Site voltado para a divulgação da Aviação Comercial, Militar e Civil, mostrando através de textos informativos e
fotos, as aeronaves, suas histórias e curiosidades, Operações Militares, Eventos Aeronáuticos e muito mais!

Seja bem-vindo a bordo!!!

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Força Aérea Brasileira atua em Florianópolis





Florianópolis passa a ser nesta semana, o centro das atenções do futebol mundial. A capital catarinense sedia a partir de terça-feira (18/02) o Congresso Técnico da FIFA (FIFA Team Workshop), com a presença do alto escalão da entidade máxima do futebol, das comissões técnicas das 32 seleções classificadas para Mundial, além de outras autoridades e personalidades. Este é o segundo evento pré-Copa mais importante, somente perdendo em relevância para o sorteio dos grupos. Nele será detalhado tudo que as seleções precisam saber desde a chegada ao país-sede até a despedida. Quais são as obrigações quanto a horários e datas, direitos de imagem, questões de mídia, regras, novidades da arbitragem, entre outras informações.

Para garantir que o evento transcorra na mais absoluta tranquilidade, foi montado um esquema de segurança sem precedentes em Santa Catarina. Um contingente formado por tropas da Força Nacional de Segurança, além de centenas de policiais e agentes das esferas estadual e federal e de militares da Marinha, Exército e Força Aérea participam das ações.

Com relação aos meios aéreos empregados pela Força Aérea Brasileira, hoje pela manhã (17/02) pousou no Aeroporto Internacional Hercílio Luz, uma aeronave de transporte C-130H Hércules pertencente ao 2º Esquadrão do 1º Grupo de Transporte de Tropas (2º/1º GTT), com sede na Base Aérea dos Afonsos (RJ). Utilizando o código-rádio “Cascavel 79”, o grande quadrimotor ostentando a matrícula FAB 2479 rapidamente livrou a pista principal do aeródromo em direção à Base Aérea de Florianópolis, onde, longe dos olhares curiosos dos passageiros e do público em geral, desembarcou sua carga, provavelmente viaturas e/ou tropas da Força Nacional de Segurança. Também esteve em Florianópolis um bimotor de transporte CASA C-295M (designado na FAB como C-105A Amazonas), sediado na Base Aérea de Campo Grande (MS) e em serviço com o 1º Esquadrão do 15º Grupo de Aviação. Com uma missão semelhante ao C-130, o “Onça 09” também deve ter trazido militares para a segurança do evento.








A Base Aérea de Florianópolis (BAFL) além de prestar todo o suporte logístico e de apoio às aeronaves de transporte que participam do esquema de segurança, também está recebendo duas aeronaves de ataque Super Tucano. Os aviões chegaram hoje a Florianópolis no início da tarde, procedentes de Campo Grande (MS) e são integrantes do 3º Esquadrão do 3º Grupo de Aviação, sediado naquela Base Aérea.





Durante o período de realização do Congresso da FIFA, o espaço aéreo de parte do norte da Ilha de Santa Catarina, onde está localizado o Resort Costão do Santinho, estará restrito às aeronaves das forças de segurança e será monitorado pela dupla de Super Tucanos do Esquadrão Flecha. Atuando na função de Defesa Aérea contra aeronaves de baixa performance, cada avião está armado com duas metralhadoras calibre .50, instaladas nas asas e ambos são do modelo A-29A, monopostos e com maior alcance, pois no lugar do assento traseiro, existe um tanque adicional de combustível. Um detalhe curioso é o grande cartaz afixado na parte traseira do canopy com a frequência internacional de emergência, 121,5 Mhz. Em caso de invasão do espaço aéreo monitorado, a aeronave interceptada, por ordem da Defesa Aérea, deverá pousar imediatamente, passando àquela frequência de rádio.



0 comentários:

Postar um comentário