Blog voltado para a divulgação da Aviação Comercial, Militar e Civil, mostrando através de textos informativos e
fotos, as aeronaves, suas histórias e curiosidades, Operações Militares, Eventos Aeronáuticos e muito mais!

Seja bem-vindo a bordo!!!

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Retrospectiva 2014





Apresentamos aos nossos leitores nesta matéria especial de final de ano, um breve resumo daquilo que foi notícia no blog Aviação em Floripa durante o ano de 2014, ao longo de mais de 100 matérias publicadas. Através de imagens, mostraremos mês a mês, os principais artigos publicados no blog e, para quem não teve a chance de acompanhar ou quer relembrar as matérias, colocamos junto a cada foto, o link correspondente às mesmas, onde poderão ser encontradas informações e outras fotos referentes aos destaques de cada mês.

O blog Aviação em Floripa foi criado no final de 2010 com o objetivo de divulgar o que de importante acontecia em termos de Aviação em Florianópolis. Nascido com enfoque exclusivo sobre a Aviação Militar, com o tempo ampliamos nosso campo de abrangência, passando a cobrir também as Aviações Civil e Comercial. Desde o início sempre buscamos aliar as fotos com textos, pois acreditamos que o conteúdo visual tem muito mais valor quando podemos agregar a ele algum tipo de informação. Fiel a este princípio, para nós, não basta mostrar, é preciso sempre que possível trazer para as pessoas que nos visitam, o por que, o como e o para que, daquilo que elas estão vendo.

Agradecemos a todos que visitaram o blog, aos que deixaram comentários, críticas, elogios e sugestões, aos nossos parceiros, aos amigos de spotting, que compartilham a mesma paixão, aos militares da Comunicação Social da Base Aérea de Florianópolis e do 2º/7º GAv, da Base Aérea de Canoas e do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, pelas informações, facilidades de acesso e acompanhamento durante os exercícios militares e eventos aeronáuticos, enfim, a todos que de alguma forma nos ajudaram. Sem a participação de vocês, nada disso seria possível.

É importante salientar que o blog é fruto de um hobby e como tal, não é sempre que podemos estar presentes para registrar os acontecimentos ou as aeronaves que por aqui passam. Não somos onipresentes, certamente muita coisa aconteceu na nossa ausência, mas, mesmo com todas as dificuldades para conciliar trabalho, família e a paixão pela aviação, fica a certeza do dever cumprido. Muito obrigado a todos, espero que gostem desta matéria e conto com vocês em 2015!!!


Janeiro


Como não poderia ser diferente, o principal destaque deste mês são os voos charters internacionais de passageiros com destino a Florianópolis. A foto mostra o Airbus A320 operado pela uruguaia BQB Líneas Aéreas, arrendado junto a Companhia Aérea espanhola Vueling Airlines, ostentando as cores desta.





Também fotografamos durante o mês de janeiro, três aeronaves de Companhias Aéreas nacionais com pinturas especiais, que ainda não havíamos tido a oportunidade de registrar. No dia 10/01, o Airbus da TAM adesivado em comemoração aos 20 anos do seu programa de milhas aéreas:





No dia 11/01, o Embraer 195 da Azul com esquema de pintura alusivo à Copa do Mundo de Futebol:





E, finalmente, no dia 26/01, o Boeing 737-800 da GOL com a pintura em homenagem à conquista da Copa das Confederações FIFA 2013 pela Seleção Brasileira de Futebol:






Fevereiro


No dia 16, tivemos a grata surpresa em registrar de forma inédita e pioneira o primeiro pouso em Florianópolis de um Boeing 737-800 da Aerolíneas Argentinas:





Durante o mês de fevereiro, Florianópolis foi sede do Congresso Técnico da Copa do Mundo FIFA 2014, reunindo as comissões técnicas das 32 seleções na capital catarinense. Um esquema de segurança sem precedentes foi montado na cidade, incluindo a participação da Força Aérea Brasileira:






Março


No dia 22, o Aeroporto Internacional Hercílio Luz recebeu a visita do mais novo jato executivo da Bombardier Aerospace, o Learjet 75:





Neste mesmo dia, registramos um curioso Boeing 737-700 da Aerolíneas Argentinas com o radome da pintura nova, ficando o avião com a aparência de estar usando um nariz de palhaço:





A Base Aérea de Florianópolis sediou o Exercício Helicóptero TA, focado em missões de Tiro Aéreo a partir de helicópteros:






Abril


No dia 7, o Airbus A320 da TAM Linhas Aéreas com a pintura da OneWorld esteve em Florianópolis:





No mês de abril, a Base Aérea de Florianópolis foi palco do maior exercício de Busca e Salvamento da Força Aérea Brasileira, o Exercício Carranca 3, com a participação de diversas Unidades Aéreas:






Maio


Em maio Florianópolis fez parte do Tour da Taça FIFA e com ela, o MD-83 da Danish Air Transport especialmente pintado para o transporte do cobiçado troféu:





No dia 29, o Boeing 737-800 da GOL escolhido para o transporte da Seleção Brasileira de Futebol e grafitado pelos irmãos Pandolfo esteve em Florianópolis:






Junho


No dia 6, a Presidente da República esteve na capital catarinense e com ela, o Airbus A319 do Grupo de Transporte Especial:






No dia 21 esteve em Florianópolis o Boeing 737-800 da GOL escolhido para receber a pintura vencedora do concurso "Pintou um Gol", promovido pela empresa em alusão à Copa do Mundo de Futebol FIFA 2014:





No dia 24 foi a vez da Avianca Brasil comparecer com um de seus novos Airbus A320 com o novo padrão de pintura adotado pela empresa:






Julho


No segundo final de semana de julho, um Airbus A319 da Força Aérea Italiana esteve no Aeroporto Internacional Hercílio Luz:





Ainda durante o mês de julho, aeronaves Lockheed C-130 Hércules do 1º Grupo de Transporte de Tropas (1º G.T.T.) da Força Aérea Brasileira realizaram treinamento em Florianópolis:






Agosto


Dando continuidade ao treinamento iniciado no mês anterior, a Força Aérea Brasileira executou o Exercício SAR I, focado em missões de Busca e Salvamento sobre a terra e o mar. Durante o treinamento tivemos a oportunidade de acompanhar a bordo de um KC-130, uma dessas missões:






No dia 1, conseguimos registrar o Embraer 195 da Azul e sua bonita homenagem ao eterno tricampão de Fórmula Um, Ayrton Senna:






Setembro


Em setembro Florianópolis foi sede da 12ª Conferência Executiva de Segurança Pública para a América do Sul e a Polícia Federal trouxe para exposição seu helicóptero Agusta Westland AW-139:





Durante o mês de setembro todas as atenções voltaram-se para o Aeroclube de Santa Catarina, em São José. No dia 14, a histórica chegada de um jato de treinamento de fabricação tcheca Aero Vodochody L-39C Albatros, adquirido por um proprietário particular e que ficará sediado no Aeroclube:





E no dia 22, a bonita festa em comemoração aos 77 anos do Aeroclube de Santa Catarina:






Outubro


A Aviação Militar foi o principal destaque do mês. No dia 12, visitamos a Base Aérea de Canoas/RS e cobrimos a EXPOAER 2014:





Já no dia 17, o Grupo de Transporte Especial esteve em Florianópolis com suas duas principais aeronaves:







Novembro


Novembro chegou e com ele o Portões Abertos da Base Aérea de Florianópolis:






Dezembro


Inicia-se mais uma vez a temporada regular de voos charters internacionais com as Companhias Aéreas chilenas LAN e SKY dominando os voos para Florianópolis durante o mês. No dia 1, registramos o Airbus A320 da LAN com a pintura da OneWorld:








Reservo este espaço para prestar uma simples mas sincera homenagem a todos os amigos que compartilham a mesma paixão que une fotografia e aviação. Desejo a vocês que a nova aeronave que chega para nos conduzir, com o c/n 2015, possa voar durante os próximos 365 dias, em Céu de Brigadeiro.


Giulliano Frassetto (à esquerda), Daniel Popinga (centro) e Marcelo Lobo da Silva (editor do blog). Foto: Daniel Popinga


Spotters na EXPOAER 2014. Foto: Giulliano Frassetto.


Da esquerda para a direita: Juliano Damásio, Lucas Popinga, Daniel Popinga e Marcelo Lobo da Silva.


Sandro Rocha


Juliano "Jaka" Damásio


Cel.-Av. R1 Antônio R. Biasus


Da esquerda para a direita: Marcelo Lobo da Silva, Murilo, Lucas Tavares, Juliano Damásio e o amigo argentino Ruben Pablo Nieves











0 comentários:

Postar um comentário