Site voltado para a divulgação da Aviação Comercial, Militar e Civil, mostrando através de textos informativos e
fotos, as aeronaves, suas histórias e curiosidades, Operações Militares, Eventos Aeronáuticos e muito mais!

Seja bem-vindo a bordo!!!

terça-feira, 10 de novembro de 2020

EXOP Tínia 2020: FAB realiza treinamento no Sul do país


Crédito da imagem: FAB

Entre os dias 5 e 27 de novembro, as Alas 3 e 4, respectivamente localizadas em Canoas e Santa Maria, no Rio Grande do Sul estão sediando o Exercício Operacional (EXOP) Tínia. Cerca de 400 militares e mais de 35 aviões e helicópteros, procedentes de diversas regiões do país, estão diretamente envolvidos no treinamento. Entre as aeronaves participantes, estão os caças F-5EM/FM Tiger II, A-1AM/BM e A-29A/B Super Tucano, os aviões de Reconhecimento e Vigilância R-35 Learjet e E-99, de Transporte e Reabastecimento em Voo C/KC-130M Hércules, KC-390 Millenium, C-99 e C-105 Amazonas, além de helicópteros H-60L Black Hawk. O Exercício é organizado e coordenado pelo Comando de Preparo (COMPREP) e visa sobretudo o contínuo adestramento dos pilotos, equipes de apoio e demais contingentes envolvidos, garantindo a capacitação operacional e a prática de ações de mobilidade, interoperacionalidade e de pronta-resposta em qualquer situação, dentro do território nacional, que se fizer necessária o emprego dos meios aéreos e terrestres da FAB. Nas palavras do Diretor do Exercício (DIREX), Brigadeiro-do-Ar Mauro Bellintani, "O objetivo do exercício é manter a operacionalidade da Força e de seus Esquadrões Aéreos, assim como dos Controladores de Tráfego Aéreo, dos Grupos de Defesa Antiaérea e de Comunicações e Controle. E todo treinamento de grande porte se torna desafiador, pois nos exige competências diferenciadas no adestramento de todas as nossas capacidades".

Caça Northrop F-5EM Tiger II do Esquadrão Pampa decola da Ala 3 em Canoas/RS para mais uma missão. Crédito da imagem: FAB

Além das Unidades Aéreas, participam também do exercício, o Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II), o Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1º GCC), Grupos de Defesa e Artilharia Antiaérea da FAB (1º, 2º e 3º GDAAE) e do Exército Brasileiro (3º GAAAE). Todo este aparato, envolvendo aeronaves, sistemas de controle e detecção e artilharia antiaérea, tem o objetivo de simular um ambiente de guerra aérea convencional, também chamada de guerra regular, onde duas nações ou alianças de países disputam o controle de um determinado território. O Exercício segue os padrões internacionais utilizados em treinamentos deste porte e natureza, ou seja, envolvendo o emprego de "pacotes" com diversos tipos de aeronaves diferentes cumprindo uma mesma tarefa, com os cenários e níveis de complexidade crescendo a cada dia, englobando a realização de missões de Escolta, Reconhecimento Aéreo, Controle e Alarme em Voo, Ataque, Varredura, Reabastecimento em Voo, Posto de Comunicação no Ar, Defesa Aérea, Defesa Antiaérea e Transporte Aéreo Logístico.

Um dos recém-incorporados Embraer KC-390 Millenium, prestando apoio logístico ao treinamento. Crédito da imagem: FAB

C-130M Hércules na Ala 4 em Santa Maria/RS. Crédito da imagem: FAB

Este ano, além dos desafios inerentes à organização de uma operação desta envergadura, o momento atual de pandemia e de emergência sanitária por que passa o Brasil e o Mundo exigem uma grau a mais de cuidados e atenção de todos, nesse sentido, com relação às regras adotadas durante o treinamento, a Capitão-Médica Tatiana Gama e Silva esclarece, “O plano está sendo gerenciado pelo Hospital de Aeronáutica de Canoas e pelo Esquadrão de Saúde de Santa Maria. Todos os participantes de fora do estado realizaram o exame para COVID antes do deslocamento e, durante o Exercício, respeitarão os protocolos de higienização, monitoramento de temperatura, distanciamento e utilização de Equipamentos de Proteção Individual, entre outras medidas”.

Clique sobre a imagem acima e assista ao vídeo institucional do treinamento.

Esta é a segunda vez que a FAB realiza o Exercício Operacional Tínia. A primeira edição ocorreu entre 18/11 e 3/12 do ano passado, também tendo Canoas e Santa Maria como sedes. A título de curiosidade, o nome do exercício é uma referência à mitologia etrusca, sendo Tínia ou Tin, o deus dos céus, assim como Zeus ou Júpiter, comandando trovões e relâmpagos. O blog Aviação em Floripa gostaria de agradecer ao Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER) pelas imagens e informações que compõem esta matéria.


5 comentários:

Luciani Capistrano Duarte disse...

Muito interessante!!!
Mais uma excelente história!!!

Vito Cedrini disse...

Excelente. Gostei muito !

Aviação em Floripa disse...

Obrigado, infelizmente não pude estar presente ao exercício, gosto de fazer matérias autorais, mas desta vez não foi possivel.

MARCOS ANTONIO disse...

Excelente, será divulgado....

Aviação em Floripa disse...

Agradeço o apoio.

Postar um comentário