Blog voltado para a divulgação da Aviação Comercial, Militar e Civil, mostrando através de textos informativos e
fotos, as aeronaves, suas histórias e curiosidades, Operações Militares, Eventos Aeronáuticos e muito mais!

Seja bem-vindo a bordo!!!

sábado, 18 de março de 2017

Adiós, amigo!!!





Neste sábado (18/03), encerraram-se os voos da LATAM Argentina para Florianópolis. Desde o dia 7 de janeiro, quando os voos charters (fretados) de passageiros tiveram início, foram onze visitas da Companhia Aérea Argentina à capital catarinense, sempre aos sábados, com chegada prevista ao Aeroporto Internacional Hercílio Luz (FLN/SBFL) para as dez horas da manhã, tendo como ponto de partida, o Aeroporto Internacional Inginiero Ambrosio L. V. Tavarella (COR/SACO).


Airbus A320 da LATAM Argentina deixa o solo catarinense pela última vez na atual temporada de voos fretados.

Exemplar ainda com a belíssima pintura da LAN, taxia pela pista do Hercílio Luz.


Em todas as oportunidades, a aeronave utilizada foi o Airbus A320 (todos da subvariante -233), modelo que conta com 15 exemplares atualmente na frota da LATAM Argentina. Fundada em 2005 e atuando até o ano passado com o nome de LAN Argentina, a empresa faz parte do grupo LATAM Airlines Group e tem como principal centro de operações, o Aeroporto Jorge Newberry (AEP/SABE), operando voos domésticos e internacionais. Ausente de Florianópolis a algumas temporadas, esperamos que daqui por diante os aviões da LATAM Argentina possam estar presentes novamente em céus catarinenses no próximo ano.

sábado, 4 de março de 2017

PR-GUK: O novo convocado da Seleção Brasileira de Futebol




Nesta semana a GOL Linhas Aéreas Inteligentes apresentou a nova pintura que passará a representar a parceria com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), uma vez que a Companhia Aérea é a transportadora oficial da Seleção Brasileira de Futebol em seus compromissos ou jogos, acordo este que teve início em 2013, quando outra aeronave da empresa (com a matrícula PR-GUM) também ganhou uma pintura exclusiva em homenagem à equipe. Daqui por diante e, assim como seu antecessor, quando não estiver a serviço do selecionado brasileiro, a aeronave será presença constante nos mais diversos aeroportos, compondo a malha de operações domésticas e internacionais da GOL e certamente, encantando e chamando a atenção de todos com sua bela e vistosa pintura.

O antecessor: PR-GUM e sua pintura em homenagem à Seleção Brasileira.

Para esta nova empreitada, a aeronave escolhida foi o Boeing 737-800 com o prefixo PR-GUK (c/n 35852), tornando-se a primeira aeronave com o novo leiaute da Companhia Aérea a receber uma pintura especial. É importante ressaltar que o "Golf Uniforme Kilo" é sinônimo de pioneirismo na GOL, uma vez que também foi o primeiro a ganhar os equipamentos e a antena que permitem aos passageiros utilizarem o serviço de internet a bordo, sistema este que está sendo agora implantado em outras aeronaves da empresa. As cores do Pavilhão Nacional dominam a nova pintura, ocupando a metade posterior da fuselagem e a cauda do avião, onde podem ser vistos o brasão da CBF sobreposto a um canário (Serinus canaria), a ave-símbolo da Seleção Brasileira. Na fuselagem, aparecem a hashtag "#VoaCanarinho" e as frases "O canto de 200 milhões torcendo pelo hexa" e "Transportadora Aérea Oficial da Seleção Brasileira". Completa a pintura, a frase "Rumo ao Hexa", disposta logo atrás da cabine de comando.

Foto lateral do PR-GUK. Nos detalhes, as inscrições presentes na aeronave. 

Detalhe da cauda, predominado o canarinho estilizado e o brasão da CBF. 

Frases presentes na fuselagem.


Vídeo institucional mostrando o processo de adesivagem do PR-GUK. Fonte: CBF


O trabalho de adesivagem do PR-GUK foi realizado no Centro de Manutenção (CEMAN) da GOL, localizado no Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte (MG) e o avião entrou oficialmente na malha na última quinta-feira (02/03). Coube a Florianópolis o privilégio de ser um dos primeiros aeroportos a receber a aeronave com seu novo uniforme. Até ser clicado pela lente da nossa câmera fotográfica, a aeronave percorreu um longo caminho, saindo do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo/SP na noite de sexta-feira, passando pela capital catarinense, seguindo para Santiago do Chile e retornando para Florianópolis, onde chegou por volta das oito da manhã deste sábado (04/03). Cabe ressaltar que o blog Aviação em Floripa, possivelmente brinda os seus leitores, com os primeiros registros do PR-GUK feitos durante o dia e com Sol, uma vez que todas as fotos até então circulando na internet mostram o avião em registros noturnos ou com tempo nublado. Acompanhe abaixo mais fotos do avião em sua passagem pelo Aeroporto Hercílio Luz.