Blog voltado para a divulgação da Aviação Comercial, Militar e Civil, mostrando através de textos informativos e
fotos, as aeronaves, suas histórias e curiosidades, Operações Militares, Eventos Aeronáuticos e muito mais!

Seja bem-vindo a bordo!!!

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Memória Aeronáutica: Expoaer 1997 - Base Aérea de Canoas


Inauguramos com este tópico, uma nova forma de divulgarmos a aviação através do blog. Durante os anos de 1996 e 2007, acumulamos uma grande quantidade de vídeos, os quais passamos a partir de agora a compartilhar com nossos leitores. As filmagens foram originalmente gravadas em fitas VHS e posteriormente convertidas para formatos digitais, sendo assim, a maioria não apresenta a qualidade de imagem e de som que gostaríamos de disponibilizar. Entretanto, a principal meta é resgatar um pouco da memória recente aeronáutica brasileira e nesse sentido, acreditamos estar cumprindo o nosso objetivo.

Iniciamos com as imagens da Expoaer 1997 da Base Aérea de Canoas, localizada na região Metropolitana de Porto Alegre (RS). Cada tópico, além dos vídeos, sempre que possível, trará um pequeno resumo dos mesmos ou as circunstâncias em que foram gravados.


Expoaer 1997 - Base Aérea de Canoas


Esta foi a primeira Expoaer que tivemos a oportunidade de participar. Dentre as aeronaves militares presentes, um AT-26 Xavante do Esquadrão Centauro, dois Bell UH-1 do Esquadrão Pantera, dois A-1 do Esquadrão Adelphi, um AT-27 Tucano do Esquadrão Duelo, um Super Puma do Esquadrão Puma, um Esquilo da Marinha do Brasil, um T-27 Tucano da Academis da Força Aérea, um Pantera do Exército Brasileiro, um P-95B Bandeirante Patrulha do Esquadrão Phoenix, além aeronaves das Unidades Aéreas anfitriãs, os F-5E/F Tiger II e AT-27 Tucano do Esquadrão Pampa e os C-95 Bandeirante do Esquadrão Pégaso. Abrilhantando a festa, a Esquadrilha da Fumaça com seus T-27 Tucano.

A Aviação Civil se fez presente com duas Esquadrilhas Acrobáticas (Bruxa e Circo Aéreo Ônix Jeans), além de aeronaves de diversos aeroclubes do Rio Grande do Sul. Infelizmente as condições do tempo atrapalharam bastante o evento, pois choveu de forma ininterrupta entre às 11:00 hs da manhã e às 15:30 hs da tarde, inclusive inviabilizando as apresentações das duas Esquadrilhas citadas acima. 







O vídeo abaixo mostra o procedimento de acionamento e táxi de uma das aeronaves AT-27 Tucano do Esquadrão Pampa. Entre meados dos anos 90 e início da década seguinte, os Esquadrões de Caça da Força Aérea Brasileira empregaram um certo número destas aeronaves em complemento aos caças de “Primeira Linha”. No 1º Esquadrão do 14º Grupo de Aviação, os AT-27 Tucano operavam com o código-rádio Romano, diferenciando-os dos F-5 Tiger II, que utilizavam o código Pampa.





O vídeo mostra o procedimento de acionamento e táxi das duas aeronaves A-1 pertencentes ao Esquadrão Adelphi, com sede na Base Aérea de Santa Cruz (RJ) e do AT-26 Xavante do Esquadrão Centauro, baseado em Santa Maria (RS). É interessante observar o radomo, as partes frontais dos tanques suplementares de combustível e os bordos de ataque das asas pintados na cor preta, utilizada por algum tempo pelas aeronaves desta Unidade Aérea como forma de diminuir a possibilidade do choque com aves durante o voo. Um fato curioso mostrado no vídeo foi um pequeno grupo de pessoas que ficou ilhado entre os dois A-1 durante todo o procedimento e que teve que suportar de uma distância bem próxima, o barulho ensurdecedor das duas turbinas Rolls Royce Spey, até a saída de uma das aeronaves.






No final do evento, a maioria das aeronaves retornam para as suas Bases Aéreas de origem e costumeiramente brindam o público com algumas passagens baixas antes de voltar para casa, geralmente se constituindo num dos momentos mais aguardados. Na Expoaer 1997 não foi diferente e o vídeo mostra as passagens do AT-26 Xavante, dos A-1 e de um dos F-5E do Esquadrão Pampa.




0 comentários:

Postar um comentário