Site voltado para a divulgação da Aviação Comercial, Militar e Civil, mostrando através de textos informativos e
fotos, as aeronaves, suas histórias e curiosidades, Operações Militares, Eventos Aeronáuticos e muito mais!

Seja bem-vindo a bordo!!!

quinta-feira, 19 de maio de 2022

Base Aérea de Florianópolis recebe a II SC Expo Defense

 


A Base Aérea de Florianópolis (BAFL), sob coordenação do Estado-Maior da Aeronática (EMAER), está sediando nos dias 19 e 20 de maio, a segunda edição da SC Expo Defense, uma feira de tecnologias e produtos voltada para a área de Defesa. O evento é uma iniciativa da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), por meio de seu Comitê da Indústria de Defesa (COMDEFESA) e tem o objetivo de reunir profissionais e empresas ligadas ao setor para apresentar as novidades, oportunidades de negócios e o desenvolvimento de parcerias nos campos tecnológico e de produtos de Defesa, conectando as Forças Armadas e de Segurança com a indústria, centros de tecnologia e de estudos acadêmicos. Quando se fala em Defesa, logo imagina-se armamentos e equipamentos militares, entretanto, o universo que envolve a relação entre as Forças Armadas e a indústria é muito mais abrangente, indo desde produtos mais complexos e sofisticados até aqueles básicos, como alimentos, vestuário, entre outros. É um mercado bastante exigente e seletivo nas suas aquisições mas que ajuda a alavancar a economia do país. De acordo com dados oficiais, entre janeiro e setembro do ano passado, as Forças Armadas movimentaram cerca de R$ 27 bilhões em produtos e serviços, mostrando a importância de feiras como essa. A abertura oficial da Expo Defense aconteceu às 10 horas da manhã e contou com a presença dos Ministros das pastas da Defesa, General do Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira e da Ciência, Tecnologia e Inovações, Sr. Paulo Alvim, além de autoridades civis e militares, representantes governamentais e executivos de empresas. Durante os dois dias do evento, estão programadas palestras e painéis, abordando os projetos, os desafios e outros assuntos de interesse ligados ao segmento da Defesa. Também estão agendadas diversas rodadas e mesas de negócios entre os participantes. O evento conta ainda com vários estandes empresariais e institucionais para exposição de artigos e produtos.

A solenidade de abertura da feira aconteceu às 10 horas da manhã e contou com diversas autoridades civis e militares.



Presidente da FIESC, Sr. Mário Cézar de Aguiar.

Presidente do COMDEFESA/FIESC, Sr. César Augusto Olsen.

Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Sr. Paulo Alvim.

Ministro da Defesa, General Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira.

Mapa geral da feira.




Vista geral da área dos estandes de exposição.





Estande da Marinha do Brasil (MB), com destaque para os projetos do Submarino Nuclear e das novas Fragatas Classe Tamandaré, que serão construídas em um estaleiro de Itajaí/SC.






Modelo em escala do Submarino Nuclear.

Maquete da Fragata Classe Tamandaré.





A Aviação Naval está presente na Expo Defense com um Helibras UH-15.

Estande do Exército Brasileiro (EB).














Na área externa da feira, o Exército colocou à disposição do público um grande número de modelos de seus veículos blindados, de artilharia e carros de combate.

Delegações estrangeiras também estão presentes em Florianópolis.

A presença da Força Aérea Brasileira na Expo Defense não se restringe apenas na utilização do espaço físico da Base Aérea de Florianópolis para o evento. A FAB também conta com um estande, no qual os visitantes podem conhecer algumas de suas atividades e dos Projetos Estratégicos da Instituição em andamento, entre eles, o Programa Gripen BR. Especialmente para a feira, a Força Aérea trouxe pela primeira vez a Santa Catarina, a réplica em escala natural de sua nova aeronave de combate, o caça F-39 Gripen, produzido em parceria entre a Embraer e a sueca Saab. Com relação aos benefícios que um evento desse porte traz para a FAB, nas palavras do Coronel Aviador Helcio José Jasiocha Soares, representante do Estado-Maior da Aeronáutica junto ao COMDEFESA, "...é muito importante conhecer as capacidades dos centros de tecnologia e universidades do nosso País, visando possíveis interações para o desenvolvimento de projetos estratégicos do Comando da Aeronáutica (COMAER). A importância da interação com a indústria é a de fomentar a nossa Base Industrial de Defesa (BID) brasileira, buscando soluções para transformar estes projetos em produtos”. Esta é a segunda vez que a capital catarinense e a Base Aérea de Florianópolis recebem a Expo Defense. A primeira edição ocorreu entre os dias 27 e 29 de setembro de 2019 e contou com quase 3 mil inscritos (entre palestrantes, representantes de empresas e governos, militares e imprensa), além de 485 expositores. Para este ano, a organização do evento espera superar esses números e potencializar as oportunidades de negócios.

Estande da Força Aérea Brasileira (FAB).

Painel interativo com diversas informações e os principais projetos em andamento na FAB.



A FAB trouxe para a Expo Defense a maquete em escala real do seu mais novo caça de combate, o F-39 Gripen, desenvolvido em parceria entre a Embraer e a empresa sueca Saab. Esta é a primeira vez que a maquete está sendo exposta em Santa Catarina. Em breve iremos publicar uma matéria especial sobre ela.






2 comentários:

sergio m. borba disse...

Pelas fotos e pela matéria a feira estava bem interessante, tinha até o Astros e blindados do exercito além da maquete do gripen e de barcos e submarinos.

Luciano Porto disse...

Muito bom. É importante incentivar essas iniciativas, o mercado brasileiro tem muito pra crescer

Postar um comentário