Site voltado para a divulgação da Aviação Comercial, Militar e Civil, mostrando através de textos informativos e
fotos, as aeronaves, suas histórias e curiosidades, Operações Militares, Eventos Aeronáuticos e muito mais!

Seja bem-vindo a bordo!!!

domingo, 11 de outubro de 2020

Uma imagem curiosa #30

Esta matéria é parte integrante de uma série de fotos e/ou vídeos especialmente escolhidos em nosso acervo analógico e digital, trazendo algum tipo de curiosidade, raridade ou informação interessante a respeito destas imagens, seja acerca da aeronave em si ou um fato ou história relacionados a ela. Ocasionalmente, publicaremos uma destas imagens, junto com um pequeno texto explicativo sobre a mesma. Informamos que a preocupação aqui não é com a qualidade em si da imagem, mas com o seu resgate histórico, tendo ainda o objetivo de auxiliar na preservação de uma parte da memória e da cultura aeronáutica brasileira. Seja muito bem vindo(a) a bordo e boa leitura! 


Dassault Mirage IIIEBR, FAB 4913, Base Aérea de Florianópolis, outubro de 2002.

Um verdadeiro ícone da aviação de combate esteve presente na edição de 2002 do Portões Abertos da Base Aérea de Florianópolis (BAFL). Estamos falando do Dassault Mirage III, um dos melhores e mais emblemáticos caças supersônicos da sua geração. Não é exagero dizer que a palavra "Mirage", assim como "MiG", são quase expressões subliminares na cabeça das pessoas quando se fala em aeronaves de caça a jato, tal a importância e a notoriedade dessas grifes de aviões na história da Aviação mundial. Se isso não bastasse para afirmar o caráter histórico desta visita, até onde se sabe, esta foi a primeira e única vez em seus 33 anos de operação na FAB que o elegante jato francês com asas em delta tocou suas rodas, não apenas em Florianópolis, mas em solo catarinense e, salvo engano, esta honra coube a um piloto "manezinho da Ilha". O Mirage III, designado na FAB como F-103E/D foi utilizado entre os anos de 1972 a 2005 e por curiosidade, o exemplar que veio a Florianópolis, com a matrícula FAB 4913, encontra-se atualmente preservado no Museu Aerospacial, no Rio de Janeiro.



Detalhe do estabilizador vertical do Mirage III, onde se pode ver o jaguar estilizado e o designativo com as letras "AN" utilizado à época pelas aeronaves de combate da FAB, indicando seu local de origem, no caso, Anápolis/GO.




1 comentários:

Postar um comentário