Site voltado para a divulgação da Aviação Comercial, Militar e Civil, mostrando através de textos informativos e
fotos, as aeronaves, suas histórias e curiosidades, Operações Militares, Eventos Aeronáuticos e muito mais!

Seja bem-vindo a bordo!!!

quarta-feira, 4 de março de 2015

PR-MYX: O “novo” Airbus da TAM com sharklets





No último Domingo (01/03), o Aeroporto Internacional Hercílio Luz recebeu o Airbus A320 da TAM Linhas Aéreas com a matrícula PR-MYX (c/n 5342), a primeira de oito aeronaves deste modelo que deverão receber o kit contendo os sharklets, que nada mais são do que dispositivos aerodinâmicos instalados nas pontas das asas, propiciando, entre outros benefícios, a redução do consumo de combustível, principalmente em voos de longo percurso.

Embora não seja um conceito recente no mundo da aviação, a ideia de um dispositivo instalado nas pontas das asas como forma de diminuir os efeitos do vórtice sobre elas, ganhou forma e escala de produção com a empresa estadunidense API, que o patenteou com o nome de “winglet”. Desde então é empregado por diversos fabricantes em muitos modelos de aeronaves, incluindo a Boeing, a principal concorrente da Airbus, que já utiliza há vários anos esta tecnologia em seus aviões comerciais. Embora de maneira tardia, a Airbus desenvolveu um modelo próprio, batizando-o de “sharklet”, que em termos práticos, apresenta as mesmas características e funções, ficando a maior diferença apenas no termo dado ao dispositivo. Essa similaridade entre os dois equipamentos inclusive gerou uma disputa judicial internacional entre a estadunidense API e o consórcio europeu, sob a alegação de cópia.

Polêmicas à parte, a TAM conta em sua frota até o momento com dez Airbus A320 recebidos novos de fábrica com sharklets, matriculados como PR-MYY e PR-MYZ e PR-TYA a PR-TYH. Entretanto, todas as aeronaves deste modelo com número de fabricação superior a 5099 estão aptas a receber o equipamento. Enquadram-se neste quesito, a exemplo do PR-MYX, os Airbus com as matrículas de PR-MYQ a PR-MYW, que também deverão ter os kits instalados, elevando o total de aeronaves deste modelo equipadas com os sharklets para um total de 18.

O PR-MYX veio a Florianópolis cumprindo o voo JJ3137, ligando Brasília à capital catarinense em voo direto. Infelizmente só conseguimos registar a sua partida e são estas fotos que ilustram a presente matéria que compartilhamos com nossos leitores. 



1 comentários:

Unknown disse...

contando que ainda fica mais estiloso também rs

Postar um comentário