Blog voltado para a divulgação da Aviação Comercial, Militar e Civil, mostrando através de textos informativos e
fotos, as aeronaves, suas histórias e curiosidades, Operações Militares, Eventos Aeronáuticos e muito mais!

Seja bem-vindo a bordo!!!

domingo, 30 de abril de 2017

Onde há Fumaça... há espetáculo no Céu!!!




Neste final de semana, o município de Gaspar, localizado na Região do Vale do Itajaí, em Santa Catarina, tornou-se mais uma vez o ponto de encontro para os aficcionados e praticantes do Modelismo, um misto de esporte e lazer, no qual a principal característica é a construção de réplicas em escala reduzida de aeronaves, carros, navios, trens, entre outros. Entre os dias 28, 29 e 30 de abril, o Clube de Modelismo Asas do Vale (CMAV) promoveu a 32ª Edição do Festival Brasileiro de Aeromodelismo (FESBRAER), reunindo nas suas dependências, participantes nacionais e internacionais e o que há de melhor em termos de aeromodelismo, helimodelismo, automodelismo e nautimodelismo, atraindo um grande público interessado em conhecer de perto esta fascinante atividade. O blog Aviação em Floripa esteve presente ao evento e traz aos seus leitores, um pouco daquilo que aconteceu por lá.



O Clube


Criado em 1986 na cidade vizinha de Blumenau, com o nome de Clube Blumenauense de Aeromodelismo e ocupando uma área junto ao Aeródromo de Blumenau, a atividade logo chamou a atenção com a organização por parte dos integrantes do clube, do 1° Festival Sul-Brasileiro de Aeromodelismo, considerado um marco e o embrião para a divulgação e o desenvolvimento do Modelismo no Brasil. Em 1992, com o crescimento da atividade e o aumento de número de adeptos e associados, o clube mudou-se para um terreno alugado no município de Gaspar, passando a ser denominado como Clube de Modelismo Asas do Vale. A mudança fez bem e as partir deste momento o clube ganhou força e destaque no cenário nacional, com a promoção de diversos festivais e encontros, constituindo-se num dos maiores e mais importantes eventos do setor no Brasil e no Mundo.


Entrada e logotipo do Clube de Modelismo Asas do Vale.


T-25 Universal doado pela Força Aérea Brasileira, exposto na entrada do clube.

Finalmente, em 1998, o sonho acalentado desde o início por seus fundadores e associados tornou-se realidade, a aquisição de um local próprio para o clube. Ocupando uma área com 140.000 metros quadrados, situado às margens da Rodovia Jorge Lacerda (SC-412) em Gaspar/SC, o espaço atual reúne todas as condições para a prática do Modelismo em todas as suas variantes, incluindo pistas de Aeromodelismo nas modalidades de Voo Circular Controlado (VCC) e Rádio Controlado (RC), pista para Helimodelismo (Helicópteros Rádio Controlados), pistas On Road (pavimentada) e Off Road (de terra) para Automodelismo e uma lagoa com 6.500 metros quadrados para a prática de Nautimodelismo. Além disso, o complexo inclui ainda galpões e áreas cobertas com toda a infra-estrutura necessária para a operação e manutenção dos modelos, estacionamento e sede administrativa.  Toda essa estrutura é considerada a melhor do país e ainda tem muito a crescer, mas certamente o Clube Asas do Vale já colocou o município de Gaspar definitivamente no mapa do Modelismo Nacional e Mundial.


O Evento


Realizado há vários anos na cidade de Gaspar, este ano o Festival Brasileiro de Aeromodelismo (FESBRAER) chegou a sua 32ª edição, reunindo o que há de melhor em termos de Aeromodelismo, com a presença de cerca de 400 participantes de diversas regiões do país, além da Argentina e do Uruguai. É importante ressaltar que o evento não tem caráter competitivo, sendo composto por demonstrações e apresentações para o público presente de vários tipos de aeromodelos, incluindo jatos, helicópteros e drones. Mesmo não se tratando de competição, era notório o profissionalismo e a dedicação de todos na preparação dos modelos e nas demonstrações aéreas, sendo realizadas com altíssimo grau de precisão. Além da oportunidade de travar contato com as novidades do setor, o evento serve como uma grande confraternização e troca de experiências entre os participantes.

Cartaz oficial do evento.




Demonstração de réplica do treinador suíco Pilatus PC-21 nas cores da Força Aérea da República de Cingapura.



Apresentação de aeromodelo a jato.

Este ano o tempo ajudou e os três dias do evento foram com Sol e Céu Azul. Nas áreas dos boxes e nas pistas, uma infinidade de modelos atraiu a curiosidade dos visitantes, sobretudo das crianças, garantindo o espetáculo tanto em terra como no céu. Além do colorido e do barulho, principalmente dos modelos a jato, outro aspecto que chamou a atenção dos presentes, foi a perfeição e a semelhança impressionante das réplicas em escala com os modelos reais. Aviões de acrobacia aérea, caças da Segunda Guerra Mundial, aviões de treinamento e de combate atuais, clássicos da aviação mundial, entre outros, estavam à disposição para serem admirados e fotografados.








Sem referências para medir o tamanho dos modelos em escala, fica difícil dizer que se trata de uma réplica, dada a perfeição e a riqueza de detalhes com os modelos reais.

Além dos aeromodelos, sem dúvida as estrelas principais da festa, o evento contou com uma programação diversificada e especialmente pensada para o público, entre elas, exposição de aeromodelos, corrida de veículos guiados por controle remoto, estandes para venda de produtos aeronáuticos, além de facilidades para os presentes, como arquibancadas, estacionamento e alimentação. Entretanto, a atração mais aguardada por todos da FESBRAER deste ano, não era nenhum modelo em escala, mas sim, uma equipe muito especial, formada por sete aviões em tamanho real, conhecidos por marcarem suas apresentações com fumaça.


Fumaça Já!!!


Ausente há 12 anos do evento em Gaspar, a presença do Esquadrão de Demonstração Aérea da Força Aérea Brasileira, popularmente conhecido como "Esquadrilha da Fumaça", gerou uma grande expectativa e atraiu um grande público para a FESBRAER deste ano, estimado em cerca de 10 mil pessoas, apenas no sábado. Com a apresentação marcada para às 16:00 h, o palco não poderia ser melhor, céu azul sem nuvens e sem vento, ajudaram na visualização das manobras e na permanência por mais tempo da fumaça no céu, além de fornecerem um colorido especial à bonita e vistosa pintura dos aviões, formada pelas cores da Bandeira Nacional.

Integrante da Esquadrilha da Fumaça é entrevistado por emissora local.

O céu azul ajudou a embelezar ainda mais a pintura dos aviões.

Prestes a completar 65 anos de atividade, a Esquadrilha da Fumaça tem sua sede na Academia da Força Aérea, localizada na cidade paulista de Pirassununga. É equipada com aeronaves de fabricação nacional Embraer A-29A/B Super Tucano e atualmente é comandada pelo Tenente-Coronel Aviador Líbero Onoda Luiz Caldas. Conhecida mundialmente pelo arrojo e excelência de suas manobras, desde a primeira apresentação, em 14 de maio de 1952 até o presente momento, foram mais de 3.700 demonstrações no Brasil e exterior, servindo para atestar a excelência e o treinamento do aviador militar brasileiro, um dos objetivos da Unidade Aérea. Confira abaixo, algumas imagens da apresentação deste sábado em Gaspar.



















7 comentários:

ed wolff disse...

Ótima apresentação e fotos. Parabéns! E, obrigado pelo registro de momento tão especial para o Aeromodelismo Brasileiro.

pampa14 disse...

Sempre às ordens, meu amigo!!!

Aliki Costa disse...

Parabéns pelo trabalho!

pampa14 disse...

Muito Obrigado!!!

Cmte. Marcicano disse...

Maravilha.

Biavati disse...

Parabéns Marcelo! lindíssimas FOTOS DE UM EVENTO MARAVILHOSO!
Abraços do Biavati de Criciúma SC!

pampa14 disse...

Muito obrigado por visitar o blog e pelo comentário.

Postar um comentário