Peixoto, interior paulista. 

Imagem capturada do canal ao vivo BNU.tv mostrando o MV Marsgracht prestes a atracar no Porto de Navegantes, na noite desta sexta-feira (1/4).

Estes dois aviões fazem parte de um lote de 36 aviões adquiridos pela Força Aérea Brasileira, sendo 28 exemplares com assento único, batizados de F-39E e 8 do modelo de dois lugares, chamados de F-39F (versão exclusiva da FAB e que serão construídos integralmente no Brasil). O Gripen E/F é uma aeronave de caça multimissão desenvolvida numa parceria entre a empresa sueca Saab e a Embraer, a partir do modelo Gripen C/D operado pela Suécia e por mais quatro países (África do Sul, Hungria, República Tcheca e Tailândia). Comparado ao seu antecessor é um avião totalmente novo, incorporando o que há de mais moderno em termos de sensores e armamentos. Até o final de 2022, os primeiros exemplares deverão entrar em serviço com o Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA), em Anápolis/GO, Unidade Aérea escolhida para iniciar a operação do caça no Brasil.

0 comentários:

Postar um comentário