Blog voltado para a divulgação da Aviação Comercial, Militar e Civil, mostrando através de textos informativos e
fotos, as aeronaves, suas histórias e curiosidades, Operações Militares, Eventos Aeronáuticos e muito mais!

Seja bem-vindo a bordo!!!

quinta-feira, 6 de agosto de 2020

Um clique curioso #16


Esta matéria é parte integrante de uma série de fotos especialmente escolhidas em nosso acervo fotográfico analógico e digital, trazendo algum tipo de curiosidade, raridade ou informação histórica a respeito destas imagens, seja acerca da aeronave em si ou um fato ou história relacionados a ela. Semanalmente, às segundas e quintas, publicaremos uma destas fotos, junto com um pequeno texto explicativo sobre a mesma. Informamos que a preocupação aqui não é com a qualidade em si da imagem, mas com o seu resgate histórico, tendo ainda o objetivo de auxiliar na preservação de uma parte da memória e da cultura aeronáutica brasileira. Seja muito bem vindo(a) a bordo e boa leitura!


Lockheed C-130E/H Hércules, Aeroporto Intl. Hercílio Luz, Novembro de 2002.

Em novembro de 2002 a Base Aérea de Florianópolis recebeu um dos maiores exercícios militares de sua história. Estamos falando da OPERAER, organizada pela Segunda Força Aérea (FAE 2), contando com a participação de centenas de militares e diversas Unidades Aéreas envolvendo praticamente todas as Aviações da Força Aérea Brasileira. Para dar conta desta grandiosa logística, foi estabelecida uma verdadeira ponte aérea ligando as Bases Aéreas dos Afonsos e do Galeão (ambas localizadas na cidade do Rio de Janeiro), dois dos principais polos de transporte da FAB, à capital catarinense. Protagonizando estes voos estavam os Lockheed C-130 Hércules, proporcionando um desfile de camuflagens para todos os gostos, fazendo a alegria de qualquer spotter ou amante de Aviação Militar. Como mostram os vídeos a seguir, pode-se observar a atividade aérea frenética, com várias aeronaves pousando em sequência, apenas para desembarque, com pouco tempo de solo antes da decolagem de volta as suas bases de origem.





Em 2001 a FAB havia adquirido um lote adicional de dez C-130H junto à Aeronautica Militare Italiana para recompor a frota e aumentar a sua capacidade logística. Estes vieram com os padrões de pintura utilizados por aquela arma aérea, incluindo alguns na cor cinza e outros com a camuflagem padrão OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), somando-se à camuflagem adotada pela frota da FAB, denominada de "Southeast Asia". Cabe ressaltar que estes foram os últimos Hércules a entrar em serviço com a FAB, recebendo as matrículas de FAB 2470 a FAB 2479.

0 comentários:

Postar um comentário