Blog voltado para a divulgação da Aviação Comercial, Militar e Civil, mostrando através de textos informativos e
fotos, as aeronaves, suas histórias e curiosidades, Operações Militares, Eventos Aeronáuticos e muito mais!

Seja bem-vindo a bordo!!!

terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Retrospectiva 2013






Apresentamos a partir de agora um pequeno balanço das nossas atividades em 2013, sem dúvida, um ano marcante para o blog Aviação em Floripa, sendo um verdadeiro divisor de águas, principalmente no que tange à quantidade de pessoas que tem nos visitado. Este ano foram mais de 130 matérias publicadas, representando um acréscimo de cerca de 60% em relação ao ano anterior. Tivemos artigos publicados no NOTIMP da Força Aérea Brasileira e uma matéria divulgada na página oficial da Força Aérea Uruguaia. 

Criado no final de 2010 com o objetivo de divulgar o que de importante acontecia em termos de Aviação em Florianópolis, desde o início sempre buscamos aliar as fotos com textos, pois acreditamos que o conteúdo visual tem muito mais valor quando podemos agregar a ele algum tipo de informação. Fiel a este princípio, para nós, não basta mostrar, é preciso sempre que possível trazer para as pessoas que nos visitam, o por que, o como e o para que, daquilo que elas estão vendo. Nascido com enfoque exclusivo sobre a Aviação Militar, com o tempo ampliamos nosso campo de abrangência, passando a cobrir também as Aviações Civil e Comercial.

Conforme mencionado no início, o ano de 2013 foi muito importante para o blog Aviação em Floripa, pois marcou de forma definitiva a sua internacionalização. Atualmente contamos com uma média de 600 a 1000 acessos diários, provenientes de cerca de 30 países e um total de 154 países até o momento, já nos visitaram. Entretanto, estes números não são obra do acaso e sim, o resultado de muito esforço para divulgar o blog, o qual consome muito tempo de dedicação. Com o objetivo de ampliar o alcance e dar uma maior visibilidade ao blog, criamos neste ano um Facebook e um Twitter para a divulgação do mesmo. Além do Brasil, passamos a publicar nossas matérias em diversos fóruns de aviação e de defesa de países como Estados Unidos, Reino Unido, França, África do Sul, Argentina, Costa Rica, Colômbia, Nova Zelândia, Filipinas, Índia, Holanda, Bélgica, Portugal, Equador, Bolívia, entre outros. Também procuramos inovar com relação às fotos, não poupando esforços na busca por locais que proporcionassem uma visão diferenciada, seja no pouso, na decolagem ou mesmo no deslocamento em terra, na pista de rolagem ou no próprio pátio de estacionamento, pois com o tempo torna-se cansativo ver fotos das aeronaves sempre feitas do mesmo ângulo ou do mesmo local.

Agradecemos aqui a todos que visitaram o blog, aos que deixaram comentários, críticas, elogios e sugestões, aos nossos parceiros, aos amigos de spotting, que compartilham a mesma paixão, aos militares da Comunicação Social da Base Aérea de Florianópolis e do 2º/7º GAv, da Base Aérea de Canoas e do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, pelas informações, facilidades de acesso e acompanhamento durante os exercícios militares e eventos aeronáuticos, enfim, a todos que de alguma forma nos ajudaram. Sem a participação de vocês, nada disso seria possível.

Abaixo segue uma pequena retrospectiva, onde, através de fotos, mostramos mês a mês aquilo que de alguma forma foi destaque em termos de aviação em Florianópolis. É importante salientar que o blog é fruto de um hobby e como tal, não é sempre que podemos estar presentes para registrar os acontecimentos ou as aeronaves que por aqui passam. Não somos onipresentes, certamente muita coisa aconteceu na nossa ausência, mas, mesmo com todas as dificuldades para conciliar trabalho, família e a paixão pela aviação, fica a certeza do dever cumprido.


Muito obrigado a todos e nos vemos em 2014!!!

Marcelo Lobo da Silva (editor do blog Aviação em Floripa).



 Janeiro


Durante a temporada de verão, o Aeroporto Internacional Hercílio Luz recebe centenas de voos charters operados por empresas aéreas do Chile, Argentina e Uruguai. Como não poderia deixar de ser, o fato marcante do mês de janeiro foi a presença destas aeronaves em Florianópolis.







Fevereiro


O mês de fevereiro chegou e com ele o Carnaval, a maior festa popular brasileira. Muitas pessoas visitaram Florianópolis neste período, movimentando o Aeroporto, principalmente com um grande número de aeronaves civis e executivas.







Março


O grande destaque do mês de março foi o treinamento de tiro aéreo com três esquadrões de helicópteros da Força Aérea Brasileira. Mais uma vez, a Base Aérea de Florianópolis provou sua vocação para a realização de operações aéreas e treinamentos militares.







Abril

 
Abril é um mês em Florianópolis que geralmente apresenta dias com céu azul e quase sem a presença de nuvens, devido às primeiras incursões de massas de ar polares no sul do Brasil. Desta forma, o  destaque do mês não são as aeronaves, mas sim a magnífica luz para o registro das mesmas. O blog também registrou neste mês o Airbus A320 da TAM matriculado PR-MBO ainda ostentando a bonita pintura da Star Alliance. Atualmente a aeronave encontra-se com a pintura padrão da companhia.







Maio


O mês de maio transcorreu apenas com os registros normais do movimento do Aeroporto Internacional Hercílio Luz. Se podemos destacar algo, talvez tenha sido a substituição dos turboélices ATR 72 da TRIP Linhas Aéreas pelos aviões do mesmo modelo operados pela Azul. Voando na rota Porto Alegre-Chapecó-Florianópolis, a mudança trouxe uma maior rotatividade das aeronaves que cumprem este voo, aumentando a possibilidade de se registrar matrículas novas, fato que agrada a qualquer spotter.







Junho


Junho foi um mês especial, pois o blog atingiu a marca de 100.000 acessos. Além disso, conseguimos registrar de forma inédita o primeiro pouso de um Airbus da TAM equipados com sharklets em Florianópolis. Destacamos ainda a passagem de uma aeronave E-99 da FAB e a presença do Embraer 195 com a matrícula PR-AYV e batizado de “Azul Brasileiro” que, com sua linda pintura, esteve em Florianópolis três vezes no mesmo final de semana.






Julho


Como ponto positivo do mês de julho, destacamos o primeiro registro no blog dos até então recém-incorporados Airbus A318 da Avianca Brasil, matriculados PR-ONM e PR-ONO. Também merece citação, o PR-AYY da Azul e sua bonita pintura. O restante do mês transcorreu apenas com a movimentação normal do aeroporto.







Agosto


Para comemorar a fusão entre a TRIP e a Azul, uma das aeronaves Embraer 195 da Azul recebeu uma pintura especial. Matriculada PR-AXV e o nome de batismo “Espírito de União”. O blog conseguiu efetuar o registro deste belo pássaro em solo catarinense no mês de agosto, sendo este o principal destaque deste mês.







Setembro


Durante o mês de setembro atingimos a marca de 200.000 acessos. Também destacamos a nova pintura aplicada ao helicóptero Koala da Polícia Militar de Santa Catarina e o ATR 72 da Azul pintado nas cores rosa e branca em alusão à Campanha de Prevenção ao Câncer de Mama. Outro aspecto digno de nota foi a operação de alguns voos charters da chilena SKY Airlines em Florianópolis.







Outubro


No mês em que se comemora o Dia do Aviador, o grande destaque são os eventos de Portões Abertos que tradicionalmente ocorrem nas diversas Bases Aéreas brasileiras em alusão ao feito de Santos Dumont. Infelizmente este ano não tivemos Portões Abertos em Florianópolis, entretanto, o blog esteve presente na Expoaer da Base Aérea de Canoas (RS). Outro fato marcante do mês foi a passagem por Florianópolis dos aviões da Força Aérea Uruguaia a caminho de Natal (RN) para participar da CRUZEX, o maior exercício de guerra aérea simulada da América Latina. O blog foi o único veículo de imprensa a cobrir o fato, tendo inclusive uma das matérias divulgada na página oficial da Força Aérea Uruguaia.







Novembro


O fato marcante de novembro foi a presença em Florianópolis do primeiro Airbus A320 da Avianca Brasil equipado com sharklets. Também merece destaque, a grande movimentação de aeronaves em Florianópolis entre os dias 14 e 17, motivada pela realização de diversos eventos culturais e esportivos na capital catarinense.







Dezembro


Finalizando o que foi destaque este ano no blog, o mês de dezembro trouxe a grata surpresa do primeiro pouso de uma aeronave Boeing 737-800 da empresa aérea panamenha Copa Airlines em Florianópolis. Também tivemos a presença de um KC-130 Hércules realizando treinamento de Busca e Salvamento e o início dos voos charters para a temporada 2013/2014.









 




0 comentários:

Postar um comentário