Site voltado para a divulgação da Aviação Comercial, Militar e Civil, mostrando através de textos informativos e
fotos, as aeronaves, suas histórias e curiosidades, Operações Militares, Eventos Aeronáuticos e muito mais!

Seja bem-vindo a bordo!!!

domingo, 5 de abril de 2015

Aviões & Lazer: Um dia no Costa Esmeralda





Para quem gosta de aviação, seja para fotografar ou simplesmente observar essas incríveis máquinas voadoras, o final de semana prolongado e a realização de eventos esportivos e culturais, proporcionaram um movimento de aeronaves acima da média em diversos aeródromos de Santa Catarina. Como exemplo, podemos citar os aeroportos de Florianópolis (destino de voos extras trazendo uruguaios para aproveitar a sua Semana do Turismo nas praias da capital catarinense) e Navegantes (com grande número de aeronaves executivas em decorrência da etapa brasileira da Volvo Ocean Race na cidade vizinha de Itajaí).

A convite do amigo e fotógrafo Daniel Popinga, decidimos trocar os Boeings, Airbus e E-Jets do Aeroporto Internacional Hercílio Luz (FLN/SBFL) por aeronaves de menor porte porém não menos fascinantes. Seguimos no rumo Norte até o município de Porto Belo, distante cerca de 70 quilômetros de Florianópolis, onde situa-se o Condomínio Aeronáutico Costa Esmeralda (SDEN). Esta foi a primeira vez que o blog Aviação em Floripa esteve neste que é um dos principais e mais bem estruturados condomínios aeronáuticos do país e a partir de agora passamos a apresentar aos nossos leitores, algumas fotos e informações sobre o local.

Logotipo do Condomínio Aeronáutico Costa Esmeralda.

Inspirada em conceito importado dos Estados Unidos, onde a aviação geral é marcante, a ideia de condomínios aeronáuticos no Brasil é recente, porém, a cada ano ganha força com a implantação de novos empreendimentos do tipo em diversas partes do país. O grande atrativo reside no fato de proporcionar aos proprietários de aeronaves e seus familiares e amigos, a comodidade de ter uma infraestrutura de lazer similar a de um hotel, clube ou casa de veraneio com uma pista de pouso no quintal. Além disso, os custos para a permanência ou hangaragem das aeronaves são bem inferiores às taxas cobradas em aeroportos públicos, que ainda sofrem com a falta de espaço para os aviões e helicópteros. Esse conjunto de fatores, aliado ao crescimento da aviação geral no Brasil, explicam o fenômeno por trás do crescimento deste tipo de iniciativa no país. Diante desta tendência de mercado, que possibilita ter um avião na garagem de casa, Santa Catarina vem se destacando. Além do próprio Costa Esmeralda, outros empreendimentos surgem no Estado como o Fly Ville, em Governador Celso Ramos e o Céu Azul, em Araquari.




Cenas comuns no Costa Esmeralda: hangares, casas, carros e aviões.

Encravado em uma das regiões mais bonitas de Santa Catarina, composta pelas praias e belezas naturais dos municípios de Balneário Camboriú, Itapema, Porto Belo, Bombas e Bombinhas, o Condomínio Aeronáutico Costa Esmeralda (SDEN) está situado em Porto Belo e ocupa uma área com mais de 310 mil quilômetros quadrados, localizada a apenas 500 metros da BR-101, uma das principais e mais movimentadas rodovias que cortam o Estado. Fruto da visão empreendedora e inovadora do seu proprietário, Sr. Flavius Neves, o condomínio conta com 170 lotes, quase todos comercializados e mais de 70 aeronaves hangaradas, entre aviões de pequeno porte, helicópteros e jatos executivos. Em épocas de feriado prolongado, final de ano ou durante a temporada de verão este número costuma dobrar.

Torre de Controle, Pátio principal e hangares.


Nos finais de semana e feriados, o movimento de aeronaves é intenso.


Além dos atrativos naturais da região, o diferencial do condomínio está na infraestrutura oferecida aos seus moradores e visitantes. O Costa Esmeralda conta com uma pista asfaltada com 1.190 metros de extensão, diversos hangares residenciais e empresariais, torre de controle, posto de combustível, administração, pousada, restaurante, quadras de tênis e futebol, piscina, playground para as crianças, entre outros equipamentos de apoio e de lazer. 


Piscina e ao fundo, o prédio da administração do condomínio.

Centro de Convivência com mirante para a pista. 

Aeronave estilizada feita com sobras de materiais e ao fundo, quadro com fatos e pessoas marcantes na história do condomínio.


Também funcionam no local duas Escolas de Aviação Civil, a Plano de Voo e a Costa Esmeralda Escola de Aviação. Para saber mais sobre elas e os cursos oferecidos, disponibilizamos abaixo, os links para suas páginas oficiais:

http://www.escolaplanodevoo.com.br/

http://www.ceea.com.br/


Helicóptero Robinson R22 Beta da Escola Plano de Voo.

Aero Bravo 700 utilizado na instrução pela Costa Esmeralda Escola de Aviação.


Nota editorial: Para a realização desta matéria foram utilizadas as seguintes fontes de informação como referência:

http://www.condominioaeronauticosc.com.br/


O blog Aviação em Floripa deixa aqui registrado os sinceros agradecimentos à administração do Condomínio Aeronáutico Costa Esmeralda pela oportunidade em poder conhecer suas instalações e estrutura. Abaixo deixamos uma seleção de imagens registradas durante o período de nossa permanência e que mostram um pouco de cotidiano deste local.

Robinson R66 Turbine - PP-AZP (c/n 0523)









Aero Bravo 700 - PU-BRG (c/n 034)







Robinson R66 Turbine - PR-HHX (c/n 0207)











Ultaleger Mistral 582C - PU-DJS (c/n 057)








Piper PA-34-220T Seneca V - PP-JAN (c/n 34-49451)




Aerospool Edra WT-9 Dynamic - PU-MCW (c/n DY-K 61/2012)








Cicaré CH-7B - PR-ZFP (c/n 009)





Robinson R22 Beta - PP-POA (c/n 4540)





 Van's Flyer RV-10 - PR-ZIA (c/n FVE-2120)




Cessna 177RG Cardinal - PT-ILK (c/n 177RG0300)
















Embraer EMB-810D Seneca III - PT-VLU (c/n 810736)






Robinson R22 Beta II - PP-EVE (c/n 4535)





Piper PA-34-220T Seneca V - PR-HBJ (c/n 34-49458)






 Embraer EMB-711T Corisco II - PT-RHL (c/n 711324)




Hawker Beechcraft King Air B200 - PR-HRA (c/n BB-1942)




Van's Eagles RV-9A - PU-HDP (c/n 91652)




Flyer 500BR Pelican - PU-BRD (c/n FP-1371)




Helibras AS-350B2 Esquilo - PP-PGT (c/n 7531)





Cirrus SR-22 GTS G3  PP-UAI (c/n 3259)








Cessna 172N Skyhawk - PT-OFR (c/n 17273315)





Embraer EMB-810D Seneca III - PT-VNW (c/n 810757)




Van's Flyer RV-10 - PR-ZNL (c/n FVE-2028)






Cessn 525A CitationJet CJ2+ - PR-NGT (c/n 525A-0345)





3 comentários:

Fagner Battisti disse...

Exceleeeente matéria Marcelo! Show de bola!! Parabéns pela matéria e pelas imagens!!

Aviação em Floripa disse...

Obrigado Fagner. Fico contente que tenhas gostado.

Marcelo.

Unknown disse...

Ótima matéria. Parabéns.

Postar um comentário