Blog voltado para a divulgação da Aviação Comercial, Militar e Civil, mostrando através de textos informativos e
fotos, as aeronaves, suas histórias e curiosidades, Operações Militares, Eventos Aeronáuticos e muito mais!

Seja bem-vindo a bordo!!!

quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

A320neo da Azul em Florianópolis




O Aeroporto Internacional Hercílio Luz (FLN/SBFL) recebeu na tarde desta quinta-feira (12/01), um exemplar do novíssimo Airbus A320Neo, um dos cinco aviões deste modelo incorporados até o momento à frota da Azul Linhas Aéreas Brasileiras. As operações com o A320neo para Florianópolis iniciaram-se no dia de ontem e segundo informações, devem se estender até o final do mês de janeiro, ligando o Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, à capital catarinense, através do voo AD5748. Tanto ontem quanto hoje, o voo foi feito pelo avião com a matrícula PR-YRB (c/n 7283), ostentando o nome de batismo "Futuro Azul". Fabricada nas instalações da Airbus, em Toulouse, na França, a aeronave fez seu primeiro voo em 26 de outubro do ano passado sob a matrícula F-WWID e foi oficialmente entregue à Companhia Aérea brasileira em 17 de novembro do mesmo ano.


Ao contrário dos Embraer 190/195 e ATR 72 que apresentam uma faixa monocromática junto à cor azul na fuselagem, cauda, naceles dos motores e winglets, os A320neo ostentam faixas nas cores verde e amarelo.

Detalhe da carenagem que abriga o motor CFMI LEAP-1A26 que, além do tamanho, chama a atenção por ser extremamente silencioso.

Desenvolvida a partir de 2010, a nova família de jatos da fabricante européia engloba além do A320, as suas versões com fuselagem curta (A319) e alongada (A321), sendo a denominação "neo", referente à sigla "new engine option", ou, em português, nova opção de motor, capitaneada pela adoção dos motores turbofans CFM International LEAP-X ou Pratt & Whitney  PW1100G, de acordo com as exigências de cada cliente. Além da nova motorização de última geração, foram incorporados diversos refinamentos aerodinâmicos que juntamente com a redução de peso total da estrutura, prometem, de acordo com a Airbus, uma economia de cerca de 15% no consumo de combustível e 8% nos custos de operação. 


Chegada do voo AD5748 ao Hercílio Luz.

Anunciada em novembro de 2014, a Azul tem uma encomenda (entre compra e arrendamentos) de 63 aeronaves deste modelo (cada uma delas configurada com 174 assentos em classe única), sendo que até o momento conta com cinco em operação em sua malha de voos domésticos atendendo prioritariamente as rotas ligando seu principal hub, o Aeroporto de Campinas, no interior de São Paulo, às principais capitais nordestinas ou a outros destinos de longa distância e/ou com alta densidade de passageiros, como Porto Alegre/RS, Manaus/AM, Belo Horizonte/MG e Rio de Janeiro/RJ. Cabe ressaltar que além da Azul, outras duas Companhias Aéreas nacionais, LATAM Brasil e Avianca Brasil, operam com o A320neo.










3 comentários:

Postar um comentário