Site voltado para a divulgação da Aviação Comercial, Militar e Civil, mostrando através de textos informativos e
fotos, as aeronaves, suas histórias e curiosidades, Operações Militares, Eventos Aeronáuticos e muito mais!

Seja bem-vindo a bordo!!!

domingo, 8 de março de 2015

Exercício Carranca IV: Fase operacional inicia nesta segunda-feira





Agora é para valer! Inicia-se nesta segunda-feira (09/03) a segunda fase do Exercício Carranca IV, chamada de Exercício de Integração (EXINT). Até o próximo dia 12 de março, os militares que participam do treinamento realizam o cumprimento de missões de resgate previamente estabelecidas e que crescerão a cada dia em termos de complexidade e número de aeronaves envolvidas. Tudo que será treinado a partir de agora, foi planejado e organizado de forma exaustiva durante a primeira etapa do treinamento, ocorrida entre os dias 2 e 5 de março, denominada de Avaliação Operacional (AVOP). Foram quatro dias de reuniões, palestras e montagem dos cenários e missões que serão cumpridas pelas equipes de resgate. Este período também serviu para se obter uma padronização de procedimentos e regras a serem utilizadas durante o exercício. Para as tripulações de voo e “resgateiros” (como são conhecidos os profissionais que executam o socorro às vítimas), foi o momento para o reconhecimento das áreas destinadas ao cumprimento das missões e para o treinamento e apuro das diversas técnicas de salvamento, tanto em terra quanto sobre o mar.
 
A manhã de sábado ainda foi de preparação para os helicópteros H-60L Blackhawk do Esquadrão Pantera (5º/8º GAv) e H-34 Super Puma do Esquadrão Puma (3º/8º GAv), que aproveitaram para treinar suas equipagens nos procedimentos de resgate, sobre as calmas e abrigadas águas da Baía Sul, em frente à Base Aérea de Florianópolis (BAFL), certamente uma das áreas que serão utilizadas para a realização das missões de salvamento. As aeronaves de asa fixa P-95B Bandeirante Patrulha (foto de capa) do Esquadrão Phoenix (2º/7º GAv) e SC-105 Amazonas do Esquadrão Pelicano (2º/10º GAv) também realizaram saídas pela manhã, conforme registramos através das fotos que ilustram esta matéria.


 Utilizando o código-rádio "Pelicano 02", SC-105 Amazonas do 2º/10º GAv decola de Florianópolis.


O Exercício Carranca IV é considerado o maior treinamento de Busca e Salvamento da América Latina. Ele ocorre entre os dias 2 e 13 de março na Base Aérea de Florianópolis (BAFL) e envolve a participação de aproximadamente 350 militares e diversos esquadrões e aeronaves da Força Aérea Brasileira. Para acompanhar todos os detalhes da operação, acesse o site oficial do exercício:

0 comentários:

Postar um comentário