Site voltado para a divulgação da Aviação Comercial, Militar e Civil, mostrando através de textos informativos e
fotos, as aeronaves, suas histórias e curiosidades, Operações Militares, Eventos Aeronáuticos e muito mais!

Seja bem-vindo a bordo!!!

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Base Aérea de Florianópolis - Portões Abertos 2015




A Base Aérea de Florianópolis realizou no último Domingo (08/11), o seu tradicional evento de Portões Abertos, uma oportunidade única para a comunidade conhecer de perto as aeronaves e as atividades desenvolvidas pelos militares que lá trabalham. Essa interação com a Sociedade Civil é um dos principais motivos que levam o Comando da Aeronáutica a organizar todos os anos eventos deste tipo em diversas de suas Bases Aéreas e Organizações Militares espalhadas pelo território nacional. Também é uma homenagem à engenhosidade e ao feito de Alberto Santos Dumont, Patrono da Força Aérea Brasileira, que no dia 23 de Outubro de 1906, alçou voo no Campo de Bagatelle, em Paris, com seu 14 Bis, provando que voar por meios próprios e de maneira sustentada não era privilégio dos pássaros.


Placa de boas-vindas aos visitantes.


Contrariando a previsão do tempo, o dia amanheceu com céu encoberto, porém sem chuva e registrando durante a manhã até a presença por alguns momentos do Sol, tão ausente da capital catarinense nas últimas semanas, motivando aproximadamente 25 mil pessoas a escolherem a Base Aérea como seu programa de Domingo. Quem compareceu teve a chance de conhecer diversos aviões e helicópteros utilizados pela Força Aérea Brasileira e também aeronaves civis, do Aeroclube de Santa Catarina e das Escolas de Aviação Civil da região. Além disso, muitas atividades e atrações para todas as idades foram programadas pela organização do evento para o público visitante, que teve ainda a oportunidade de praticar a solidariedade, através da doação de 1 quilo de alimento, sendo arrecadadas cerca de duas toneladas de gêneros alimentícios, que posteriormente serão doados a diversas instituições.






Durante todo o dia, mais de 25.000 pessoas passaram pela Base Aérea de Florianópolis.


O blog Aviação em Floripa mais uma vez se fez presente no Portões Abertos da Base Aérea de Florianópolis e traz a partir de agora aos seus leitores, muitas fotos (algumas delas exclusivas) e informações, mostrando em detalhes tudo que aconteceu durante o evento. Para quem esteve lá, é hora de relembrar e, para que não foi, damos aqui a chance de saber como foi o evento. Antecipadamente, agradecemos ao Comando da Base Aérea de Florianópolis e a sua Seção de Comunicação Social pela oportunidade e a todos que de alguma forma nos ajudaram para a realização desta matéria, que você passa a acompanhar a partir de agora.




As estrelas da festa


Sem dúvida, em qualquer evento aeronáutico, as aeronaves são a atração principal da festa. A edição deste ano do Portões Abertos contou com a presença de aviões e helicópteros da Força Aérea Brasileira, de Escolas de Aviação Civil, das Forças de Segurança de Santa Catarina e sediadas no Aeroclube de Santa Catarina. Dentre elas, chamaram a atenção do público pela imponência, os quadrimotores P-3AM Orion, utilizado em missões de Patrulhamento Marítimo do litoral brasileiro e o KC-130M Hércules, empregado nas atividades de Transporte, Busca e Salvamento e Reabastecimento em Voo, sediados respectivamente nas Bases Aérea de Salvador (BA) e do Galeão (RJ). Disposto na entrada do hangar do Esquadrão Phoenix, outro avião que atraiu os olhares dos visitantes foi o T-27 da Academia da Força Aérea (Pirassununga/SP) e sua colorida e belíssima pintura alusiva aos 30 anos de operação do modelo na FAB.




O FAB 7206 traz do lado direito da fuselagem um adesivo em homenagem a cantora baiana Ivete Sangalo, madrinha do Esquadrão Orungan. 

Lockheed P-3AM Orion - FAB 7206 - 1º/7º GAv (Salvador/BA)




 Adesivo em comemoração aos 50 anos de operação do C-130 Hercules com o 1º/1º GT.

Lockheed KC-130M Hércules - FAB 2462 - 1º/1º GT / 1º GTT (Galeão/RJ)





Embraer T-27 Tucano - FAB 1361 - Academia da Força Aérea (Pirassununga/SP)


Cessna C-98 Caravan - FAB 2708 - Base Aérea de Florianópolis




Embraer EMB-810C Seneca II - PP-FFY "Águia 5" - Polícia Militar/SC




 Aero Boero 115  - PP-GFD - Aeroclube de Santa Catarina (São José/SC)





Helibras HB-350B Esquilo - PT-HND "Arcanjo 03" - Corpo de Bombeiros Militar/SC





Embraer C-95CM Bandeirante - FAB 2341 - 5º ETA (Canoas/RS)






Cessna 210N Centurion II - PR-EPH "Arcanjo 02" - Corpo de Bombeiros Miltar/SC





Aero Boero 180RVR - PP-FLT - Aeroclube de Santa Catarina (São José/SC)






Embraer P-95A Bandeirante Patrulha - FAB 7061 - 2º/7º GAv (Florianópolis/SC)





Grob G103 Twin Astir II - PT-PJE - Aeroclube de Santa Catarina (São José/SC)



Dois clássicos da aviação no pátio da BAFL


Para os entusiastas e conhecedores da história da aviação e da Força Aérea Brasileira não foi nenhuma das aeronaves mostradas acima que cativaram o olhar nem fizeram o coração bater mais forte, mas sim, duas delas, que mostraremos a seguir, são cultuadas como verdadeiros clássicos e ícones da aviação mundial em suas categorias e que em uma feliz coincidência dividiram o pátio da Base Aérea de Florianópolis no mesmo dia. Estamos falando do treinador Fairchild PT-19 e do helicóptero Bell H-1H, dois belíssimos exemplos de iniciativas de preservação e resgate da história e da cultura aeronáutica brasileira. 

A Base Aérea de Florianópolis recebeu recentemente um helicóptero H-1H retirado do serviço ativo junto ao Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (2º/10º GAv), em Campo Grande (MS). A aeronave chegou a Florianópolis ainda ostentando a sua pintura operacional em verde fosco, com o objetivo de ser preservada. Cabe ressaltar que o Esquadrão Pelicano teve Florianópolis como sua sede entre os anos de 1972 a 1980 e durante este período utilizou uma versão mais antiga do H-1H, denominada de SH-1D. Assim, decidiu-se pintá-la com as cores, marcações e matrícula da época em que operava na capital catarinense. Em futuro próximo, a aeronave deverá ficar exposta sobre um pedestal junto ao potão norte da Base Aérea.







Considerado um dos melhores aviões de treinamento de todos os tempos, o Fairchild PT-19 voou pela primeira vez em 1939 e quase 6.400 exemplares do modelo foram fabricados, concretizando o sonho de voar para muitas gerações de pilotos mundo afora, inclusive no Brasil, onde foi amplamente empregado na Força Aérea Brasileira na missão de Instrução Aérea. Por sua história é até hoje objeto de admiração e desejo de muitos amantes da aviação. Um deles, conseguiu dar asas a essa paixão, estamos falando do Sr. José Alberto Carvalho de Aquino, piloto aposentado da Aviação Comercial e com mais de vinte mil horas de voo, que com muita dedicação e esforço, reformou e colocou em condições de voar este clássico da aviação, que fica baseado no Aeroclube de Santa Catarina, em São José, onde o veterano piloto continua a por em prática a sua paixão por voar.






Da esquerda para a direita, com o clássico PT-19 ao fundo, Sr. Adriano Martendal (Presidente do Aeroclube de Santa Catarina), Coronel-Aviador Francalacci (Comandante da Base Aérea de Florianópolis), Comandante José Alberto Carvalho de Aquino e Tenente-Coronel Aviador Pierre (Comandante do 2º/7º GAv).


Atrações para todos os públicos


Embora as aeronaves sejam as principais protagonistas e retenham a atenção dos visitantes na maior parte do tempo, a organização do evento sempre programa uma série de atividades culturais e de lazer que ocorrem de forma paralela durante todo o dia. Dentre elas, podemos citar as apresentações da Banda de Música da Base Aérea de Florianópolis, exposição de viaturas militares antigas, aeromodelismo, diversos estandes com a comercialização de produtos aeronáuticos, entre outros. Para as crianças, são disponibilizadas pista de obstáculos, brinquedos e outras atividades lúdicas e recreativas. Aos interessados em seguir a carreira aeronáutica, o SENAI/SC e as Escolas de Aviação Civil Voe Floripa, Plano de Voo e do Aeroclube de Santa Catarina montaram espaços exclusivos para apresentar seus cursos.




Apresentação da Banda de Música da Base Aérea de Florianópolis. 




Passeio em viatura militar em torno do campo de futebol.



Venda de produtos aeronáuticos. 



A exposição e a prática do Aeromodelismo também teve espaço no Portões Abertos.



 Estande do SENAI/SC.



Estande da Escola de Aviação Civil Plano de Voo e aeronave Robinson R22 usada na Instrução Aérea. 




O Aeroclube de Santa Catarina participou da exposição estática com algumas de suas aeronaves e também montou um estande dentro do hangar para apresentar seus cursos.



A Escola de Aviação Civil Voe Floripa trouxe para o seu estande um dos Cessna 152 e o Seneca, utilizados nos seus cursos.




Exposição de veículos militares preservados pela Companhia Indestrutíveis.


O Portões Abertos também é ponto de encontro de grupos que compartilham a mesma paixão. Entre eles, registramos com satisfação a presença dos praticantes de Airsoft, um jogo onde os integrantes participam de simulações de combate utilizando armas de pressão e táticas militares. Com seus fardamentos, armamentos e equipamentos especiais, chamaram bastante a atenção e a curiosidade do público presente.



Uma atração bastante concorrida durante o evento foi a possibilidade de tirar fotos dentro do helicóptero H-1H.


Quem compareceu à Base Aérea de Florianópolis correu o risco de eventualmente se deparar com Santos Dumont. Isso mesmo! Há alguns anos, o Terceiro Sargento aposentado da Força Aérea Brasileira, Sr. Sandro Boppré dos Santos, encarna de maneira fiel, a aparência e as vestimentas características do Patrono da Força Aérea Brasileira. Outra "figura carimbada" é Sandro Rocha, um incansável e dedicado defensor da cultura e das tradições militares. Com microfone na mão e paramentado como um soldado da Segunda Guerra Mundial, está sempre passando ao público informações e esclarecimentos sobre o evento. Impossível não notar a presença deles ou mesmo registar o momento único. 






Guardiões da vida


Durante o Portões Abertos, o helicóptero "Arcanjo 03" do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, que estava em exposição estática no pátio da BAFL, fez um acionamento de emergência para cumprir uma missão real para realizar o resgate de uma pessoa com parada cardiorrespiratória no município de Governador Celso Ramos, distante a cerca de 30 quilômetros de Florianópolis. Poucos minutos se passaram entre o chamado e a decolagem mostrando o alto grau de preparo e pronta resposta da tripulação. É por este motivo que as aeronaves da Unidade Aérea levam estampadas em suas fuselagens a expressão "Guardião da Vida". Fica aqui o nosso reconhecimento ao Batalhão de Operações Aéreas (BOA-CBM/SC) pelos relevantes serviços prestados à sociedade catarinense.







Uma homenagem especial


O Curso de Iniciação Aeronáutica, sediado no Aeroclube de Santa Catarina prestou uma homenagem ao Comandante da Base Aérea de Florianópolis, Coronel Aviador Sandro Francalacci de Castro Faria, que no início do próximo ano deixa o cargo. Um dos integrantes mais novos do grupo entregou ao militar uma réplica em escala feita de papel do P-95 Bandeirante Patrulha. 

Dirigido pelo Professor Alceu Lisboa da Silva e funcionando no Aeroclube de Santa Catarina, em São José, desde 2004, o objetivo principal do curso é incentivar, motivar e ensinar aos jovens de 8 a 15 anos de ambos os sexos, na arte de voar, além de fornecer orientações para as carreiras civil e militar, O curso é o primeiro passo para crianças e adolescentes ingressarem no mundo da aviação. Baseado nos princípios da disciplina e da ética, forma cidadãos antes de tudo, despertando nos alunos o  interesse científico e técnico pela ciência aeronáutica, com aulas teóricas e práticas sobre os diversos temas que compõem esta área do conhecimento.








Encerrando a cobertura fotojornalística do evento deste ano, compartilhamos uma seleção de imagens mostrando um pouco daquilo que presenciamos. Fica aqui representada através desta matéria, a nossa homenagem a todos aqueles que organizaram, contribuíram e participaram do Portões Abertos 2015 da Base Aérea de Florianópolis. Que venha o próximo!!!



















































9 comentários:

fernandalobo1 disse...

Ótima matéria e fotos cada vez mais profissionais!!!
Parabéns!!!

Unknown disse...

Sempre acompanho vcs...aqui fantástico Blog fotos maravilhosas.....continuem...abraços

Cmte. Marcicano disse...

Parabéns Marcelão.

Unknown disse...

Muito boa matéria!! Ótimo evento!!

Geovanne Pinheiro disse...

Caro Pampa14,
Parabéns pelas fotos!
Já monitoro seu site faz um tempo.
Provavelmente teremos aqui em Natal o "Portões Abertos da BANT" no próximo dia 22/nov.
É aguardar para ver!

Jonathan Magnum Prim disse...

Deixamos de ir por conta da previsão e nos arrependemos! Sou de Tubarão! Parabéns pela matéria! Agora é esperar ano que vem!

Angelo disse...

Parabens Marcelo! Conseguisse pegar a partida do C-130 ?

Aviação em Floripa disse...

Oi Ângelo. Não, Fui embora por volta das 16:00 hs, quando obtive a informação que nenhuma aeronave militar iria embora durante o Portões Abertos. O Hércules decolou por volta das 19:00 hs. Abraços e obrigado.

Aviação em Floripa disse...

Obrigado a todos pelos comentários.

Postar um comentário