Site voltado para a divulgação da Aviação Comercial, Militar e Civil, mostrando através de textos informativos e
fotos, as aeronaves, suas histórias e curiosidades, Operações Militares, Eventos Aeronáuticos e muito mais!

Seja bem-vindo a bordo!!!

terça-feira, 13 de outubro de 2015

EXPOAER 2015 - Base Aérea de Canoas





Doze de Outubro. Para muitas pessoas, apenas mais um Feriado no ano para descansar da correria e dos afazeres do cotidiano. Para os católicos, um dia para celebrar e renovar a fé em Nossa Senhora Aparecida, a Padroeira do Brasil. Para as crianças, um dia de diversão e de brincadeiras. Porém, para um outro grupo de pessoas, o 12 de Outubro também é ansiosamente aguardado no calendário. Estamos falando dos amantes da aviação, em especial aqueles apaixonados e entusiastas por aeronaves militares, que todos os anos nesta data, têm a chance de estar um pouco mais próximos destas fantásticas máquinas voadoras. O ponto de encontro é a Base Aérea de Canoas, palco da tradicional EXPOAER, um dos mais aguardados eventos aeronáuticos promovidos pela Força Aérea Brasileira e que ocorrem em diversas das suas Organizações Militares espalhadas pelo país, como forma de homenagear o feito de Santos Dumont, considerado o Pai da Aviação, quando no dia 23 de Outubro de 1906, no Campo de Bagatelle, em Paris (França), alçou voo com seu 14 Bis, provando ao mundo que o sonho de voar de maneira sustentada e por meios próprios não era exclusividade dos pássaros.


A Base Aérea de Canoas

Localizada na Região Metropolitana de Porto Alegre e vizinha à capital gaúcha, a história da Base Aérea de Canoas (BACO) tem sua origem no ano de 1933, quando na cidade de Santa Maria (RS) é ativado o 3º Regimento de Aviação pertencente à Aviação Militar do Exército. Um ano mais tarde ficou decidido que a Unidade Aérea seria transferida para a localidade de Canoas, até então pertencente ao município de Gravataí, sendo assim, teve início a construção de um campo de pouso e instalações para abrigá-la. A mudança de sede ocorreu em 5 de agosto de 1937 com o 3º Regimento de Aviação ocupando a área onde hoje se encontra o Quartel-General do 5º Comando Aéreo Regional (COMAR V). Em 20 de janeiro de 1941, com a criação do Ministério da Aeronáutica, o acervo de pessoal e material da Aviação Militar do Exército passou para a tutela daquela força e, em 21 de agosto de 1944, é criada a Base Aérea de Canoas. Nos anos seguintes, a ativação e a expansão de outras Organizações da FAB, como o Hospital de Aeronáutica e o Núcleo do Parque de Aeronáutica, levaram à extinção da BACO e a sua transferência para a Base Aérea de Porto Alegre, também no município de Gravataí. Finalmente, em 21 de agosto de 1961, o aeródromo volta a ser denominado como Base Aérea de Canoas, nome que mantém até os dias atuais.


Monumento ao Gloster Meteor, o primeiro caça a jato da Força Aérea Brasileira.

Placa de boas-vindas em frente ao portão principal da Base Aérea de Canoas.


Considerada uma das mais importantes Bases Aéreas da FAB, a Base Aérea de Canoas atualmente abriga o Primeiro Esquadrão do Décimo Quarto Grupo de Aviação (1º/14º GAv), o Esquadrão Pampa, equipado com os caças supersônicos Northrop F-5EM/FM Tiger II; o Quinto Esquadrão de Transporte Aéreo (5º ETA), o Esquadrão Pégaso, operando aeronaves Embraer C-95BM/CM Bandeirante, Cessna C-98A Grand Caravan e Embraer C-97 Brasília; o Segundo Esquadrão do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (2º/1º GCC), o Esquadrão Aranha; o Primeiro Grupo de Defesa Antiaérea (1ºGDAAE) e o Batalhão de Infantaria da Aeronáutica Especial de Canoas (BINFAE-CO). Realizada desde 1986, sempre no dia 12 de outubro, a EXPOAER chegou este ano a sua 29ª edição, consolidando-se como uma das principais festas aviatórias do país, sendo inclusive parte do calendário de eventos turísticos do município de Canoas.


Pavilhão Nacional.

Chuva passando nas proximidades da Base Aérea.


EXPOAER 2015

O evento deste ano acabou sendo bastante prejudicado pelas condições meteorológicas. Nos dias que antecederam a sua realização, o Estado do Rio Grande do Sul foi severamente castigado pela chuva, deixando um rastro de destruição e muitos desabrigados, causando inclusive o cancelamento da EXPOAER da Base Aérea de Santa Maria, que aconteceria no sábado (10/10). Em decorrência das adversidades do tempo, muitas aeronaves militares e civis cancelaram a vinda para Canoas, entre elas, sem dúvida, a ausência mais sentida por todos foi a do Esquadrão de Demonstração Aérea, mais conhecido como Esquadrilha da Fumaça. Sem se apresentar em Canoas desde 2012, a lacuna de tempo foi necessária para que a Unidade substituísse o T-27 Tucano pela nova aeronave, o A-29 Super Tucano e para o treinamento e adaptação dos pilotos ao novo equipamento. Entretanto, como o show não pode parar, este ano a EXPOAER acabou sendo um evento caseiro com a participação majoritária das aeronaves sediadas na própria Base Aérea. Entre os aviões visitantes, chamou a atenção do público, um dos C-99A do Esquadrão Condor, sediado na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro. 

Representantes da Aviação de Transporte da FAB na Base Aérea de Canoas.

Embraer C-95BM Bandeirante - FAB 2305  (5º ETA) - Canoas/RS

 Emblema do Quinto Esquadrão de Transporte Aéreo.

Helibras HB-350B Esquilo - PP-EHY - Brigada Militar/RS

Brasão da Brigada Militar/RS




 Embraer C-99A - FAB 2523 (1º/2º GT) - Galeão/RJ

Emblema do 1º Esquadrão do 2º Grupo de Transporte 

Logomarca comemorativa pelos dez anos de operação com o C-99.


 Embraer C-97 Brasília - FAB 2019 (5º ETA) - Canoas/RS

Embraer C-95CM - FAB 2341 (5º ETA) - Canoas/RS 

 Cessna C-98A Grand Caravan  - FAB 2743 (5º ETA) - Canoas/RS

Northrop F-5EM Tiger II - FAB 4863 (1º/14º GAv) - Canoas/RS

 Cessna 152, com a matrícula PR-DCR e pertencente à Born To Fly - Escola de Aviação Civil.



Sikorsky H-60L Blackhawk - FAB 8909 (5º/8º GAv) - Santa Maria/RS


Sem a presença da Esquadrilha da Fumaça, quem teve a tarefa de prender a atenção do público foram os caças Northrop F-5EM/FM Tiger II. Logo na entrada, um exemplar ficou em exposição estática no hangar do 5º ETA, mostrando vários armamentos e equipamentos utilizados pelo Esquadrão Pampa. Além disso, a EXPOAER deste ano contou com a presença de vários F-5, uma vez que o 1º Grupo de Caça (Santa Cruz/RJ) e o 1º Grupo de Defesa Aérea (Anápolis/GO), estavam em Canoas realizando treinamento conjunto com o Esquadrão Pampa. As constantes saídas para missões e o barulho ensurdecedor dos jatos durante as passagens baixas garantiram a alegria do público presente, estimado em cerca de 40.000 pessoas. 












A seguir disponibilizamos uma coleção de fotos das aeronaves Northrop F-5EM/FM que estavam em Canoas este ano. No total contabilizamos  onze exemplares operados pelo 1º/14º GAv, 1º GAvCa e 1º GDA, com as seguintes matrículas: FAB 4823, FAB 4828, FAB 4829, FAB 4845, FAB 4849, FAB 4852, FAB 4861, FAB 4863, FAB 4866 e FAB 4875, todos do modelo F-5EM, além do biposto F-5FM com o registro FAB 4808.























































































Também tivemos o privilégio de acompanhar o chamado cheque final, de duas aeronaves F-5EM Tiger II. Para tal, nos deslocamos até as proximidades da cabeceira 30, onde aguardamos a chegada dos aviões. Este procedimento é realizado pela equipe de apoio, formada por mecânicos do Esquadrão e tem o objetivo de efetuar as últimas verificações antes da decolagem.


Ainda nos hangaretes, o piloto faz uma minuciosa inspeção visual de vários itens da aeronave, sob o olhar atento do mecânico.

Finalizada a inspeção, o piloto guarnece a aeronave. 

Spotters em ação, registrando esta oportunidade única. 





Aeronaves alinhadas recebendo as últimas verificações pela equipe de apoio.


Mesmo com as aeronaves sendo o principal chamariz, a EXPOAER de Canoas é um evento bem diversificado, com atrações para todas as idades e gostos. Dentre elas podemos citar o Hangar da Leitura com várias atividades como teatro, contação de histórias, brinquedos infláveis para a criançada, shows musicais, apresentação da Banda de Música da Base Aérea, entre outras. 






Mesmo com a ameaça de chuva e sem a presença da Esquadrilha da Fumaça, um bom público compareceu à Base Aérea de Canoas.


Mais uma vez a organização do evento proporcionou a um grupo de fotógrafos, a oportunidade de acesso à área operacional da Base, iniciativa realizada já há algumas edições e incentivada e coordenada pelo Coronel Aviador Antônio Ricieri Biasus, sendo ele próprio, assim como nós, um spotter e um apaixonado pela aviação e que tem rendido bons resultados, inclusive para a Base Aérea, que recebe parte das fotos para enriquecer o seu acervo de imagens.

Nosso guia durante a EXPOAER, Cel-Av R1 Biasus.

Oportunidade única para registrar em detalhes as aeronaves em exposição.

Spotters que participaram da EXPOAER 2015 (crédito da foto: Antônio R. Biasus).


Agradecimentos

O blog Aviação em Floripa mais uma vez se fez presente na EXPOAER da Base Aérea de Canoas e com grande alegria pudemos fazer parte deste seleto grupo de entusiastas da aviação escolhidos para registrar o evento de uma maneira diferenciada. Agradecimentos à Base Aérea de Canoas e à Organização da EXPOAER por esta oportunidade, em especial ao Cel. Biasus, pela paciência e dedicação. Sem este suporte, as imagens que compartilhamos com nossos leitores nesta matéria, não teriam sido possíveis.



6 comentários:

Unknown disse...

Fantástico!!! Não tive oportunidade de ir, mas pelas belas fotos, tenho certeza que foi excelente!
Espero que tenhamos algo parecido aqui em Florianópolis no dia 08/11.

Tchwrma disse...

Ótimas fotos, Marcelo. Espero te ver por lá de novo, no ano que vem.
Um Abração.

Aviação em Floripa disse...

Obrigado Renato. Paulo, muito obrigado, se Deus quiser estaremos lá.

Justin Case disse...

Parabéns, Marcelo.
Excelente cobertura.
Abraço,

Justin

Unknown disse...

Marcelo. Parabéns pelo blog.
Tenho uma pergunta: Vc saberia me informar qual a missão do Helicóptero Pantera do exército que está constantemente sobrevoando Fpolis?
Um abraço

Aviação em Floripa disse...

Lucano, em primeiro lugar, obrigado por visitar o blog e pelo comentário. Quanto a sua pergunta, desconheço a presença do referido helicóptero por aqui. Em termos de silhueta, o que temos mais próximo por aqui é o Koala da PM, esse, bastante visto por aqui. Abraços.

Postar um comentário