Site voltado para a divulgação da Aviação Comercial, Militar e Civil, mostrando através de textos informativos e
fotos, as aeronaves, suas histórias e curiosidades, Operações Militares, Eventos Aeronáuticos e muito mais!

Seja bem-vindo a bordo!!!

segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Comandante da BAFL recebe homenagem




Na manhã desta segunda-feira (18/09), o Comandante da Base Aérea e da Guarnição de Aeronáutica de Florianópolis, Coronel-Aviador Antônio Ferreira de Lima Júnior, recebeu a visita do Editor do blog Aviação em Floripa. Na ocasião, como forma de agradecimento pelas inúmeras matérias realizadas com o apoio da BAFL, o Coronel Lima Júnior foi presenteado com um exemplar do livro que conta a história da utilização das aeronaves de Patrulha Marítima e Guerra Anti-Submarino, Lockheed P-2 Neptune e P-3 Orion, pela Armada Argentina, obra elaborada e recentemente publicada pelo escritor argentino e especialista em assuntos militares, Jorge Félix Nuñes Padin, um incansável e dedicado pesquisador da história aeronáutica de seu país.


Capa do livro e algumas das fotos dos P-3 Orion da Força Aérea Brasileira que integram a obra.

Lançado em abril deste ano, o livro é o trigésimo quinto título da Série Aeronaval, que em cada edição apresenta aos seus leitores, um resgate histórico e detalhado sobre uma determinada aeronave empregada ou ainda em operação com a Marinha Argentina. Esta última monografia conta com 60 páginas e mais de 110 imagens e gráficos, além de diversos perfis coloridos. Dentre as ilustrações que compõem a obra, cinco delas são de autoria do editor do blog Aviação em Floripa e pertencem ao capítulo que aborda a utilização dos Neptunes e Orions pela Força Aérea Brasileira. Cabe ressaltar que antes de assumir o Comando da BAFL, o Coronel Lima Júnior, foi Comandante do Primeiro Esquadrão do Sétimo Grupo de Aviação (1°/7° GAv), o Esquadrão Orungan, Unidade Aérea da FAB sediada em Salvador/BA que, ao longo de sua rica e gloriosa história, já operou com o P-2 Neptune e atualmente cumpre suas missões com o P-3 Orion.




Cel.-Av. Lima Júnior recebendo o livro do Editor do blog Aviação em Floripa. Fotos: SO Seelig/SCS-BAFL. 

Durante a visita, fomos presenteados com o livro referente aos 90 anos da Base Aérea de Florianópolis. Sem dúvida ganhará destaque em nossa biblioteca e será uma excelente fonte de pesquisa. Foto: SO Seelig/SCS-BAFL.

Assim, deixo aqui registrada a minha mais sincera e solene gratidão por todas as facilidades prestadas pelos atuais e ex-integrantes desta valorosa Organização Militar (sobretudo àqueles ligados ao Comando e à Seção de Comunicação Social da BAFL), que sempre me receberam com extrema dedicação, presteza, atenção e carinho, ao longo dos quase sete anos de atividade do blog Aviação em Floripa, seja nas diversas coberturas de Portões Abertos, Solenidades Militares ou Operações Aéreas. Ao imaginar algo que pudesse representar e simbolizar esta acolhida, a escolha naturalmente recaiu sobre o livro. Ao conter imagens de aeronaves da FAB operando a partir de Florianópolis, em uma obra que certamente será lida e vista por entusiastas da aviação nos quatro cantos do mundo, penso que mais uma vez, da mesma forma que sempre foi o objetivo do blog, estou dando minha singela e humilde contribuição para divulgar, enaltecer e elevar o nome da Força Aérea Brasileira e da Base Aérea de Florianópolis.

Como bônus desta matéria, seguem os registros da chegada de uma das aeronaves pertencentes ao Esquadrão de Demonstração Aérea à Base Aérea de Florianópolis, na manhã desta segunda-feira. Para quem não está familiarizado com o protocolo de apresentações das Esquadrilha da Fumaça, todo local que irá abrigar uma demonstração recebe semanas antes, uma visita técnica de integrantes da equipe, a fim de avaliar o local da apresentação, infra-estrutura de apoio, questões ligadas à segurança, entre outros aspectos, missão esta, chamada de Precursora. A apresentação em Florianópolis será no dia 14 de outubro. Em breve divulgaremos mais informações sobre o evento.




 Chegada do A-29B, FAB 5963 ao pátio da BAFL.



Pilotos são recepcionados pelo Comandante da BAFL e pela Chefia da Comunicação Social da Base.

Emblema do Esquadrão de Demonstração Aérea. 




Embraer A-29B Super Tucano.

2 comentários:

Unknown disse...

A aviação é fascinante. Parabéns pelo blog.Possivelmente te passarei algum material (fotos e vídeos) da aviação. Se quiseres claro!

Cia Indestrutíveis disse...

Boa noite.

Sou da Companhia Indestrutíveis e necessito falar com você. Veja no rodapé do nosso site. Grato Dagoberto

Postar um comentário