Site voltado para a divulgação da Aviação Comercial, Militar e Civil, mostrando através de textos informativos e
fotos, as aeronaves, suas histórias e curiosidades, Operações Militares, Eventos Aeronáuticos e muito mais!

Seja bem-vindo a bordo!!!

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Força Aérea Um em Florianópolis





A Presidente da República Dilma Rousseff esteve hoje (06/06) em Florianópolis cumprindo agenda oficial. O planejamento inicial previa compromissos também nas cidades de Concórdia e de Laguna, entretanto, as condições meteorológicas desfavoráveis inviabilizaram a visita a estas localidades, com a agenda concentrando-se na capital catarinense. Em Florianópolis, além de anunciar o repasse de recursos e investimentos nas áreas de mobilidade urbana, infraestrutura rodoviária e da saúde, a Presidente participou ainda da formatura de alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego Institucional (PRONATEC).

Com previsão inicial de pouso no Aeroporto Internacional Hercílio Luz (SBFL/FLN) para às 11:00 hs da manhã (Horário de Brasília), a aeronave presidencial chegou com cerca de uma hora de atraso, dirigindo-se imediatamente para o pátio secundário do aeroporto, onde a Presidente Dilma Roussef desembarcou e seguiu para seus compromissos em Florianópolis, marcados para o Centro de Convenções Centrosul, localizado na área central da capital do Estado. Após cerca de quatro horas de permanência em solo catarinense, a Presidente embarcou rumo a Porto Alegre, segunda e última etapa de sua viagem ao Sul do Brasil, onde dará prosseguimento à sua agenda de compromissos.


Imagem capturada do site Flightradar24 mostrando o momento da chegada do FAB 2101.


A aeronave que esteve em Florianópolis é o avião oficial utilizado pela Presidência da República para o transporte da autoridade máxima brasileira em seus deslocamentos pelo país e também em viagens internacionais. Trata-se de um Airbus A319-133X(CJ), que na Força Aérea Brasileira recebeu a designação VC-1, a matrícula FAB 2101 (c/n 2263) e o mais do que justo nome de batismo “Santos Dumont”. Pertencente ao Grupo de Transporte Especial (GTE), sediado em Brasília, o FAB 2101 foi adquirido pelo ex-Presidente Luís Inácio Lula da Silva em novembro de 2003, em substituição aos veteranos Boeing 737-200 utilizados até então pela Presidência da República.

O VC-1 fez seu primeiro voo em 08/07/2004 e foi oficialmente entregue à Força Aérea Brasileira em 15/01/2005. É equipado com dois motores IAE V2527M-A5 e tem uma configuração interna totalmente personalizada com cabine privativa e suíte para o(a) Presidente, sala de reuniões, três copas e UTI, com capacidade para 30 passageiros. Além do VC-1, duas aeronaves Embraer 190BJ também compõem a frota principal do GTE. Designadas VC-2 e matriculadas FAB 2590 e FAB 2591, são utilizadas em apoio ao VC-1 e geralmente uma delas sempre o acompanha nos deslocamentos, servindo como aeronave reserva em caso de pane do avião titular.

O FAB 2101 veio a Florianópolis cumprindo o voo PLN606 e utilizando o código-rádio “Força Aérea Zero Uno”. Com o intuito de registrar a passagem das aeronaves presidenciais pela capital catarinense, o blog Aviação em Floripa estava presente nas proximidades da cabeceira 32 do Aeroporto Internacional Hercílio Luz. Acompanhe a partir de agora as fotos do VC-1 em sua chegada a Florianópolis:







0 comentários:

Postar um comentário