Site voltado para a divulgação da Aviação Comercial, Militar e Civil, mostrando através de textos informativos e
fotos, as aeronaves, suas histórias e curiosidades, Operações Militares, Eventos Aeronáuticos e muito mais!

Seja bem-vindo a bordo!!!

segunda-feira, 7 de março de 2016

FAB realiza treinamentos de resgate em Santa Catarina




Até o próximo dia 18 de março, parte do litoral de Santa Catarina está recebendo a presença de diversas aeronaves da Força Aérea Brasileira. Dois exercícios centrados na tarefa de Busca e Salvamento (SAR, do inglês Search And Rescue), tendo como sede a Base Aérea de Florianópolis (BAFL), estão em curso. O primeiro deles, denominado de Kapoff, iniciou-se no dia 29 de fevereiro e prossegue até o próximo dia 13 de março, envolvendo basicamente a atuação de helicópteros no emprego da técnica de resgate na água criada pelos ingleses, chamada justamente de Kapoff, advindo daí o nome do treinamento, utilizando-se para tal o guincho do helicóptero. 

Coordenado pela Segunda Força Aérea (FAE II), o exercício conta com a participação de cerca de 350 militares e tem a participação dos helicópteros Bell H-1H do Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (2º/10º GAv), o Esquadrão Pelicano, com sede na Base Aérea de Campo Grande/MS e dos Sikorsky H-60 Blackhawk, do Quinto Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (5º/8º GAv), sediado em Santa Maria/RS. Participando pela primeira vez do treinamento está o Eurocopter H-36 Caracal, recém-incorporado ao Terceiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (3º/8º GAv), o Esquadrão Puma, com sede na Base Aérea dos Afonsos, no Rio de Janeiro/RJ. O exercício ocorre em locais demarcados na Baía Sul, bem em frente à Base Aérea de Florianópolis, permitindo que os helicópteros alcancem a área em poucos minutos resultando em economia de tempo e combustível, maximizando assim o treinamento.

Bell H-1H - 2º/10º GAv



Sikorsky H-60 Blackhawk - 5º/8º GAv


Eurocopter H-36 Caracal


Exercícios como os que estão sendo realizados em Santa Catarina são muito importantes. Além de fornecerem a capacidade às tripulações (pilotos, operadores de guincho e resgateiros) de executarem as missões de resgate da forma mais rápida, segura e eficiente possível, também permitem o intercâmbio e a troca de experiências entre as Unidades Aéreas e seus integrantes, garantindo a reciclagem de conhecimentos. Signatário de acordos e tratados internacionais, nosso país é responsável, além do território nacional, por planejar e executar missões SAR em boa parte das águas do Atlântico Sul, totalizando uma área de aproximadamente 22 milhões de quilômetros quadrados. O Sistema de Busca e Salvamento empregado no Brasil é considerado um dos melhores do mundo e funciona como os elos de uma corrente. tendo na ponta de uma ampla e coordenada Cadeia de Comando, as Unidades Aéreas responsáveis pelas missões de resgate. Em casos de desastres naturais, acidentes aéreos e outros tipos de situações adversas, são estes homens e máquinas que atuarão na busca e no resgate e salvamento, tanto em terra quanto no mar.


Helicópteros da FAB em treinamento sobre a Baía Sul, com o Pico do Cambirela ao fundo.


Na próxima quarta-feira (09/03) é a vez do Exercício Carranca V iniciar suas atividades. Coordenado e conduzido pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), é considerado o maior treinamento de Busca e Salvamento da América Latina e envolve a participação de todos os órgãos e unidades ligados ao Sistema de Busca e Salvamento Aeronáutico (SISSAR). Dentro de um cenário realista e com a execução de missões simuladas que crescem de complexidade com o passar dos dias, toda a cadeia de comando e controle, além das equipes de resgate serão testadas e avaliadas ao extremo para aferir o grau de eficiência e pronta resposta.

Com relação aos meios aéreos, além dos helicópteros que já estão engajados no Exercício Kapoff, somam-se ao Carranca V, o CASA SC-105 Amazonas pertencente ao Esquadrão Pelicano e os aviões de patrulha marítima Lockheed P-3AM Orion do Primeiro Esquadrão do Sétimo Grupo de Aviação (1º/7º GAv), o Esquadrão Orungan, sediado na Base Aérea de Salvador/BA e P-95BM Bandeirante Patrulha do Segundo Esquadrão do Sétimo Grupo de Aviação (2º/7º GAv), o Esquadrão Phoenix, com sede na própria Base Aérea de Florianópolis/SC. Durante esta semana, acontecem o planejamento, o reconhecimento das áreas destinadas ao exercício e o treinamento das diversas técnicas de resgate. A partir da semana que vem inicia-se a etapa operacional propriamente dita, na qual as Unidades Aéreas e as equipes de resgate passam a realizar as missões simuladas de Busca e Salvamento. 


 EADS/CASA SC-105 Amazonas - 2º/10º GAv

Embraer P-95BM Bandeirante Patrulha - 2º/7º GAv


Com o objetivo de levar aos seus leitores, fotos das aeronaves e informações a respeito dos treinamentos que estão sendo realizados em Florianópolis, o blog Aviação em Floripa compareceu durante o sábado (05/03) e na manhã desta segunda-feira (07/03) nas proximidades da cabeceira 32 do Aeroporto Internacional Hercílio Luz (FLN/SBFL). São estas fotos que ilustram a presente matéria, Abaixo compartilhamos também um pequeno vídeo que mostra a movimentação em terra e no ar durante este período de treinamento.


https://www.youtube.com/watch?v=asjv7IgBv5k








1 comentários:

Grupo de Resgate em Montanha (GRM) disse...

Excelente matéria. O Grupo de Resgate em Montanha (GRM) de Joinville participou do CARRANCA dando instrução de RASTREAMENTO HUMANO, e planejando e executando uma missão/instrução de busca e salvamento terrestre. Abs.

Postar um comentário