Blog voltado para a divulgação da Aviação Comercial, Militar e Civil, mostrando através de textos informativos e
fotos, as aeronaves, suas histórias e curiosidades, Operações Militares, Eventos Aeronáuticos e muito mais!

Seja bem-vindo a bordo!!!

quinta-feira, 10 de setembro de 2020

Uma imagem curiosa #26


Esta matéria é parte integrante de uma série de fotos e/ou vídeos especialmente escolhidos em nosso acervo analógico e digital, trazendo algum tipo de curiosidade, raridade ou informação interessante a respeito destas imagens, seja acerca da aeronave em si ou um fato ou história relacionados a ela. Ocasionalmente, publicaremos uma destas imagens, junto com um pequeno texto explicativo sobre a mesma. Informamos que a preocupação aqui não é com a qualidade em si da imagem, mas com o seu resgate histórico, tendo ainda o objetivo de auxiliar na preservação de uma parte da memória e da cultura aeronáutica brasileira. Seja muito bem vindo(a) a bordo e boa leitura!


Douglas C-47B Skytrain, PP-VBN, Base Aérea de Canoas, Outubro de 2003.

Uma verdadeira lenda da aviação mundial esteve presente na edição de 2003 da Expoaer da Base Aérea de Canoas/RS (atual Ala 3). Estamos falando de um Douglas DC-3 que ganhou os céus novamente através da iniciativa de um grupo de quatro pilotos e entusiastas da aviação, entre eles o Comandante Sérgio Fraga Machado, um abnegado e apaixonado pela preservação da história e da cultura aeronáutica brasileira. O avião foi adquirido no final de 1997 e doado ao Aeroclube do Rio Grande do Sul (ARGS), localizado em Belém Novo, sendo completamente restaurado e colocado novamente em condições de voo nas oficinas da VARIG Engenharia e Manutenção em Porto Alegre, ganhando a matrícula PP-VBN (uma homenagem ao último DC-3 operado pela VARIG) e recebendo o padrão de pintura utilizado pela companhia aérea.

O exemplar foi construído em 1944 e inicialmente operou com a Força Aérea do Exército dos Estados Unidos (USAAF), sendo originalmente um C-47B-20-DK Skytrain, variante militar do Douglas DC-3 com número de série 15476/26921. Sua história no Brasil começou já no ano seguinte quando voou com as cores da Força Aérea Brasileira, utilizando as matrículas FAB09 e posteriormente FAB2017, até sua retirada do serviço ativo em 1978. Durante os próximos 19 anos o avião passou por diversos operadores civis e também permaneceu um bom tempo abandonado no Aeroporto Val-de-Cães em Belém/PA, até finalmente ser resgatado em 1997 novamente para ganhar os céus, sendo que nesta época, o C-47 encontra-se no Aeroclube de Blumenau/SC. Após a restauração, o projeto idealizado pelo ARGS e pelos seus proprietários previa a utilização do avião em voos panorâmicos ambientados nas décadas de 50 e 60, direcionados aos interessados em experimentar todo o clima e ambiente daquele período, incluindo o interior da aeronave completamente personalizado e pilotos e comissárias de bordo com uniformes da época. Esta bela iniciativa perdurou por alguns anos e em 2007 o PP-VBN foi comprado por um empresário do interior de São Paulo e atualmente encontra-se preservado em um hangar na cidade paulista de Mococa, em um aeródromo particular, fazendo aparições esporádicas em eventos aéreos. Apenas outra aeronave deste modelo é mantida em condições de voo no Brasil, o   DC-3 chamado de "Rose", pertencente ao Museu Asas de um Sonho, da Fundação TAM.

Douglas C-53D Skytrooper, N101KC "Rose", Museu Asas de um Sonho, Maio de 2012.



PP-VBN taxiando e decolando da Base Aérea de Canoas em Outubro de 2003.

0 comentários:

Postar um comentário