Site voltado para a divulgação da Aviação Comercial, Militar e Civil, mostrando através de textos informativos e
fotos, as aeronaves, suas histórias e curiosidades, Operações Militares, Eventos Aeronáuticos e muito mais!

Seja bem-vindo a bordo!!!

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Feriado na Base Aérea de Canoas




A Base Aérea de Canoas (BACO), recebeu um grande público no Feriado da Proclamação da República (15/11), para o seu Dia de Portões Abertos. Costumeiramente chamado de EXPOAER e realizado sempre no dia 12 de Outubro, é considerado uma das mais tradicionais e longevas festas aviatórias do país, fazendo parte inclusive do calendário de eventos oficiais do município de Canoas. Entretanto, este ano diversos fatores fizeram com que o evento aeronáutico acontecesse em Novembro, sendo assim, sua denominação característica não foi adotada. Sem se importar com nomenclaturas, quem compareceu à Base Aérea pôde acompanhar de perto uma série de atrações programadas para o dia. Sem dúvida, a principal delas mereceu a foto de capa desta matéria especial e não poderia ser diferente. Estamos falando do Esquadrão de Demonstração Aérea e seus sete aviões A-29 Super Tucano. Sem se apresentar em Canoas desde 2012, estes incríveis pilotos e suas máquinas voadoras pintadas com as cores da bandeira nacional, emocionaram todos os presentes e arrancaram aplausos de crianças e adultos com o arrojo e a precisão de suas manobras. O blog Aviação em Floripa esteve em Canoas e traz a partir de agora, um breve relato do que aconteceu por lá, além de muitas fotos. Confira!


Cartaz Oficial do evento.

Pavilhão Nacional hasteado.


Mesmo com o forte calor, o público compareceu em massa para ver de perto as aeronaves da FAB e prestigiar as atrações programadas para o dia.

Localizada na região metropolitana de Porto Alegre, a Base Aérea de Canoas é uma das maiores e mais importantes bases da Força Aérea Brasileira. Atualmente abriga duas Unidades Aéreas, o Primeiro Esquadrão do Décimo Quarto Grupo de Aviação (1º/14º GAv), o Esquadrão Pampa, equipado com os caças supersônicos Northrop F-5EM/FM Tiger II e o Quinto Esquadrão de Transporte Aéreo (5º ETA), o Esquadrão Pégaso, operando com aeronaves C-95BM/CM Bandeirante, C-97 Brasília e C-98A Grand Caravan. Além dos Esquadrões, outras Unidades Operacionais e de Apoio também têm Canoas como sua sede, entre elas, o Segundo Esquadrão do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (2º/1º GCC) e o Primeiro Grupo de Defesa Antiaérea (1º GDAAE).

Diferente das últimas edições, o tempo desta vez colaborou, trazendo um grande número de aeronaves pertencentes à Aviação Geral e Desportiva (ausentes nos anos anteriores), dando um colorido a mais ao evento. As Forças de Segurança Pública do Rio Grande do Sul foram representadas por helicópteros da Brigada Militar e da Polícia Civil. No tocante à Aviação Militar, marcaram presença em Canoas, além dos Super Tucanos da Esquadrilha da Fumaça e dos anfitriões (F-5EM/FM, C-95, C-97 e C-98), as seguintes aeronaves: H-60L BlackHawk do Esquadrão Pantera (5º/8º GAv, Santa Maria/RS), Lockheed KC-130M Hércules do Esquadrão Gordo (1º/1º GT, Galeão/RJ), AMX International A-1A do Esquaqdrão Centauro (3º/10º GAv, Santa Maria/RS) e P-95BM Bandeirante Patrulha do Esquadrão Phoenix (2º/7º GAv, Florianópolis/SC). Em breve a Unidade Aérea atualmente sediada na capital catarinense, deverá ser realocada em Canoas, que assim passará a contar com três Esquadrões.



Este ano o bom tempo trouxe muitas aeronaves dos Aeroclubes da região.




Agusta/Westland AW119 Koala da Brigada Militar.




Helibras AS-350B3 Esquilo da Polícia Civil do Rio Grande do Sul.


















F-5EM Tiger II do Esquadrão Pampa em exposição com diversos tipos de armamentos e equipamentos.










Aeronaves C-95BM Bandeirante do Esquadrão Pégaso em diferentes estágios de manutenção.


 F-5EM Tiger II e...

... F-5FM pertencentes ao Esquadrão Pampa.


 C-97 Brasília

 C-98A Grand Caravan

C-95CM Bandeirante, todos os três modelos operados pelo 5º ETA.




H-60L BlackHawk do Esquadrão Pantera.




KC-130M Hércules do Esquadrão Gordo.




A-1A do Esquadrão Centauro.




P-95BM Bandeirante Patrulha do Esquadrão Phoenix.

Além das apresentações das aeronaves em voo e em exposição estática, o público presente contou com um grande número de atrações e serviços à disposição, entre elas, chegada do Papai Noel, paraquedismo, praça de alimentação, brinquedos infláveis para a criançada, Food Trucks, estandes com venda de diversos produtos, apresentações da Banda de Música da Base Aérea de Canoas e muito mais. 





Demonstração da Equipe de Paraquedistas do ParaSAR. 





Chegada do Papai Noel.

Enfim, um dia especial para os amantes da aviação e um excelente programa de lazer para aproveitar o Feriado da Proclamação da República. Ao apagar das luzes, com as últimas aeronaves visitantes retornando para seus locais de origem, vem à tona o sentimento de que tudo passou muito rápido, mas, ao mesmo tempo, fica a alegria de poder ter participado desta festa e a certeza de que ano que vem teremos mais.



Não poderíamos finalizar esta matéria sem agradecer à Comunicação Social da Base Aérea de Canoas pela organização do evento e por mais uma vez apoiar a formação do grupo de fotógrafos, possibilitando o acesso à Área Operacional. Agradecimentos mais que especiais aos nossos guias, Cel.-Av. R1 Biasus e Cap. R1 César pela oportunidade, paciência e dedicação em nos acompanhar durante todo o dia. Por fim, Muito Obrigado a todos os amigos de spotting (antigos e novos), pelos momentos de diversão e companheirismo, fazendo aquilo que mais gostamos. 

Spotters em ação!


Abaixo, compartilho com nossos leitores, uma seleção de fotos mostrando um pouco do que vimos e registramos durante este fantástico evento.



































































































































































6 comentários:

Angelo disse...

Garanto que deve ter sido uma das melhores edições da Expoaer dos últimos tempos!

Raul Pereira disse...

Show... Ótima cobertura do evento...

Aviação em Floripa disse...

Sim Ângelo, embora não tenha sido considerada uma EXPOAER, foi melhor do que os eventos dos últimos anos. Não tanto pelo quantidade de aeronaves militares, mas pela movimentação que não deixou muitos buracos na programação.

Aviação em Floripa disse...

Obrigado Raul.

Luciano Cunha disse...

Lindos registros!

Cmte. Marcicano disse...

Maravilha.

Postar um comentário