Site voltado para a divulgação da Aviação Comercial, Militar e Civil, mostrando através de textos informativos e
fotos, as aeronaves, suas histórias e curiosidades, Operações Militares, Eventos Aeronáuticos e muito mais!

Seja bem-vindo a bordo!!!

domingo, 10 de maio de 2015

Memória aeronáutica brasileira: EXPOAER 2004





Mais uma vez convidamos nossos leitores a entrar no túnel do tempo e retornar, desta vez, ao ano de 2004. Esta matéria apresenta fotos e vídeos feitos durante a EXPOAER da Base Aérea de Canoas. O grande diferencial do evento deste ano foi a presença de dez caças supersônicos Dassault Mirage III pertencentes ao Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA), sediados na Base Aérea de Anápolis (GO), que estavam participando do treinamento denominado de Exercício Terral. Entre eles, o Mirage IIIE especialmente pintado nas cores da bandeira nacional para comemorar os 30 anos da utilização do modelo na Força Aérea Brasileira e carinhosamente apelidado de “Loro José”, numa clara referência ao pássaro utilizado em um programa de televisão.

Salientamos que os registros que compõem esta postagem apresentam uma qualidade longe da que julgamos ideal, uma vez que as fotos foram escaneadas e os vídeos sofreram um longo processo de edição, pois foram registrados originalmente por uma filmadora analógica, gravados em fitas de vídeo VHS e posteriormente convertidos para DVD, perdendo neste caminho boa parte das cores e definição. Entretanto, como aqui o principal objetivo e resgatar este material, acreditamos que a iniciativa seja válida.


AMX International A-1 - FAB 5541 (c/n BX042)


Northrop F-5E Tiger II - FAB 4867 (c/n R1022)






Dassault Mirage IIIEBR (F-103E) - FAB 4922 (c/n --)






Dassault Mirage IIIDBR (F-103D) - FAB 4901 (c/n --)



Dassault Mirage IIIDBR (F-103D) - FAB 4909 (c/n --)








Northrop F-5E Tiger II - FAB 4870 (c/n R1026)






Aeronaves em exposição estática, chegada da precursora do Esquadrão de Demonstração Aérea, UH-1 do Esquadrão Pantera, táxi do C-95 Bandeirante do Esquadrão Pégaso e táxi e decolagem de um elemento de F-5E Tiger II do Esquadrão Pampa.



Aeronaves em exposição estática na EXPOAER 2004 da Base Aérea de Canoas/RS.





Passagens baixas dos F-5E Tiger II do Esquadrão Pampa.





Imagens feitas no interior do hangar do Esquadrão Pampa, mostrando as aeronaves em manutenção e um F-5E em exposição com diversos armamentos.




Demonstração Operacional do helicóptero Bell H-1 do Esquadrão Pantera, durante a EXPOAER 2004 da Base Aérea de Canoas/RS.




Chegada do Esquadrão de Demonstração Aérea à EXPOAER 2004 da Base Aérea de Canoas/RS.




Demonstração no período da manhã do F-103E Mirage III do 1º Grupo de Defesa Aérea durante a EXPOAER 2004 da Base Aérea de Canoas/RS.




Despedida e passagens baixas do A-1 de Santa Maria e táxi e passagens baixas dos F-5E de Canoas.




Demonstração no período da tarde do F-103E Mirage III do 1º Grupo de Defesa Aérea durante a EXPOAER 2004 da Base Aérea de Canoas/RS.







2 comentários:

Cmte. Marcicano disse...

É muito bom recordar esses shows áereos do passado, abraços.

Aviação em Floripa disse...

Em breve estarei publicando fotos e vídeos do show de 50 anos do EDA, oportunidade em que conheci o amigo.

Postar um comentário