Blog voltado para a divulgação da Aviação Comercial, Militar e Civil, mostrando através de textos informativos e
fotos, as aeronaves, suas histórias e curiosidades, Operações Militares, Eventos Aeronáuticos e muito mais!

Seja bem-vindo a bordo!!!

domingo, 27 de março de 2022

Fumaça...Já! A magia está no ar novamente

 


No início deste mês de março, os fãs de aviação receberam com entusiasmo a notícia do retorno da agenda de exibições do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) da Força Aérea Brasileira, popularmente conhecido como Esquadrilha da Fumaça. Sem se apresentar da forma tradicional, ou seja, com a presença de público, desde o início da pandemia, eis que a partir de agora o calendário está sendo retomado de forma gradual e definitiva. Cabe ressaltar que durante todo o período em que permaneceu longe de sua atividade-fim, o grupo seguiu rigorosamente sua rotina de treinamentos, mantendo também a prática de reciclagem anual de parte dos integrantes da equipe, o que permitiu que este retorno acontecesse naturalmente e da forma mais breve possível. O blog Aviação em Floripa acompanhou a passagem da Esquadrilha da Fumaça pela capital catarinense neste domingo. Além da demonstração na Beira-Mar Continental, estivemos presentes também no pátio da Base Aérea de Florianópolis (BAFL), durante a manhã, registrando a chegada dos aviões. São estas informações e imagens que passamos a compartilhar com nossos leitores a partir de agora.

Os primeiros locais visitados neste recomeço das atividades foram as cidades de Cabreúva (07/03), Tietê (08/03) e Capela do Alto (09/03), todas no interior paulista. A partir deste final de semana, a equipe iniciou o Circuito Sul, uma série de demonstrações envolvendo cinco cidades no sul do país. Além disso, estão programadas exibições em Santiago, no Chile, por ocasião do tradicional evento aeronáutico FIDAE (Feria Internacional del Aire y del Espacio; acompanhe as datas e os locais na imagem mais abaixo). O retorno das apresentações também deu a largada para as comemorações de 70 anos da Esquadrilha da Fumaça, marca a ser alcançada em maio deste ano, sendo a segunda equipe de demonstração mais antiga em atividade (ficando atrás apenas dos "Blue Angels" da Marinha dos Estados Unidos) e é também uma das mais respeitadas no mundo. Conhecidos como os "Embaixadores dos Céus", o grupo é um dos principais meios de comunicação e divulgação da Força Aérea Brasileira dentro e fora do Brasil. Entre seus objetivos estão a difusão do sentimento de patriotismo, despertar nos mais jovens a vocação aeronáutica, demonstrar o alto grau de treinamento e as habilidades do piloto militar brasileiro, comprovar a qualidade dos produtos da indústria aeronáutica nacional e marcar a presença da FAB em eventos por todo o país. A equipe é formada por 13 pilotos militares que voam a aeronave Embraer A-29 Super Tucano. O time conta ainda com uma equipe de técnicos e mecânicos, carinhosamente chamados de "Anjos da Guarda", além de outros militares em funções administrativas e de apoio. A Esquadrilha da Fumaça já realizou mais de 3.900 demonstrações no Brasil e em outros 21 países. Seu atual Comandante é o Tenente-Coronel Aviador Daniel Garcia Pereira.

Próximas apresentações da Esquadrilha da Fumaça. Fonte: Facebook/EDA

A Esquadrilha da Fumaça chegou à capital catarinense por volta das 11 horas da manhã de domingo, procedente de Joinville, no Norte do Estado, onde havia se apresentado no dia anterior. Antes de pousar no Aeroporto Internacional Hercílio Luz, a equipe fez um sobrevoo pela região para anunciar sua presença. Após o pouso, o grupo se dirigiu ao pátio da Base Aérea de Florianópolis (BAFL) para um rápido descanso, reabastecimento das aeronaves e realizar os últimos preparativos e acertos para a demonstração no período da tarde. Na chegada ao pátio, numa iniciativa inédita e cordial, o Comando da Base permitiu o acesso do público às suas dependências, proporcionando dessa forma o registro desse momento especial e um contato mais próximo com os aviões e os integrantes da Esquadrilha. Além dos sete A-29 Super Tucano pintados com as cores nacionais, uma outra aeronave chamou também a atenção dos presentes. Dando suporte ao deslocamento pelo Sul do país, um transporte CASA C-105A Amazonas do Esquadrão Onça com sede na Ala 5 em Campo Grande/MS, trazendo peças sobressalentes e pessoal técnico a bordo.



Chegada da "precursora", aeronave que antecede a Esquadrilha da Fumaça, com a função de verificar e organizar o local para os demais aviões.




A-29A, FAB 5703 (c/n 31400007) - Fumaça #1

A-29A, FAB 5719 (c/n 31400070) - Fumaça #2

A-29A, FAB 5734 (c/n 31400114) - Fumaça #3

A-29A, FAB 5717 (c/n 31400066) - Fumaça #4

A-29A, FAB 5712 (c/n 31400053) - Fumaça #5

A-29A, FAB 5710 (c/n 31400050) - Fumaça #6

A-29A, FAB 5707 (c/n 31400044) - Fumaça #7









Interação com o público presente.

Comandante da Base Aérea de Florianópolis, Tenente-Coronel Av Valle, sendo entrevistado pela imprensa local.

Pilotos da Esquadrilha da Fumaça que vieram comandando as aeronaves Super Tucano.







Apoiando o deslocamento da Esquadrilha da Fumaça pelo Sul do país, o CASA C-105A Amazonas, FAB 2806 (c/n S-039), pertencente ao 1º/15º GAv, Esquadrão Onça, com sede na Ala 5 em Campo Grande/MS.

Ausente de Florianópolis desde 2018, a apresentação de número 3.931 da Esquadrilha da Fumaça foi agendada para a Beira-Mar Continental, às 16 horas e encerrou o calendário de eventos pelo aniversário de 349 anos da cidade, comemorado oficialmente na quarta-feira passada, 23 de março. Após vários dias com céu nublado e chuva, o final de semana na capital catarinense foi marcado por tempo bom e a bela tarde de Sol, além de contribuir com o espetáculo, atraiu muitas famílias ao local para um programa de domingo diferente. Segundo estimativas da Prefeitura e dos órgãos de segurança, cerca de trinta mil pessoas prestigiaram a demonstração aérea que durou cerca de 35 minutos e apresentou um conjunto diversificado de acrobacias de alta performance, encantando crianças e adultos com a beleza e a precisão das manobras. 

A apresentação da Esquadrilha da Fumaça fechou com chave de ouro as comemorações pelos 349 anos de Florianópolis.

Na orla...,

...no mar,

...ou nas sacadas dos prédios, todos os espaços foram disputados para assistir a demonstração da Fumaça.





















Atualização - 29/03


Ontem no período da tarde, a Esquadrilha da Fumaça encerrou a sua agenda de apresentações em Santa Catarina na cidade de Tubarão, localizada no Sul do Estado. A demonstração na "Cidade Azul" como o município também é conhecido, ocorreu às 15 horas. A população de Tubarão e região teve que aguardar dois anos pela inédita visita da Fumaça, uma vez que esta exibição estava programada para 2020 quando a cidade completou 150 anos, mas devido à pandemia, só pôde ser realizada agora, entretanto, a espera valeu a pena, pois quem esteve presente na Praça Memorial Anita Garibaldi, local do espetáculo, foi brindado com mais uma belíssima apresentação da equipe, emoldurada por um "Céu de Brigadeiro". Entre estes expectadores, estava nosso amigo e colaborador Giulliano Frassetto, que nos enviou alguns registros, os quais compartilho abaixo com nossos leitores.














Na manhã desta terça-feira, o grupo partiu da Base Aérea de Florianópolis rumo ao Rio Grande do Sul, onde completará o Circuito Sul, com duas apresentações, em Porto Alegre, no dia de hoje e em Charqueadas, amanhã. Nos próximos dois dias, o lar da Esquadrilha da Fumaça será a Ala 3, Unidade Aérea da FAB localizada na cidade de Canoas, região metropolitana de Porto Alegre. Na quinta, o grupo deve seguir viagem para o Chile, onde participará do maior evento aerospacial da América Latina, chamado de FIDAE. Em Canoas também deverá acontecer a troca da aeronave de apoio, com o C-105A Amazonas dando lugar ao KC-390, o maior avião militar fabricado no Brasil e um dos orgulhos da indústria aeronáutica nacional. Projetado e construído pela Embraer, além de transportar os equipamentos e integrantes da Esquadrilha da Fumaça, o cargueiro também ficará em exposição durante a Feira.



Agradecimentos


O blog Aviação em Floripa agradece ao Esquadrão de Demonstração Aérea, ao Comando da Base Aérea de Florianópolis e a sua Seção de Comunicação Social, pelas informações e apoio prestado para a realização desta matéria.

11 comentários:

Edson Lobo - Fã do mundo da aviação disse...

Excelente cobertura e divulgação dessa passagem da Esquadrilha da Fumaça na capital Catarinense. Adorei as informações postadas e as diversas curiosidades sobre o esse espetacular grupo de aviador, respeitados e admirados no Brasil e no mundo. Parabéns a Blog Aviação por mais essa cobertura.

Patricia Nardini disse...

Parabéns pelo conteúdo e cobertura fotográfica.

Unknown disse...

Como sempre, uma cobertura excelente ... Show de informação e imagens.
Parabéns Marcelo em

pampa14 disse...

Obrigado a todos pela visita e comentários.

Unknown disse...

Parabéns pela matéria, sempre atual e completa! Lindas imagens!

fabrica de convites disse...

Como sempre,Ótima Reportagem. Parabéns. Aguardando, este verdadeiro show. aqui em Tubarão, agendado para às 15:00 h.

pampa14 disse...

Obrigado, certamente será mais um belo espetáculo.

MARCOS ANTONIO disse...

Parabéns pela brilhante cobertura do evento e pelo aniversário desta maravilhosa cidade..

Unknown disse...

Parabéns,excelente trabalho jornalístico!

pampa14 disse...

Obrigado a todos pelas palavras de incentivo.

Unknown disse...

La Chase, excelente. Fumaça Já....

Postar um comentário