Site voltado para a divulgação da Aviação Comercial, Militar e Civil, mostrando através de textos informativos e
fotos, as aeronaves, suas histórias e curiosidades, Operações Militares, Eventos Aeronáuticos e muito mais!

Seja bem-vindo a bordo!!!

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

GTE em Florianópolis





A Presidente da República Dilma Rousseff e o Vice-Presidente da República Michel Temer estiveram hoje (17/10) em Florianópolis, cumprindo agenda política. O primeiro a chegar foi o Vice-Presidente Michel Temer, às 09:05 hs (Horário de Brasília) a bordo de um dos Embraer 190 do Grupo de Transporte Especial (GTE). Cerca de uma hora depois o Airbus A319CJ “Força Aérea Zero Uno” utilizado pela Presidência da República tocou a pista principal do Aeroporto Internacional Hercílio Luz (FLN/SBFL). No início da tarde, ambas as aeronaves, deixaram a capital catarinense, com a Presidente Dilma Rousseff seguindo para Curitiba, aonde continuaria seus compromissos políticos agendados para o dia de hoje.




Sediado na Base Aérea de Brasília, tendo como lema a frase “Conduzindo os que Conduzem”, o Grupo de Transporte Especial (GTE), tem a missão de realizar o transporte aéreo da Presidência da República, Ministros de Estado, Secretários da Presidência da República e autoridades dos Poderes Legislativo e Judiciário, Chefes de Estado de outros países, bem como do Alto-Comando da Aeronáutica.






Para desempenhar essa missão, a Unidade Aérea opera vários tipos de aeronaves. Sua frota é composta por um Airbus A319CJ (FAB 2101), designado de VC-1A e batizado de “Santos Dumont”, três Embraer 190 (FAB 2590, FAB 2591 e FAB 2592), denominados de VC-2 e trazendo na fuselagem os nomes de “Bartolomeu de Gusmão” (FAB 2590) e “Augusto Severo” (FAB 2591). Além deles utiliza um Embraer EMB-145LR (VC-99A) com a matrícula FAB 2550, seis Embraer EMB-135BJ Legacy (VC-99B), matriculados de FAB 2580 a FAB 2585) e dois Embraer ERJ-135LR (VC-99C), com as matrículas FAB 2560 e FAB 2561. Completam a frota alguns Learjet 35, denominados de VU-35 na FAB. O GTE ainda opera com helicópteros Aerospatiale AS-332M Super Puma (VH-34) e Eurocopter EC-725 Caracal (VH-36), ambos especialmente configurados para o transporte VIP e utilizados pelas autoridades entre o aeroporto e o local de visitação, quando o deslocamento exige pressa ou o local é de difícil acesso por terra.








A quantidade de aeronaves envolvidas nas viagens depende do número de pessoas transportadas e da importância da missão. Normalmente nos deslocamentos da Presidência da República seguem o Airbus A319CJ, um Embraer 190 e dois helicópteros. Além das aeronaves do GTE, algumas vezes o 6º Esquadrão de Transporte Aéreo (6º ETA), com sede na Base Aérea de Brasília, tem aviões de sua dotação utilizados no transporte de autoridades. Da mesma forma, o 1º Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (Belém/PA) e o 3º Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (Afonsos/RJ), que operam versões operacionais dos helicópteros utilizados pelo GTE, por vezes participam dos deslocamentos.






Mesmo com a meteorologia desfavorável e a condição de luz longe da ideal, o blog Aviação em Floripa esteve hoje nas proximidades da cabeceira 32 do Aeroporto Internacional Hercílio Luz e traz em primeira mão aos seus leitores, as imagens das duas aeronaves e seus belos esquemas de pintura. 






PORTÕES ABERTOS - BASE AÉREA DE FLORIANÓPOLIS: VENHA FAZER PARTE DESTA GRANDE FESTA


PARA MAIORES INFORMAÇÕES, VISITE O LINK ABAIXO:

1 comentários:

Postar um comentário