Site voltado para a divulgação da Aviação Comercial, Militar e Civil, mostrando através de textos informativos e
fotos, as aeronaves, suas histórias e curiosidades, Operações Militares, Eventos Aeronáuticos e muito mais!

Seja bem-vindo a bordo!!!

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Força Aérea Brasileira realiza treinamento SAR em Florianópolis





Durante esta semana, a Base Aérea de Florianópolis (BAFL) está sendo palco de treinamento voltado à atividade de Busca e Salvamento (SAR, do inglês Search And Rescue). Duas aeronaves Lockheed C-130 Hercules, sediadas na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, estão participando desde o final de semana da manobra que envolve o planejamento e a realização de missões simuladas sobre o mar e a terra, além do lançamento de fardos e botes, com a finalidade de adestrar e aferir o grau de proficiência das tripulações neste tipo de tarefa, uma das muitas executadas pelos militares que voam nos dois Esquadrões que operam este modelo de avião na Força Aérea Brasileira.



O Lockheed KC-130M, com a matrícula FAB 2462 é uma das aeronaves que estão participando do exercício.

O Brasil é signatário de diversos acordos e tratados internacionais e, entre as suas responsabilidades, está a tarefa de planejar e colocar em prática missões de Busca e Salvamento que vão muito além das fronteiras do nosso país, incluindo também uma extensa área oceânica, totalizando cerca de 22 milhões de quilômetros quadrados, equivalente a três vezes a extensão do território brasileiro. Essa função cabe à Força Aérea Brasileira, sendo assim, aeronaves e tripulações permanecem em prontidão diuturnamente durante os 365 dias do ano para, em caso de necessidade, executar o resgate no menor tempo possível e com a máxima eficiência. Por este motivo, treinamentos como o que está sendo realizado em Florianópolis, são de fundamental importância.


O apoio logístico da Base Aérea de Florianópolis e a proximidade com a área de treinamento (resultando em substancial economia de tempo e combustível) são de extrema importância para a escolha da capital catarinense para este tipo de exercício. Na imagem acima é possível ver os diversos circuitos a baixa altura efetuados pela aeronave C-130 sobre a Baía Sul, simulando padrões de busca e o lançamento de fardos e botes (Fonte: Flightradar24.com).


A capital catarinense, pelas suas características geográficas, é um dos melhores locais no Brasil para este tipo de exercício e freqüentemente os C-130 Hércules são vistos sobrevoando, como já dizia o poeta, este “...pedacinho de terra perdido no mar”. Entretanto, para o grande quadrimotor com seu ruído e silhueta inconfundíveis, o momento é de despedida. Com mais de 50 anos de bons serviços prestados ao país e à FAB, é chegada a hora do guerreiro descansar. Seu sucessor já ganhou os céus e em breve entrará em serviço ativo. Estamos falando do KC-390, fabricado pela Embraer, ao qual caberá a desafiadora tarefa de substituir um dos maiores ícones da aviação mundial de todos os tempos. Mesmo com as dificuldades que envolvem a implantação de um novo vetor, o que deverá permanecer imutável é a dedicação e o profissionalismo daqueles que voam e fazem voar, mantendo a tradição e o reconhecimento da Aviação de Busca e Salvamento da Força Aérea Brasileira como uma das mais importantes e respeitadas do planeta.




A sequencia de fotos abaixo foi gentilmente cedidas pelo amigo Giulliano Frassetto e mostram as aeronaves no pátio da Base Aérea de Florianópolis e em voo sobre a Baía Sul, durante a tarde de sábado.


Para efetuar o lançamento de fardos e botes a aeronave realiza manobras a baixíssima altitude, como mostra a foto acima.



Com a Serra do Tabuleiro ao fundo, o C-130 Hércules realiza mais um lançamento de botes sobre a Baía Sul.




Para as missões de Busca e Salvamento são instaladas portas envidraçadas e assentos especiais para os observadores, além deste dispositivo na cor laranja, encaixado na rampa traseira e que protege os militares da ação do vento no momento do lançamento.







0 comentários:

Postar um comentário