Site voltado para a divulgação da Aviação Comercial, Militar e Civil, mostrando através de textos informativos e
fotos, as aeronaves, suas histórias e curiosidades, Operações Militares, Eventos Aeronáuticos e muito mais!

Seja bem-vindo a bordo!!!

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Portões Abertos 2014 - Base Aérea de Florianópolis





A Base Aérea de Florianópolis (BAFL) realizou neste domingo (09/11) o seu tradicional “Dia dos Portões Abertos”. Mesmo com o dia de Sol e o forte calor, muitas pessoas optaram por trocar as praias da capital catarinense por um programa diferenciado, oportunizando a elas a possibilidade de ver de perto vários modelos de aviões e helicópteros militares e civis, além de conhecer melhor as atividades desenvolvidas pela Base Aérea, que este ano completou 91 anos de fundação e de bons serviços prestados à sociedade catarinense.

Placa de Boas-Vindas junto ao pátio da Base Aérea de Florianópolis. 

Vista parcial do pátio, a partir de uma das janelas em forma de bolha do P-3AM Orion.

Para a Força Aérea Brasileira, eventos como o de Florianópolis são extremamente importantes para a divulgação das ações da Instituição, ocorrendo anualmente em diversas Bases Aéreas e Organizações Militares da FAB. É a oportunidade para estreitar os laços com a sociedade civil e mostrar os equipamentos e o trabalho desenvolvido pelos seus integrantes. Geralmente realizadas no mês de outubro, estas festas aviatórias também são uma forma de homenagear o brasileiro Alberto Santos Dumont, Patrono da Força Aérea Brasileira, que no dia 23 de outubro de 1906, alçou voo pela primeira vez com seu 14 Bis, no Campo de Bagatelle, em Paris, literalmente “dando asas” ao sonho do Homem de conquistar os céus e comprovando que o voo do “mais pesado que o ar” era plenamente possível.


O forte calor deu uma função a mais para o P-3AM Orion: servir de abrigo contra o Sol. 

Um dos objetivos de eventos como o Portões Abertos é a confraternização entre os meios civil e militar.





Um grande público trocou a praia pelo pátio da BAFL neste domingo e pôde conhecer de perto diversas aeronaves civis e militares.


Passagens baixas do P-95B Bandeirante Patrulha do Esquadrão Phoenix.

Com uma expectativa de público de cerca de 30 mil visitantes, a Base Aérea de Florianópolis, como faz todos os anos, montou um conjunto de atividades e atrações para todas as idades. Além dos aviões e helicópteros em exposição estática, quem compareceu à Base Aérea, pôde acompanhar ao longo do dia, diversos sobrevoos de uma das aeronaves P-95B Bandeirante Patrulha do Segundo Esquadrão do Sétimo Grupo de Aviação (2º/7º GAv), o Esquadrão Phoenix, sediado em Florianópolis e responsável por executar missões de Patrulhamento Marítimo e de Busca e Salvamento nas áreas litorâneas do Cone Sul brasileiro. Também houve demonstrações dos Falcões, equipe de paraquedistas formada por integrantes da Força Aérea Brasileira.







 Alguns registros da Equipe de Paraquedismo "Falcões" da Força Aérea Brasileira.

O Hangar do Esquadrão Phoenix abrigou uma série de expositores e de outras atividades ligadas à área da aviação. Quem passou pelo local teve a chance de conhecer um pouco mais a respeito dos cursos e das oportunidades de carreira na Aviação Comercial e Civil. Diversas Escolas de Aviação Civil montaram estandes, onde os interessados podiam tirar dúvidas, buscar informações e também conhecer “in loco” algumas das aeronaves utilizadas na Instrução Aérea. Para os aficionados por simuladores de voo, havia uma maquete do cockpit de um caça Northrop F-5EM Tiger II, permitindo se sentir por alguns momentos um verdadeiro piloto de caça. Diversos equipamentos militares, motores e aeromodelos também estavam expostos e à disposição do público, assim como estandes de comercialização de suvenires e artigos de aviação, para quem quisesse adquirir uma lembrança do evento.

 Simulador de Voo do Northrop F-5EM Tiger II.

Exposição de equipamentos e motores.

 Exposição de Aeromodelos.



Diversas Escolas de Aviação Civil demonstraram ao público seus cursos e aeronaves utilizadas na Instrução Aérea.

Ainda sem poder se apresentar oficialmente com seus aviões, a Esquadrilha da Fumaça marcou presença em Florianópolis com um de seus novos A-29 Super Tucano. A aeronave permaneceu durante todo o dia exposta na entrada do hangar do Esquadrão Phoenix e chamou a atenção de todos pela sua vistosa e bonita pintura nas cores do Pavilhão Nacional. Mediante o pagamento de R$ 10,00 era possível tirar uma foto com macacão de voo e capacete, levando para casa mais essa recordação do Portões Abertos.


A-29B Super Tucano do Esquadrão de Demonstração Aérea. 

Muitas pessoas aproveitaram a oportunidade para tirar uma foto com o traje de voo e o capacete utilizado pelos pilotos.


O Hangar da Base Aérea de Florianópolis recebeu diversos estandes de artesanato e de venda de produtos variados, além de atividades recreativas especialmente programadas para a ocasião, principalmente para as crianças. Entre elas, podemos citar os brinquedos infláveis, pista de obstáculos, tiro ao alvo, entre outras. Do lado de fora, estavam expostas viaturas militares antigas, mantidas de forma impecável. Durante o dia ainda houve apresentações da Banda de Música da Base Aérea de Florianópolis e a demonstração de cães da Polícia Militar de Santa Catarina. Quem quis praticar a solidariedade pôde doar um quilo de alimento não perecível e além de ajudar ao próximo, ganhou a chance de ser sorteado para participar de um dos quatro voos panorâmicos programados a bordo do C-98 Caravan da Base. O  dia de Sol e de céu azul, juntamente com as belas paisagens da Ilha de Santa Catarina certamente renderam muitas fotos e momentos inesquecíveis para quem nunca teve a oportunidade de voar sobre este “pedacinho de terra perdido no mar”.

 Pavilhão Nacional em frente ao hangar da Base Aérea de Florianópolis.

Brinquedos infláveis fizeram a alegria das crianças. 

Venda de artesanatos e produtos coloniais. 

Simuladores de voo.



Algumas das viaturas militares expostas durante o evento.


Demonstração do Canil da Polícia Militar de Santa Catarina. 

Os sorteados para um dos voos panorâmicos recebem as últimas instruções antes do voo.


Marcante também foi a participação do Aeroclube de Santa Catarina, localizado no município vizinho de São José e que recentemente completou 77 anos de atividade. Diversas aeronaves do Aeroclube estiveram presentes ao evento, permanecendo durante todo o dia em exposição estática. Além disso, a Instituição montou um estande no pátio da BAFL, no qual os visitantes podiam conhecer os cursos oferecidos e alguns de seus aviões.


Algumas das aeronaves utilizadas pelo Aeroclube de Santa Catarina. 


Durante o dia muitas pessoas procuraram informações sobre os cursos e atividades desenvolvidas pelo Aeroclube.

Em qualquer evento aeronáutico as grandes estrelas são as aeronaves e a edição deste ano do Portões Abertos contou com diversas delas, tanto civis como militares. Entre os modelos operados pela Força Aérea Brasileira, estavam em exposição, um Sikorsky H-60L Blackhawk do 5º/8º GAv (Santa Maria/RS), um Hawker 800XP do Grupo Especial de Inspeção em Voo (Rio de Janeiro/RJ), um Lockheed P-3AM Orion do 1º/7º GAv (Salvador/BA), um Embraer C-95CM Bandeirante do 5º ETA (Canoas/RS), um Embraer A-29B Super Tucano do Esquadrão de Demonstração Aérea (Pirassununga/SP), um Cessna C-98A Grand Caravan e os anfitriões, P-95B Bandeirante Patrulha do 2º/7º GAv e Cessna C-98 Caravan, que ficam sediados em Florianópolis.


Sikorsky H-60L Blackhawk 

Hawker 800XP

Lockheed P-3AM Orion

Embraer C-95CM Bandeirante

Embraer A-29B Super Tucano

Cessna C-98A Grand Caravan


Embraer P-95B Bandeirante Patrulha 

 Cessna C-98 Caravan

Além destas, duas outras aeronaves militares em especial, chamaram a atenção dos aficionados por aviação, constituindo-se numa agradável surpresa, o T-27 Tucano da Academia da Força Aérea (Pirassununga/SP) com a belíssima pintura comemorativa pelos 30 anos de operação do modelo na FAB e um Embraer A-29B Super Tucano utilizado pelo Esquadrão de Formação em Ensaios em Voo (São José dos Campos/SP), com vários dispositivos e sensores especificamente instalados para avaliar diversos aspectos de voo e que não se encontram presentes em nenhum outro Super Tucano da FAB.


T-27 Tucano com pintura comemorativa pelos 30 anos de utilização do modelo na FAB. 




A-29B Super Tucano com diversos sensores e equipamentos especiais.


Sem dúvida, a maior ausência sentida por todos, foi a participação das aeronaves de caça da Força Aérea Brasileira, sempre aguardadas com grande expectativa pelo público. Entretanto, os Northrop F-5EM/FM Tiger II do 1º/14º GAv (Canoas/RS) estavam participando de um treinamento em sua base e os AMX International A-1A/B sediados em Santa Maria/RS, estão atualmente passando por um amplo processo de modernização com diversos exemplares do avião alocados para este fim nas instalações da Embraer em Gavião Peixoto/SP.

As forças de segurança também marcaram presença em Florianópolis com a participação de um Bell 407 (Patrulha 06) da Divisão de Operações Aéreas da Polícia Rodoviária Federal, um Agusta AW-119 Koala (Águia 02) e um Embraer 810 Seneca (Águia 05) do Batalhão de Aviação da Polícia Militar de Santa Catarina e, um Eurocopter AS-350B2 Esquilo (Arcanjo 01), pertencente ao Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, aeronaves estas bastante conhecidas pela população da Grande Florianópolis, pois atuam diuturnamente na fiscalização do trânsito, patrulhamento, no combate ao crime e no resgate de vítimas de acidentes.



Bell 407 - Patrulha 06

Agusta AW-119 Koala - Águia 02

Eurocopter AS-350B2 Esquilo - Arcanjo 01 

 Embraer 810 Seneca - Águia 05



Este ano o Portões Abertos teve uma participação maciça das aeronaves civis, principalmente daquelas que ficam sediadas ou que pertencem ao Aeroclube de Santa Catarina (ACSC). Além delas, algumas Escolas de Aviação Civil exibiram ao público seus aviões e helicópteros utilizados na Instrução de Voo. A Voe Floripa trouxe um Cessna 152  e um  Piper PA-34 Seneca, a Plano de Voo compareceu com um Robinson R-22 Beta II e a Horus com um Robinson R44 Astro. Mais uma vez a narração do evento ficou a cargo de Sandro Rocha, ele próprio um grande entusiasta e incentivador da cultura e dos valores patrióticos, roubando a cena devidamente trajado como paraquedista da Segunda Guerra Mundial.


Algumas das aeronaves civis expostas no pátio da BAFL.



Sandro Rocha, o locutor oficial do evento.


Esta foi a quarta cobertura jornalística e fotográfica de Portões Abertos da Base Aérea de Florianópolis realizada pelo blog Aviação em Floripa desde a sua criação, em 2010. Entretanto, como entusiasta da aviação esta foi a nossa vigésima terceira participação, uma vez que desde o ano de 1991 frequentamos o evento. A matéria que você terminou de ler só foi possível com o apoio da Comunicação Social da Base Aérea de Florianópolis, sendo assim, gostaríamos de agradecer a todos os seus integrantes, em especial, ao 1º Ten.-Av. Antônio Neto Damasceno, que nos oportunizou as condições necessárias para a condução da matéria.






Finalizando, prestamos aqui uma justa homenagem a todos os spotters e amantes da aviação que, assim como nós, compartilham a mesma paixão e reservam parte de seu tempo no trabalho voluntário e incansável de divulgar a aviação e que nem sempre tem o devido valor reconhecido. São muitas amizades que fizemos e cultivamos ao longo do tempo, entre elas, fica aqui um agradecimento especial aos amigos que dividiram o pátio da Base Aérea de Florianópolis nesta edição do Portões Abertos, Daniel Popinga do Portal do Aviador, Giulliano Frassetto do Máquinas Voadoras e Sandro Rocha. Torço para que nunca desistam de seus ideais. Sempre vale a pena!!!


Daniel Popinga - Portal do Aviador  

Giulliano Frassetto - Máquinas Voadoras 

Sandro Rocha


Em breve estaremos publicando a segunda matéria a respeito do Portões Abertos desta ano, trazendo muitas fotos e informações adicionais sobre as aeronaves que estiveram presentes em Florianópolis. Esperamos que tenham gostado da cobertura realizada pelo blog Aviação em Floripa. Nesse caso, ajude-nos no trabalho de divulgação, compartilhando-a ou enviando-a para seus amigos e familiares. 

2 comentários:

fernandalobo1 disse...

Como sempre, espetacular matéria e as fotos estão cada dia melhores!!!
Parabéns!!!
Orgulho!!!

Unknown disse...

Matéria e fotos ótimas parabéns!!!

Postar um comentário