Site voltado para a divulgação da Aviação Comercial, Militar e Civil, mostrando através de textos informativos e
fotos, as aeronaves, suas histórias e curiosidades, Operações Militares, Eventos Aeronáuticos e muito mais!

Seja bem-vindo a bordo!!!

segunda-feira, 29 de junho de 2020

Um clique curioso #5


Esta matéria é parte integrante de uma série de fotos especialmente escolhidas em nosso acervo fotográfico analógico e digital, trazendo algum tipo de curiosidade, raridade ou informação histórica a respeito destas imagens, seja acerca da aeronave em si ou um fato ou história relacionados a ela. Semanalmente, às segundas e quintas, publicaremos uma destas fotos, junto com um pequeno texto explicativo sobre a mesma. Informamos que a preocupação aqui não é com a qualidade em si da imagem, mas com o seu resgate histórico, tendo ainda o objetivo de auxiliar na preservação de uma parte da memória e da cultura aeronáutica brasileira. Seja muito bem vindo(a) a bordo e boa leitura!


Airbus A320-232, PT-MZL, Base Aérea de Florianópolis, Dezembro de 2003.

Na noite de 6 de novembro de 2003, uma quinta-feira, um Airbus A320 da TAM, procedente do Aeroporto de Congonhas em São Paulo com destino ao Aeroporto Internacional Hercílio Luz, em Florianópolis, acidentou-se na hora do pouso. Chovia muito na capital catarinense e a condição de pista molhada conjugada com fortes ventos laterais fizeram com que a aeronave perdesse o eixo da pista na hora da aterrissagem, derrapando e saindo da mesma. Como consequência, o A320 acabou quebrando o trem de pouso do nariz, além de outros danos menores em uma das asas e em partes da fuselagem. O voo JJ-3105 trazia a bordo 122 passageiros e 6 tripulantes e felizmente não houve feridos, apenas o susto e o posterior transtorno para quem necessitava chegar ou partir de Florianópolis, uma vez que a pista ficou cerca de dez horas fechada para pousos e decolagens até a retirada do avião.


Para recuperar a aeronave e colocá-la novamente em condições de voo foi construído um hangar provisório no pátio da Base Aérea de Florianópolis. Todo o período de reparo levou cerca de quatro meses, incluindo a vinda à capital catarinense de um cargueiro russo Antonov An-124 no início de 2004, procedente de Toulouse, na França, trazendo peças de reposição para o conserto do A320. Matriculado PT-MZL (c/n 1376), até hoje continua voando nas cores da companhia aérea brasileira, agora sob o nome LATAM Brasil.


0 comentários:

Postar um comentário