Site voltado para a divulgação da Aviação Comercial, Militar e Civil, mostrando através de textos informativos e
fotos, as aeronaves, suas histórias e curiosidades, Operações Militares, Eventos Aeronáuticos e muito mais!

Seja bem-vindo a bordo!!!

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Esquadrão Phoenix recebe seu primeiro P-95 modernizado





O dia 15 de setembro de 2015 certamente representou um novo capítulo na história do Segundo Esquadrão do Sétimo Grupo de Aviação (2º/7º GAv), uma das três Unidades Aéreas da Força Aérea Brasileira dedicadas à missão de Patrulhamento Marítimo e que tem sua sede na Base Aérea de Florianópolis (BAFL). Nesta data o Esquadrão Phoenix, como é conhecido, recebeu o primeiro de um total de quatro P-95 Bandeirante Patrulha modernizados, que farão parte de sua dotação operacional. No momento a aeronave, com a matrícula FAB 7103 (c/n 110488), encontra-se em fase de avaliação e testes por parte dos integrantes da Unidade Aérea e muito em breve deverá estar completamente apta a executar todas as missões afetas ao esquadrão. Além de Florianópolis, o Esquadrão Netuno (3º/7º GAv), sediado em Belém (PA), também receberá quatro exemplares do P-95 modernizado.






Elaborado pela Força Aérea Brasileira e executado pela Embraer e outras empresas associadas ao projeto, o processo de modernização contempla ao todo 50 células, sendo 42 exemplares do modelo C-95 Bandeirante (dedicado às missões de transporte) e 08 da versão P-95 Bandeirante Patrulha, todos do modelo P-95B. Dentre as principais mudanças comuns às duas versões, estão a adoção de um painel de instrumentos digital com telas multifuncionais, dentro do conceito chamado de "glass cockpit" e em substituição ao painel analógico, novo sistema de comunicação e a completa revitalização e reforço na estrutura da aeronave. No caso específico do P-95, além destas melhorias, houve a incorporação de um novo radar de busca, o SeaSpray 5000E, capaz de detectar navios de grande porte a até 370 quilômetros de distância e a incorporação de um novo sistema de navegação e de sensores dedicados à missão de patrulhamento marítimo, elevando a aeronave ao padrão P-95BM.

Além da nova pintura, em uma tonalidade de cinza similar ao utilizado pelos P-3AM Orion, o que mais chama a atenção externamente no P-95BM é a presença da janela em forma de bolha, que facilita o trabalho dos observadores em missões de busca sobre o mar ou terra.






O blog Aviação em Floripa não poderia ficar alheio a este fato, sendo assim, conseguimos registrar na manhã de hoje (23/09), algumas imagens do "Phoenix 03" sobre a pista principal do Aeroporto Internacional Hercílio Luz (FLN/SBFL). São estas fotos exclusivas que integram esta matéria e que compartilhamos com nossos leitores. Esperamos em breve trazer uma reportagem ampla e completa e muitas outras fotos da aeronave.


A manhã de hoje foi reservada para a realização de exercícios de toque e arremetida, também conhecido pela sigla TGL, do inglês, Touch and Go Landing, no qual os integrantes do Esquadrão treinam os procedimentos de aproximação e também para se familiarizar com os novos equipamentos da aeronave.







1 comentários:

Unknown disse...

Parabéns pelas belas fotos.

Postar um comentário