Site voltado para a divulgação da Aviação Comercial, Militar e Civil, mostrando através de textos informativos e
fotos, as aeronaves, suas histórias e curiosidades, Operações Militares, Eventos Aeronáuticos e muito mais!

Seja bem-vindo a bordo!!!

quinta-feira, 10 de março de 2022

Mais dois F-39E Gripen a caminho do Brasil

 

Crédito: Saab

No final da manhã desta quinta-feira (10/03), foi divulgada a informação em alguns veículos de imprensa especializada que dois caças F-39E Gripen pertencentes à Força Aérea Brasileira (FAB) estão em processo final de embarque para o Brasil, devendo partir rumo ao país nos próximos dias ou mesmo nas próximas horas. Segundo apuramos, a embarcação que irá trazer as aeronaves será o navio de carga geral Marsgracht de bandeira holandesa. O mesmo já encontra-se ancorado no porto de Norköpping, na Suécia e de acordo com informações do site de monitoramento marítimo Marine Traffic, seu destino é a cidade de Navegantes em Santa Catarina, com previsão estimada de chegada para o dia 2 de abril. O processo de entrega deverá seguir o mesmo roteiro do FAB 4100, o primeiro F-39E Gripen da FAB recebido em setembro de 2020, o qual no momento encontra-se em fase final de testes e avaliações junto à planta da Embraer em Gavião Peixoto, interior de São Paulo. Informações preliminares dão conta que as aeronaves embarcadas são os exemplares com as matrículas FAB 4102 e FAB 4103, modelos de série com boa parte dos equipamentos e sensores contratados já instalados e já ostentado a pintura operacional que será empregada na FAB. A partir de agora o blog Aviação em Floripa passará a acompanhar de perto o traslado do navio com sua preciosa carga e a exemplo do que ocorreu em 2020, iremos preparar uma matéria especial e completa sobre a chegada dos aviões ao Brasil.

A caminho do Brasil! Arte elaborada pelo blog Aviação em Floripa mostrando o navio saindo do porto de Norrköping na Suécia, no início da tarde desta quinta-feira (Horário de Brasília). Fonte: Marine Traffic

A rota do navio pode ser acompanhada em tempo real através do link abaixo:


Nota Editorial: Esses dois aviões fazem parte de um lote de 36 aviões (28 monoplaces e 8 biplaces), vencedor do Projeto FX-2 em 2013 e desenvolvidos em conjunto entre Suécia e Brasil a partir de então. Para saber mais detalhes e informações, clique sobre a imagem abaixo e acesse a matéria elaborada pelo blog a respeito da chegada do primeiro avião, em setembro de 2020.



6 comentários:

Pedro B S Filho disse...

Que venham logo todos, nossa defesa aérea precisa, com urgência, se modernizar.

Solskhaer disse...

Grato pelas intormações

Lindomarb disse...

Vou ver muitas vezes moro na rota de pouso da base aérea de Anápolis

Unknown disse...

Grande Marcelo... Parabéns pelo trabalho.
Marcos Brati

Aviação em Floripa disse...

Saudações Brati, quanto tempo, meu amigo. Entre em contato comigo.

Unknown disse...

Grande Marcelo... Tenta pelo Whats
47 988371286
Um abraco

Postar um comentário