Site voltado para a divulgação da Aviação Comercial, Militar e Civil, mostrando através de textos informativos e
fotos, as aeronaves, suas histórias e curiosidades, Operações Militares, Eventos Aeronáuticos e muito mais!

Seja bem-vindo a bordo!!!

domingo, 20 de julho de 2014

1º G.T.T. realiza treinamento em Florianópolis





Desde o dia 16 de julho, duas aeronaves Lockheed C-130 Hércules e 132 militares pertencentes ao Segundo Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte de Tropas (2º/1º G.T.T.), estão participando de um treinamento visando o cumprimento de exercícios simulados de Busca e Salvamento (SAR), tendo como ponto de partida das missões, a Base Aérea de Florianópolis (BAFL).

Tendo como pano de fundo, a Pedra Branca, o "Cascavel 75" taxia pela pista principal do Aeroporto Internacional Hercílio Luz para iniciar mais uma missão.

Sediado na Base Aérea do Galeão (BAGL), localizada no Rio de Janeiro (RJ), o Esquadrão Cascavel, como também é conhecido, integra juntamente com sua Unidade coirmã, o Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte de Tropas (1º/1º G.T.T. / Esquadrão Coral) e o Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º G.T. / Esquadrão Gordo), a primeira linha da Aviação de Transporte da Força Aérea Brasileira. Operando o mesmo vetor, o quadrimotor Lockheed C-130 Hércules, os três esquadrões são responsáveis pelo cumprimento de um variado leque de missões, incluindo o transporte de cargas e tropas, Reabastecimento em Voo, Lançamento de Paraquedistas, Busca e Salvamento, Missões Humanitárias e em apoio ao Programa Antártico brasileiro, entre outras, exigindo bastante das suas tripulações.

Banhado pelos primeiros raios de Sol e na plena potência dos seus quatro motores turboélices Allison T56, o C-130 inicia a corrida para a decolagem.

O exercício que está sendo realizado em Florianópolis faz parte do programa anual de treinamento da Unidade Aérea visando à manutenção da operacionalidade das equipagens (pilotos, observadores, mestres de carga, coordenadores de missão e de lançamento) nas diversas técnicas que envolvem as missões de Busca e Salvamento, servindo ainda para a formação dos profissionais recém-chegados ao Esquadrão. É importante frisar que este tipo de simulação é de extrema importância, pois tudo que é treinado será aplicado em situações reais, onde cada segundo conta para o salvamento de vidas.







 A sequência de fotos acima mostra o passo-a-passo do treinamento de lançamento de pallets, iniciando com o alinhamento da aeronave, o lançamento e a curva para a esquerda, a fim de iniciar o circuito para um novo procedimento.


A escolha da capital catarinense para a execução da manobra não é por acaso. Estrategicamente localizada, a Base Aérea de Florianópolis é um dos melhores locais no Brasil para o treinamento dos Esquadrões que executam missões SAR. Instalada na Ilha de Santa Catarina e de frente para as abrigadas e calmas águas da baía Sul, a proximidade com o mar possibilita que as aeronaves atinjam a área de exercício em questão de minutos, representando uma substancial economia de tempo e combustível. Além disso, o suporte oferecido pela BAFL no que tange à infraestrutura e segurança para a operação das aeronaves também contam valiosos pontos. Por estes motivos, Florianópolis nos últimos anos tem sido sede de diversos treinamentos focados na atividade de Busca e Salvamento, como por exemplo, o MANESAR (1º/1º GT), o GUASCA (5º/8º GAv) e as três edições já realizadas do Exercício CARRANCA, um dos exercícios SAR mais importantes da Força Aérea Brasileira.

Todo o treinamento de lançamento de botes e kits de sobrevivência é realizado em baixa altura, com a aeronave percorrendo todo o circuito em altitudes de cerca de 500 pés (152,4 m).


Conforme dito no primeiro parágrafo, duas aeronaves C-130 Hércules estão em Florianópolis. São elas os C-130M matriculados FAB 2474 (c/n 382-4494) e FAB 2475 (c/n 382-4491), utilizando os códigos-rádio “Cascavel 74” e “Cascavel 75”, respectivamente. Basicamente o exercício envolve o lançamento de botes e kits de sobrevivência sobre a baía Sul e a execução e o treinamento de técnicas e padrões de busca sobre o mar e em terra. 



Neste final de semana o blog Aviação em Floripa, ciente da presença do Esquadrão Cascavel em Florianópolis, esteve nas proximidades da cabeceira 32 do Aeroporto Internacional Hercílio Luz (SBFL/FLN). Como resultado, compartilhamos com nossos leitores, a presente matéria e os registros fotográficos que dela fazem parte.





















































0 comentários:

Postar um comentário