Blog voltado para a divulgação da Aviação Comercial, Militar e Civil, mostrando através de textos informativos e
fotos, as aeronaves, suas histórias e curiosidades, Operações Militares, Eventos Aeronáuticos e muito mais!

Seja bem-vindo a bordo!!!

quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Retrospectiva 2015





Mais uma vez reservamos a última publicação do ano para apresentar aos nossos leitores aquilo que de mais importante passou pela página do blog Aviação em Floripa ao longo de 2015. Para os nossos amigos de longa data, é hora de relembrar os principais fatos e fotos que marcaram o ano e para os novos, é uma excelente oportunidade para tomar conhecimento do que foi notícia por aqui.

Recebo muitas mensagens de pessoas que acham que o blog é o somatório do trabalho de uma equipe, entretanto, tudo é resultante de, como se diz, um exército de um homem só. Fotografar, selecionar e tratar digitalmente as imagens, pesquisar, escrever, publicar e divulgar são algumas das atividades inerentes a todas as matérias aqui veiculadas. Não é uma tarefa fácil, pois envolve organização, planejamento, esforço e dedicação, principalmente considerando-se que tudo é fruto de um hobby, motivado pela simples e pura paixão pela aviação e que os compromissos pessoais e familiares sempre serão prioridade.

O blog Aviação em Floripa foi criado no final de 2010 com o objetivo de abordar assuntos relacionados com a Aviação Militar em Florianópolis. Com o passar do tempo sentimos a necessidade de incluir matérias referentes às Aviações Comercial e Civil, entretanto, uma característica permaneceu imutável desde o início, a necessidade de sempre aliar as fotos com textos que expliquem aquilo que as pessoas estão vendo. Não querendo desmerecer quem apenas publica fotos, pois sabemos que às vezes uma imagem vale mais que mil palavras, contudo, acreditamos na força e no poder que estes dois elementos têm quando utilizados de forma conjunta. Creio que esta combinação seja o nosso grande diferencial e parte do sucesso junto ao nosso público e dela não abrimos mão.

Durante o ano de 2015 foram mais de 110 matérias publicadas, quase todas tendo como cenário de fundo, a capital catarinense. Se levarmos em consideração que o Aeroporto Internacional Hercílio Luz e a Base Aérea de Florianópolis estão longe dos principais polos de aviação comercial e militar do país, respectivamente, nos quais as novidades e a movimentação aérea são constantes e diversificadas, esse número ganha um valor a mais, pois nem sempre é fácil buscar pautas relevantes ou publicar coisas interessantes e com conteúdo.

Finalizando, gostaríamos de dizer que o ano de 2015 foi marcado por duas importantes conquistas. A primeira delas diz respeito aos nossos cinco anos de atividade, alcançado no mês de outubro. A outra é que o blog atingiu visitas em todos os países e territórios permanentemente habitados no planeta, totalizando 244 localidades distintas. Foram quase 300.000 acessos durante o ano, resultado direto da divulgação das nossas matérias em diversos países do mundo além do Brasil, incluindo Estados Unidos, Inglaterra, Espanha, Holanda, Argentina, França, Canadá, África do Sul, Nova Zelândia, Portugal, México, entre tantos outros.

Agradecemos a todos que visitaram o blog, aos que deixaram comentários, críticas, elogios e sugestões, aos nossos parceiros, aos amigos de spotting, que compartilham a mesma paixão, aos militares da Comunicação Social da Base Aérea de Florianópolis e do 2º/7º GAv, da Base Aérea de Canoas e do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, pelas informações, facilidades de acesso e acompanhamento durante os exercícios militares e eventos aeronáuticos, enfim, a todos que de alguma forma nos ajudaram. Sem a participação de vocês, nada disso seria possível.

Como dissemos, o blog é resultado de um hobby e como tal, não é sempre que podemos estar presentes para registrar os acontecimentos ou as aeronaves que por aqui passaram. Não somos onipresentes, certamente muita coisa aconteceu na nossa ausência, mas, mesmo com todas as dificuldades para conciliar trabalho, família e a paixão pela aviação, fica a certeza do dever cumprido. Muito obrigado a todos, espero que gostem desta matéria e conto com vocês em 2016!!! Abaixo apresentamos mês a mês, através de imagens e um pequeno texto explicativo, o que foi destaque ao longo do ano. Junto de cada foto, disponibilizamos também o link referente ao artigo em que cada uma delas está integrada.


Janeiro


O primeiro mês do ano quase sempre traz como destaque os voos charters (fretados) internacionais de passageiros. Como não poderia ser diferente, as aeronaves pertencentes às companhias aéreas argentinas e chilenas, além de algumas particulares, estiveram com frequência nas matérias de janeiro.











Fevereiro 


No dia 7, registramos uma das últimas aparições do Fokker 100 da Avianca Brasil em Florianópolis. última operadora do modelo no Brasil, a empresa retirou as aeronaves remanescentes do serviço ativo no final de 2015. Os voos charters e aeronaves executivas ainda dominaram a movimentação aérea em Florianópolis.








Março


O grande destaque de março ficou com a Aviação Militar. Dois importantes treinamentos de Busca e Salvamento (SAR) tiveram como sede a Base Aérea de Florianópolis, o Exercício Carranca IV, considerado o maior treinamento deste tipo da Força Aérea Brasileira e também da América Latina. O Primeiro Grupo de Transporte de Tropas (1º GTT) também esteve na capital catarinense realizando treinamento SAR.


 








Abril 


No dia 4 fomos conhecer um dos principais condomínios aeronáuticos do país, situado no município de Porto Belo/SC. No dia 12 registramos o Airbus A319 da TAM adesivado em homenagem aos 450 anos da cidade do Rio de Janeiro. Já no dia 21, fotografamos o Legacy 600 utilizado na turnê sul-americana da banda de hard rock KISS e também o primeiro pouso em Florianópolis de um Airbus A321 da TAM equipado com os motores CFM56. Porém, a grande surpresa ficou para o final do mês, quando no dia 27, o Aeroporto Internacional Hercílio Luz recebeu a visita de um cargueiro russo Ilyushin Il-76 da Volga Dnepr.

















Maio


No mês de maio a Base Aérea de Florianópolis voltou a ser o centro das atenções com a XXXI Reunião da Aviação de Patrulha e o Exercício Helicóptero TA, treinamento de tiro aéreo executado a partir de helicópteros.








Junho


No dia 2 registramos um Boeing 737-800 da companhia aérea panamenha Copa Airlines em Florianópolis. O forte nevoeiro em Porto Alegre, destino do voo, fez com que a aeronave alternasse o pouso para a capital catarinense.


 


Julho


No dia 15, a Presidente da República esteve em Santa Catarina para inaugurar a Ponte Anita Garibaldi em Laguna, no sul do Estado. Excelente oportunidade para registrar o Airbus A319 pertencente ao Grupo de Transporte Especial (GTE). No dia 27 fotografamos a primeira aeronave da GOL com o novo esquema de pintura adotado pela companhia aérea.








Agosto


No dia 1º, flagramos o Airbus A320 da Avianca Brasil com a matrícula PR-AVR, o primeiro de duas aeronaves deste modelo escolhido para receber a pintura da Star Alliance, uma das principais alianças entre companhias aéreas do mundo.





Setembro


Em setembro, o Esquadrão Phoenix recebeu seu primeiro P-95M Bandeirante Patrulha modernizado. Durante o mês de setembro a companhia aérea chilena LAN Airlines operou alguns voos para Florianópolis.








Outubro


No dia 12 visitamos a Base Aérea de Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre, local da tradicional EXPOAER, um dos mais importantes eventos aeronáuticos da Força Aérea Brasileira.





Novembro


No dia 8 foi a vez da Base Aérea de Florianópolis realizar o seu Portões Abertos. Ainda durante o mês, aeronaves da Força Aérea Brasileira operaram em Florianópolis participando da Operação UNITAS. No dia 22 registramos a pintura nova do Airbus A319 da Avianca Brasil com a matrícula PR-AVB.











Dezembro


Fechando ao ano com chave de ouro, registramos no dia 6, o Airbus A320 da Avianca Brasil adesivado em homenagem aos 80 anos de vida de Maurício de Sousa, o criador da Turma da Mônica. No mesmo dia, fotografamos o primeiro Boeing 737-700 da GOL a receber a nova pintura da companhia aérea. No dia 10 foi a vez de um dos três Boeing 737-800 da GOL equipados com o novos winglet chamados de Split Scimitar figurar no blog. O presente de Natal ficou com a presença em Florianópolis do Boeing 727 particular do multimilionário Peter Nygard. Por fim, no dia 26, registramos pela primeira vez a operação em Florianópolis da mais nova companhia aérea paraguaia, a Amaszonas del Paraguay.


















0 comentários:

Postar um comentário