Site voltado para a divulgação da Aviação Comercial, Militar e Civil, mostrando através de textos informativos e
fotos, as aeronaves, suas histórias e curiosidades, Operações Militares, Eventos Aeronáuticos e muito mais!

Seja bem-vindo a bordo!!!

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Embraer EMB-145SA (E-99) - FAB 6702





O Aeroporto Internacional Hercílio Luz (SBFL) recebeu no último sábado (01/06) um visitante que não costuma aparecer com frequência em Florianópolis. Uma aeronave de vigilância e controle do espaço aéreo (AEW&C) E-99 pertencente ao Esquadrão Guardião esteve na capital catarinense por pouco mais de 1 hora. Após o pouso, o FAB 6702 dirigiu-se ao pátio da Base Aérea de Florianópolis (BAFL), longe dos olhares curiosos de quem esperava para embarcar em seu voo no Terminal de Passageiros.

Engajada na Operação Ágata 7, exercício que envolve um grande efetivo das Forças Armadas brasileiras além de outros órgãos governamentais federais e estaduais com o objetivo de coibir crimes nas áreas de fronteira, a aeronave possivelmente veio a Florianópolis apenas para reabastecer.


Detalhe do radar Ericsson PS-890 Erieye


O E-99, fabricado pela Embraer, é baseado na aeronave EMB-145. Sua principal característica externa  e que chama a atenção à primeira vista, é seu radar multimissão Ericsson PS-890 Erieye, instalado sobre a fuselagem.  A Força Aérea Brasileira possui em seu inventário cinco aeronaves E-99  (matriculadas FAB 6700 a 6704), todas pertencentes ao Segundo Esquadrão do Sexto Grupo de Aviação (2º/6º GAv), sediado na Base Aérea de Anápolis (BAAN) em Goiás.

Para saber mais sobre a Operação Ágata 7, acesse o link abaixo:

http://www.defesa.gov.br/operacao-agata/












0 comentários:

Postar um comentário