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sábado, 15 de novembro de 2014

Portões Abertos 2014: As aeronaves - Parte 2





Nesta terceira e última matéria a respeito da edição 2014 do Portões Abertos da Base Aérea de Florianópolis, iremos abordar as aeronaves utilizadas pelas forças de Segurança Pública e as da Aviação Civil, que este ano tiveram uma participação maciça, tanto particulares como pertencentes à Escolas de Aviação Civil sediadas em Santa Catarina. Destacamos a presença da Voe Floripa (Florianópolis), da Horus (Joinville), da Plano de Voo (Porto Belo)  e do Aeroclube de Santa Catarina (São José), que além de montarem estandes com informações sobre os cursos oferecidos, trouxeram para exposição ao público, algumas de suas aeronaves utilizadas na Instrução Aérea.

Fundada em 2009, com o objetivo de criar em Florianópolis uma Escola de Aviação Civil que fosse referência no setor, a Voe Floripa atualmente oferece os cursos de Piloto Privado, Piloto Comercial, Instrutor de Voo e Voos por Instrumentos (IFR). Além destes, conta ainda com os cursos de Piloto de Linha Aérea, Comissário de Voo e Jet Training. De forma a cumprir a parte prática de seus cursos, a empresa utiliza na Instrução Aérea, três aviões monomotores Cessna 152 e um bimotor Piper PA-34 Seneca. Para maiores informações sobre a escola e seus cursos, acesse o seu website oficial:



Cessna 152 - PR-FLE (c/n 15284765)









Piper PA-34-200 Seneca I - PR-FLM (c/n 34-7250308)









Localizada em Joinville, norte do Estado, a Horus Escola de Aviação Civil oferece aos seus alunos a parte teórica e prática dos cursos de Piloto Pivado (PPA/PPH), Piloto Comercial (PCA/PCH) e Instrutor de Voo (INVA/INVH), habilitando-os para a operação de aviões e/ou helicópteros. Sua atual frota é composta por um avião Cessna 150, um Cessna 152, um helicóptero Robinson R22 e um Robinson R44, modelo este que esteve presente na Base Aérea de Florianópolis, permanecendo durante todo o dia junto ao estande da escola, no hangar do Esquadrão Phoenix. Para saber mais sobre a Horus e os cursos oferecidos, visite seu website oficial:



Robinson R44 Astro - PT-YDO (c/n 0223)






A Plano de Voo Escola de Aviação Civil tem sua base de operações no Condomínio Aeronáutico Costa Esmeralda (SDEN), situado no município de Porto Belo. A escola tem seus cursos centrados na formação teórica e prática de pilotos de asas rotativas, através dos cursos de Piloto Privado (PPH) e Comercial (PCH) de Helicóptero. Para tal, utiliza dois helicópteros Robinson R22 Beta II e um Robinson R44 Raven. Além de informações, quem visitou o estande da escola, pôde ver de perto um dos seus helicópteros R22. Para conhecer mais sobre a Plano de Voo e os seus cursos, visite o website abaixo:



Robinson R22 Beta II - PP-POA (c/n 4540)








Localizado no município de São José, o Aeroclube de Santa Catarina (ACSC) foi fundado em 21 de setembro de 1937, sendo um dos mais antigos do Estado. Com sede própria e sendo classificado como Aeródromo Privado (SSKT), sua estrutura é composta por diversos hangares e uma pista asfaltada com 900 metros de extensão, que atende as suas aeronaves de instrução, as particulares que ali ficam sediadas, bem como aviões e helicópteros visitantes durante todo o ano.

O Aeroclube oferece a parte teórica e prática dos cursos de Piloto Privado, Piloto Comercial, Instrutor de Voo, Piloto de Planador, Paraquedismo e Iniciação Aeronáutica. Entre os modelos utilizados na Instrução Aérea, estão dois Aero Boero 115, um Aero Boero 180, um Cessna 177 Cardinal e dois Cessna 150M Commuter e três planadores. Para divulgar suas atividades, o Aeroclube montou um estande no pátio da BAFL e trouxe três de suas aeronaves de instrução, um Cessna 150M, um Aero Boero 115 e o Cessna 177. Para obter mais informações sobre o Aeroclube, suas aeronaves e os cursos oferecidos, visite a sua página oficial:



Aero Boero 115 - PP-GFD (c/n 239-B)






Cessna 150M Commuter - PR-SCT (c/n 15077400)







Cessna 177B Cardinal - PT-ION (c/n 17701875)








Dentre as aeronaves que participaram do Portões Abertos deste ano, os helicópteros utilizados pela Polícia Rodoviária Federal, Policia Militar e Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina chamaram a atenção do público. Além deles, um avião Seneca, também pertencente à Polícia Militar, permaneceu durante todo o dia em exposição estática.

Criada em 1999, a Divisão de Operações Aéreas (DOA) da Polícia Rodoviária Federal (PRF) é responsável pela fiscalização aérea das rodovias federais e pelo atendimento de vítimas de acidentes, com bases de operação em Brasília, São Paulo, Pernambuco, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Sua frota atual é composta por seis helicópteros Bell 407, um Bell 412 e quatro Eurocopter EC-120. Opera ainda com dois aviões, sendo um Piper Seneca III e um Cessna 208B Grand Caravan.

Bell 407 - PT-YZQ "Patrulha 06" (c/n 53305)














O Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBM/SC) foi instituído em 2 de fevereiro de 2010, com o objetivo de prover operações de busca e salvamento com aeronaves em apoio aos Bombeiros e Defesa Civil em todo o território catarinense. Além disso presta suporte também ao Grupo de Resposta Aérea de Urgência (GRAU) e ao Serviço  de Atendimento Médico de Urgência (SAMU), realizando desde a sua criação, o atendimento de mais de 2500 ocorrências e mais de 2190 pessoas atendidas/socorridas. Para executar suas missões, a Unidade Aérea opera com um helicóptero Eurocopter AS-350B2 Esquilo (Arcanjo 01) e um avião Cessna 210 Centurion (Arcanjo 02), utilizado no transporte de pessoal, atendimento avançado de suporte de vida, apoio a equipes de transplantes de órgãos, entre outras. Sua sede fica no Aeroporto Internacional Hercílio Luz, entretanto, dependendo da situação, pode operar deslocado em qualquer parte do território catarinense.

Eurocopter AS-350B2 Esquilo - PR-HGR "Arcanjo 01" (c/n 3771)










O Batalhão de Aviação da Polícia Militar (BAPM) iniciou suas atividades em 1986 reunindo efetivo apto para atuar em missões de resgate, busca, salvamento, defesa civil, defesa do meio ambiente, atendimento de ocorrências policiais de grande vulto, transporte de autoridades e apoio aos diversos órgãos públicos. No início dos anos 90, foram alugados dois helicópteros Esquilo modelo AS 350B. Em 2002, foi institucionalizado o Grupamento Aéreo da Polícia Militar (GRAER), que em 8 de maio de 2008, foi elevado a Batalhão de Aviação da Polícia Militar (BAPM), ativando a 1ª Companhia em sua sede, no Aeroporto Internacional Hercílio Luz, em Florianópolis e a 2ª Companhia, na cidade de Joinville, norte do Estado.

O ano de 2008 marcou também a integração de aeronaves de asas fixas à frota do BAPM aumentando sua capacidade de atuação na prestação de serviços à sociedade. Atualmente a Unidade Aérea conta com dois aviões e dois helicópteros, sendo um avião bimotor Embraer 810 Seneca II, um avião monomotor Embraer 711 Corisco, um helicóptero AS-350B2 Esquilo e um helicóptero Agusta AW119 Koala. Para operá-los e mantê-los, o BAPM apresenta uma estrutura composta por um total 18 Pilotos e 28 Tripulantes Operacionais Multimissão (TOM-M), que atuam tanto nas ocorrências policiais como de resgate. Ainda conta com o apoio de cinco policiais militares que exercem suas atividades prioritariamente administrativas, três policiais militares no policiamento do Aeroporto Internacional Hercílio Luz, um policial militar mecânico de voo e mais dois mecânicos terceirizados, totalizando 57 profissionais.

Agusta AW-119 Koala MK.II - PR-PMM "Águia 02" (c/n 14740)











Embraer 810C Seneca II - PP-FFY "Águia 05" (c/n 810046)









Além da presença das aeronaves de instrução pertencentes às Escola de Aviação Civil e àquelas que servem às forças de segurança estaduais e federais, o Portões Abertos deste ano também contou  com a presença de diversos aviões particulares, todos sediados no Aeroclube de Santa Catarina. Acompanhe abaixo algumas fotos destas aeronaves:


Cessna 310R - PR-FGG (c/n 310R1276)










Cessna 172E Skyhawk - PT-CCL (c/n 17251254)




Cessna 182P Skylane - PT-IBL (c/n 18261042)





Embraer EMB-712 Tupi - PT-NUS (c/n 712024)






Com esta matéria o blog Aviação em Floripa encerra a cobertura fotográfica e jornalística do Portões Abertos 2014 da Base Aérea de Florianópolis. Além do presente artigo, trouxemos informações gerais a respeito do evento e também sobre as aeronaves militares. Agradecemos a todos que propiciaram as condições necessárias para a obtenção das fotos que ilustram as matérias e em especial a você, que sempre nos visita.

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