Site voltado para a divulgação da Aviação Comercial, Militar e Civil, mostrando através de textos informativos e
fotos, as aeronaves, suas histórias e curiosidades, Operações Militares, Eventos Aeronáuticos e muito mais!

Seja bem-vindo a bordo!!!

quinta-feira, 16 de julho de 2020

Um clique curioso #10


Esta matéria é parte integrante de uma série de fotos especialmente escolhidas em nosso acervo fotográfico analógico e digital, trazendo algum tipo de curiosidade, raridade ou informação histórica a respeito destas imagens, seja acerca da aeronave em si ou um fato ou história relacionados a ela. Semanalmente, às segundas e quintas, publicaremos uma destas fotos, junto com um pequeno texto explicativo sobre a mesma. Informamos que a preocupação aqui não é com a qualidade em si da imagem, mas com o seu resgate histórico, tendo ainda o objetivo de auxiliar na preservação de uma parte da memória e da cultura aeronáutica brasileira. Seja muito bem vindo(a) a bordo e boa leitura!


Neiva T-25C Universal, FAB 1906, Pista 03/21, Aeroporto Internacional Hercílio Luz, Maio de 2008.

A Base Aérea de Florianópolis abrigou ao longo de sua história recente, uma grande diversidade de treinamentos operacionais, envolvendo apenas um Esquadrão ou manobras de maior envergadura, com a participação de várias Unidades Aéreas. Os principais fatores atrativos sempre foram a privilegiada geografia da Ilha de Santa Catarina e o apoio logístico da própria BAFL. Dentre estes exercícios, um dos mais importantes era a FAEX, organizada pela então Segunda Força Aérea (II FAe), contando com a maciça presença das aeronaves de seus Esquadrões subordinados.

Durante a FAEX X, ocorrida entre os dias 16 e 20 de maio de 2008, Unidades Aéreas de várias regiões do Brasil, pertencentes às aviações de Caça, Busca e Salvamento, Asas Rotativas, Patrulha, Reconhecimento e Transporte, estiveram presentes nos céus da capital catarinense, desempenhando missões aerotáticas, bem como demonstrando a capacidade de operarem de forma conjunta e integrada. Dentre todas as aeronaves participantes, um Neiva T-25C Universal pertencente ao Terceiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (3º/8º GAv), então sediado na Base Aérea dos Afonsos, no Rio de Janeiro se destacou pela sua pintura.




A aeronave de matrícula FAB 1906 ostentava a camuflagem tática adotada a partir de 2003 para as aeronaves operacionais da Força Aérea Brasileira, em tons de cinza e verde. Não temos notícia de algum outro T-25 da FAB que tenha voado em serviço com este esquema de pintura em alguma outra Unidade Aérea*. Na época poucos T-25 eram utilizados em outras funções além de servirem como aeronave de Treinamento Primário e Básico na Academia da Força Aérea em Pirassununga/SP então é bem possível que este tenha sido o único exemplar com esta camuflagem. O fato é que em 2013 o FAB 1906 já estava integrado ao Segundo Esquadrão de Instrução Aérea da AFA, voltando a usar seu uniforme de instrutor dos futuros pilotos da Força Aérea Brasileira. 

* Nota Editorial: O Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa, em Minas Gerais, local responsável pela manutenção em nível parque dos T-25 da FAB, pintou recentemente um YT-25B Universal II (versão mais potente desenvolvida na década de 70 pela fabricante do avião, a Neiva, como um substituto para o próprio Universal), com uma pintura muito similar à utilizada pelo T-25 do 3º/8º GAv. Matriculado como FAB 1831 o avião foi visto nesse esquema em alguns eventos aeronáuticos realizados no ano de 2018. Entretanto, até onde sabemos, apenas o FAB 1906 voou operacionalmente com este camuflagem.

Neiva T-25C Universal, FAB 1906, Base Aérea de Florianópolis, 2008.

1 comentários:

Unknown disse...

Qual era a função dele na FAB ?!

Postar um comentário