Site voltado para a divulgação da Aviação Comercial, Militar e Civil, mostrando através de textos informativos e
fotos, as aeronaves, suas histórias e curiosidades, Operações Militares, Eventos Aeronáuticos e muito mais!

Seja bem-vindo a bordo!!!

domingo, 4 de maio de 2014

MD-83 do Tour da Taça FIFA em Florianópolis





Esteve hoje (04/05) no Aeroporto Internacional Hercílio Luz (SBFL/FLN), O McDonnell Douglas MD-83 da companhia aérea dinamarquesa Danish Air Transport, especialmente pintado para o tour da taça da Copa do Mundo de Futebol da FIFA.

O evento faz parte da campanha publicitária da Coca-Cola, um dos principais patrocinadores da Copa do Mundo de Futebol da FIFA e tem o objetivo de possibilitar que o público em geral possa conhecer de perto o troféu que será disputado pelas 32 seleções classificadas para o Mundial, entre os meses de junho e julho. Depois de percorrer 89 países e mais de 150 mil quilômetros, o tour da taça chegou ao Brasil no dia 21 de abril, iniciando uma maratona com duração de 41 dias pelas 27 capitais brasileiras (acompanhe o roteiro completo na figura abaixo), sendo Florianópolis a sétima cidade a receber o troféu.


Fonte: http://pt.fifa.com/worldcup/organisation/trophy-tour/

O MD-83 chegou a Florianópolis na madrugada de domingo, procedente de Curitiba, com o avião permanecendo durante todo o dia estacionado no pátio secundário do aeroporto. De acordo com a programação oficial, a aeronave decola na madrugada de segunda-feira (05/05) com destino à capital sul-mato-grossense, Campo Grande, próxima etapa do tour. Cerca de 30 pessoas, entre tripulantes, equipe de apoio, marketing, imprensa e funcionários da FIFA e da patrocinadora, viajam junto com a taça.

Fabricado pela McDonnell Douglas, o MD-83 faz parte de uma família de jatos comerciais bimotores, projetados a partir do desenho básico de seu antecessor, o DC-9, fabricado pela mesma empresa e considerado um dos maiores clássicos da aviação comercial. Originalmente chamado de DC-9-80 ou DC-9 Super 80, a série MD-80 teve início com o MD-81, equipado com motores Pratt & Whitney JT8D-209, homologado em agosto de 1980. Em seguida o fabricante lançou a versão MD-82, com motores mais potentes e maior peso máximo de decolagem. O MD-83 foi um dos mais bem-sucedidos da série, com motores mais potentes (JT8D-219) e a adição de tanques auxiliares de combustível, que permitiram 35% a mais de autonomia de voo. A última variante da série foi o MD-88, que recebeu um cockpit mais moderno.


Logotipo da Danish Air Transport A/S.


A Danish Air Transport é uma empresa aérea dinamarquesa, fundada em 1989 e que opera voos comerciais regulares e fretados, de passageiros e cargas. Atualmente a frota de aeronaves da DAT é composta por  três turboélices ATR 42-300, três ATR 42-500 e seis ATR 72-200. Além deles, a companhia opera o MD-83 que está sendo utilizado pela FIFA para o tour da taça, matriculado OY-RUE (c/n 49936). Este MD-83 fez seu primeiro voo em 06 de outubro de 1990 e está com a Danish Air Transport desde 21 de janeiro de 2010. Acompanhe a partir de agora, algumas fotos do MD-83 da DAT, feitas pelo blog Aviação em Floripa na tarde deste domingo, no pátio secundário do aeroporto:




























Para saber mais sobre o Tour da Taça FIFA 2014, acesse os links abaixo:




1 comentários:

Unknown disse...

Wow, that plane is really long, it has pretty cool design also. Salute to the one who designed it! :)
________________________
Hans | World Cup Betting

Postar um comentário