Site voltado para a divulgação da Aviação Comercial, Militar e Civil, mostrando através de textos informativos e
fotos, as aeronaves, suas histórias e curiosidades, Operações Militares, Eventos Aeronáuticos e muito mais!

Seja bem-vindo a bordo!!!

segunda-feira, 6 de julho de 2020

Um clique curioso #7


Esta matéria é parte integrante de uma série de fotos especialmente escolhidas em nosso acervo fotográfico analógico e digital, trazendo algum tipo de curiosidade, raridade ou informação histórica a respeito destas imagens, seja acerca da aeronave em si ou um fato ou história relacionados a ela. Semanalmente, às segundas e quintas, publicaremos uma destas fotos, junto com um pequeno texto explicativo sobre a mesma. Informamos que a preocupação aqui não é com a qualidade em si da imagem, mas com o seu resgate histórico, tendo ainda o objetivo de auxiliar na preservação de uma parte da memória e da cultura aeronáutica brasileira. Seja muito bem vindo(a) a bordo e boa leitura!


Northrop F-5E Tiger II, FAB 4861, Base Aérea de Florianópolis,  Maio de 2002.

Em maio de 2002 aconteceu o primeiro Exercício Cruzeiro do Sul (CRUZEX), um treinamento multinacional contando nesta edição com a presença de aeronaves do Brasil, Argentina e França, além do Chile participando como observador. Tendo os céus da Região Sul como palco das operações, coube a Florianópolis abrigar a força de aeronaves de caça do fictício "País Vermelho", composta por alguns Northrop F-5E/F Tiger II do Primeiro Esquadrão do Décimo Quarto Grupo de Aviação (1º/14º GAv), Unidade Aérea baseada em Canoas/RS, mas que em razão da CRUZEX estava operando deslocados de sua sede.

Para quem não sabe, o Esquadrão Pampa é o responsável pela Defesa Aérea da Região Sul do Brasil, atuando em estreita sintonia com o CINDACTA II em Curitiba, órgão que monitora e controla todo o espaço aéreo da porção meridional do território brasileiro. A fim de cumprir esta missão, todos os dias uma aeronave, um piloto e uma equipe de apoio permanecem em prontidão de 24 horas para qualquer eventualidade. Em função da Unidade Aérea estar operando a partir da capital catarinense, fez com que o Alerta de Defesa Aérea também mudasse de endereço, sendo assim, a foto alvo desta matéria mostra uma das aeronaves do Esquadrão Pampa "tirando serviço" no pátio da Base Aérea de Florianópolis. É possível observá-la conectada à fonte, pronta para ser acionada e ganhar os céus em questão de poucos minutos, seja para uma necessidade real ou simplesmente para uma simulação de rotina. 

Fechando esta matéria, deixo como bônus aos nossos leitores mais algumas fotos dos F-5 do Esquadrão Pampa em Florianópolis durante a CRUZEX 2002, tomadas em duas oportunidades, numa visita para acompanhar parte do exercício e no mini Portões Abertos ocorrido no último dia do treinamento.














0 comentários:

Postar um comentário