Site voltado para a divulgação da Aviação Comercial, Militar e Civil, mostrando através de textos informativos e
fotos, as aeronaves, suas histórias e curiosidades, Operações Militares, Eventos Aeronáuticos e muito mais!

Seja bem-vindo a bordo!!!

sexta-feira, 25 de maio de 2012

EDA 60 Anos: uma festa para ficar na história




Simplesmente fantástico! Com estas palavras podemos definir o evento em comemoração ao aniversário de 60 anos do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), popularmente conhecido como “Esquadrilha da Fumaça”, nos dias 12 e 13 de maio, na Academia da Força Aérea (AFA), localizada na cidade de Pirassununga, interior do estado de São Paulo.

Um público estimado em mais de 100 mil pessoas, vindas dos quatro cantos do país, pôde acompanhar um dos maiores e melhores eventos aeronáuticos já realizados no Brasil, com atrações internacionais e várias aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) em exposição. O meio civil esteve representado por diversas esquadrilhas e pilotos de acrobacia aérea, além de aviões de aeroclubes próximos.

Aeronaves militares em exposição estática

Se podemos destacar um ponto negativo no final de semana, este foi protagonizado pelas condições meteorológicas. Depois de uma semana inteira de tempo bom, a madrugada de sábado viu a chegada da chuva. Esta condição perdurou durante boa parte do sábado. Domingo amanheceu nublado e com teto baixo, somente melhorando a partir do início da tarde, com algumas aberturas de sol. Dessa forma, algumas atrações e aeronaves previstas, como a apresentação da equipe de pára-quedismo Cometas, da AFA e a vinda do helicóptero Mi-35M Hind, um dos mais aguardados pelo público, respectivamente, foram canceladas.

Se por um lado o tempo atrapalhou, a elevada umidade do ar proporcionou um show a parte. Na apresentação dos caças CF-18 Hornet da Real Força Aérea do Canadá (RCAF), F/A-18F Super Hornet da Marinha dos Estados Unidos (USN) e Mirage 2000 da FAB, nuvens de vapor formadas a partir da condensação do ar em torno das aeronaves, sobretudo em manobras que exigiam alta carga g, fizeram a alegria dos fotógrafos, cinegrafistas e público em geral. Esta condição, somada ao barulho gerado pelas potentes turbinas a jato, criaram um cenário que ficará na memória de todos que assistiram tais apresentações, por muito tempo.

Embora os aviões e helicópteros sejam considerados os atores principais de um show aéreo, outras atrações ganharam parte da atenção e do tempo do público presente. Destacamos a praça de alimentação, venda de suvenires de aviação, brinquedos e diversas atividades para as crianças, simuladores de vôo, entre outras. Para quem quisesse exercer uma boa ação e ajudar o próximo, a UNICAMP levou até a AFA, um centro móvel para doação de sangue. Os amantes da música regional, tiveram a oportunidade de assistir ao show do sanfoneiro Waldonys, no final da tarde sábado.

Atrações para as crianças não faltaram.

A anfitriã Esquadrilha da Fumaça, razão maior da festa, apresentou-se no sábado e duas vezes no domingo. Infelizmente as condições de tempo e problemas de ordem operacional e logística atrapalharam algumas atividades que estavam programadas pelo EDA, mas de forma alguma tiraram o brilho e o arrojo das demonstrações. Algumas novidades também foram anunciadas durante as entrevistas coletivas que ocorreram no sábado e no domingo, sempre às 13:00 hs, entre elas, a ida, pela primeira vez,  ao show aéreo de Oshkosh, nos Estados Unidos este ano, um dos principais eventos aeronáuticos do mundo e a possível substituição em breve do T-27 Tucano, aeronave que equipa o EDA desde 1983, pelo T-29 Super Tucano, avião também fabricado pela Embraer. O evento marcou ainda a estréia dos novos uniformes dos pilotos da Esquadrilha da Fumaça, em azul marinho. Assim como as aeronaves apresentam uma pintura especial, nada mais justo que os pilotos também tenham a sua personalização, já que o EDA é o cartão de visitas da Força Aérea Brasileira.

Tucanos em seu habitat natural: a Academia da Força Aérea

Enfim, foi uma festa digna e a altura da grandeza e das tradições da Esquadrilha da Fumaça. Que venham os próximos 60 anos. Gostaríamos aqui de agradecer imensamente ao Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER) pelo convite e oportunidade de poder participar do evento, em especial ao Tenente-Coronel Aviador Ricardo Guedes de Assis, Tenente Jornalista Humberto Vieira Leite e demais assistentes, além do Capitão Aviador Álvaro Escobar Veríssimo, da Esquadrilha da Fumaça, pela atenção, presteza e paciência, não medindo esforços para atender às solicitações da imprensa, sem o apoio destes, esta cobertura não seria possível.

North American T-6D (FAB 1542/PT-TRB) que pertenceu ao lendário e saudoso Cel. Braga.


Monumentos e aeronaves preservadas na Academia da Força Aérea



Águia tombada: símbolo da luta pela conquista do espaço.


Gloster F-8 Meteor (FAB 4413)


Lockheed AT-33A Shooting Star (FAB 4328)


Embraer AT-26 Xavante (FAB 4598)


Foguete Sonda III


Aerotec T-23 Uirapuru (FAB 1737)


De Havilland Canada DHC-5 Buffalo (FAB 2351)



Monumento em homenagem à Esquadrilha da Fumaça.


Algumas das aeronaves que estiveram presentes nos 60 anos do EDA

Boeing F/A-18F Super Hornet - U.S. Navy - VFA 122 "Flying Eagles"


CF-18 Hornet - Royal Canadian Air Force (RCAF) - 425 TFS "Alouettes"


Hornets e Super Hornets alinhados no pátio da AFA


Linha de voo de Extra 300L da Escuadrilla de Alta Acrobacia Halcones da Fuerza Aerea de Chile (FACh)


Lockheed Martin CC-130J Super Hercules - Royal Canadian Air Force (RCAF) - 436 TS "Elephant"


Embraer EMB-145 da Passaredo (PR-PSR) homenageando a Esquadrilha da Fumaça.


Helicóptero Esquilo (Águia 21) da Polícia Militar de São Paulo


Neiva T-25 Universal - Academia da Força Aérea


Embraer T-27 Tucano - Academia da Força Aérea




Aviação do Exército presente em Pirassununga


Aeronaves T-6 do Extreme Produções Aéreas, muito bem representando
o segmento civil da acrobacia aérea brasileira.


Sikorsky H-60L Black Hawk do 5º/8º GAv (Esquadrão Pantera)

Os anfitriões

 Linha de voo dos Tucanos da Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA)


Decolagem para o início de mais uma apresentação














1 comentários:

Unknown disse...

Eu gostaria de saber se você tem mais fotos do tucano da academia o cinza?

Postar um comentário