Site voltado para a divulgação da Aviação Comercial, Militar e Civil, mostrando através de textos informativos e
fotos, as aeronaves, suas histórias e curiosidades, Operações Militares, Eventos Aeronáuticos e muito mais!

Seja bem-vindo a bordo!!!

segunda-feira, 3 de agosto de 2020

Um clique curioso #15


Esta matéria é parte integrante de uma série de fotos especialmente escolhidas em nosso acervo fotográfico analógico e digital, trazendo algum tipo de curiosidade, raridade ou informação histórica a respeito destas imagens, seja acerca da aeronave em si ou um fato ou história relacionados a ela. Semanalmente, às segundas e quintas, publicaremos uma destas fotos, junto com um pequeno texto explicativo sobre a mesma. Informamos que a preocupação aqui não é com a qualidade em si da imagem, mas com o seu resgate histórico, tendo ainda o objetivo de auxiliar na preservação de uma parte da memória e da cultura aeronáutica brasileira. Seja muito bem vindo(a) a bordo e boa leitura!



Durante a Operação FAEX VI em 2004, tivemos a participação em Florianópolis dos então quatro Esquadrões de Patrulha Marítima operacionais da Força Aérea Brasileira, todos equipados com os P-95A e/ou B, versão de patrulhamento e esclarecimento marítimo do EMB-110 Bandeirante. Dentre as aeronaves presentes estava o FAB 7050, nada menos que o primeiro P-95 a entrar em serviço na Força Aérea Brasileira, fato este que ocorreu no ano de 1978. Na linha de voo disposta sobre a pista 03/21 do Aeroporto Internacional Hercílio Luz, o FAB 7050, pertencente ao Quarto Esquadrão do Sétimo Grupo de Aviação (4º/7º GAv) se destacava de seus irmãos por apresentar uma marcação especial, um adesivo comemorativo pelos 25 anos de serviço operacional, localizado na seção dianteira da fuselagem do lado direito da aeronave, na altura de onde se encontra o emblema da Unidade Aérea. Ao todo a FAB recebeu 12 modelos P-95A, matriculados de FAB 7050 a FAB 7061 e posteriormente mais 10 exemplares da versão melhorada P-95B, com as matrículas FAB 7100 a FAB 7109. Atualmente duas Unidades Aéreas continuam operando o Bandeirante Patrulha, os Segundo e Terceiro Esquadrões do Sétimo Grupo de Aviação, respectivamente sediados em Canoas/RS e Belém/PA.

Embraer P-95A Bandeirante Patrulha, FAB 7050, Pista 03/21, Aeroporto Intl. Hercílio Luz, Outubro de 2004.



1 comentários:

Pedro B S Filho disse...

Bandeirulha, legal.
Essa aeronave é figurinha garantida em vários vídeos promocionais da FAB, talvez pelo seu grau de importância e pela beleza, além de ser um produto nacional.

Postar um comentário