Blog voltado para a divulgação da Aviação Comercial, Militar e Civil, mostrando através de textos informativos e
fotos, as aeronaves, suas histórias e curiosidades, Operações Militares, Eventos Aeronáuticos e muito mais!

Seja bem-vindo a bordo!!!

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

MC-27J em Florianópolis




O Aeroporto Internacional Hercílio Luz (FLN/SBFL) recebeu no início da tarde desta segunda-feira (05/12), a ilustre visita de uma aeronave MC-27J, versão multimissão do bimotor de transporte tático C-27J Spartan, fabricado pela empresa italiana Leonardo-Finmeccanica (antiga Alenia/Aermacchi). O avião veio procedente da Argentina, onde encerrou uma turnê de demonstração pela América Latina, incluindo ainda Bolívia e Panamá. O blog Aviação em Floripa compartilha a partir de agora com seus leitores esta matéria especial, mostrando em detalhes, com fotos e informações, a passagem deste raro visitante pela capital catarinense.


Durante duas semanas, a aeronave percorreu o Panamá, Bolívia e Argentina, demonstrando suas capacidades. Fonte: Leonardo-Finmeccanica



Em fotos exclusivas, o pouso do MC-27J em Florianópolis. A aeronave chegou utilizando o código "I-2127" (India Two-One-Two-Seven), numa clara referência ao país de origem (Itália) e a sua matrícula, CSX 62127.

Desenvolvido a partir do C-27J Spartan, que por sua vez é derivado do Aeritalia G.222, o MC-27J é uma versão projetada para o emprego em tarefas multimissão, incluindo além das tarefas de transporte tático, outras dedicadas e exclusivas, possuindo sistemas para realizar missões de Inteligência, Vigilância, Aquisição de Alvos e Reconhecimento, conhecidas pela sigla ISR/ISTAR (do inglês, Information, Surveillance, Target Acquisition and Reconnaisance), além de Operações de Apoio Aéreo, neste caso, podendo levar misseis ar-terra e um canhão de 30 mm. Fruto de um desenvolvimento privado, a ideia da empresa é oferecer o avião a novos e potenciais compradores, além da proposta de conversão do C-27J para MC-27J, aos atuais operadores (Austrália, Bulgária, Chade, Grécia, Itália, Lituânia, Marrocos, México, Peru, Romênia e Estados Unidos). Até o momento, apenas a Força Aérea Italiana iniciou a conversão de três exemplares para a nova versão, denominada de MC-27J Praetorium. Confira abaixo, mais fotos da aeronave.



Detalhe da seção dianteira da fuselagem (observe a antena de RWR sob a parte envidraçada. 

MC-27J em detalhes: nome da fabricante estampado nas naceles dos motores; cocar da Aeronautica Militare Italiana; matrícula da aeronave; logotipo na cauda.

Detalhe da cauda. 

Detalhes da nacele que abriga o motor Rolls-Royce AE2100-D2A (o mesmo que equipa o Lockheed Martin C-130J Super Hercules), do trem de pouso principal e do winglet na ponta da asa.

Dando um trato no para-brisas.

Pilotos na cabine de comando. A parada em Florianópolis foi apenas para reabastecimento. Daqui o MC-27J foi para Natal/RN (SBSG), onde pernoita, seguindo amanhã para a Ilha do Sal (GVAC), em sua viagem de retorno para a Europa.










2 comentários:

Cmte. Marcicano disse...

Ficou bonita essa aeronave.

Flavio Rodrigues disse...

Lindas imagens!
Parabéns.

Postar um comentário