Site voltado para a divulgação da Aviação Comercial, Militar e Civil, mostrando através de textos informativos e
fotos, as aeronaves, suas histórias e curiosidades, Operações Militares, Eventos Aeronáuticos e muito mais!

Seja bem-vindo a bordo!!!

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Tempo severo em Porto Alegre desvia voos para Florianópolis


Em decorrência de chuva e trovoadas em Porto Alegre diversos voos não conseguiram pousar no início desta manhã de segunda-feira, no Aeroporto Internacional Salgado Filho em Porto Alegre. Alguns desses voos alternaram para o Aeroporto Internacional Hercílio Luz em Florianópolis e outros para o Aeroporto Afonso Pena em Curitiba. A ocorrência de temporais é bem comum nesta época do ano no Sul do Brasil. No sábado pela manhã por causa de forte nevoeiro o Aeroporto Salgado Filho já havia sido fechado para pousos e decolagens. 

Antes de qualquer avião comercial decolar é feito um plano de voo onde tudo que irá acontecer durante o voo é detalhado, inclusive possíveis alternativas para o pouso. Quando ocorre uma situação como a de hoje, num primeiro momento as aeronaves descrevem diversas órbitas (conforme evidenciam as imagens abaixo) na expectativa de conseguir pousar no seu destino. Na impossibilidade disto ocorrer e de acordo com o limite de combustível, opta-se por pousar no aeródromo previamente escolhido no plano de voo, geralmente situado o mais próximo do destino final e que ofereça condições de pouso para a aeronave.




A Imagem do satélite GOES 13 das 08:45 hs da manhã desta segunda-feira mostra forte instabilidade na região Sul. As áreas em vermelho e azul representam tempo severo com chuva e descargas elétricas. Fonte: EPAGRI/CIRAM




Imagem capturada do site Flightradar24 mostrando o voo GOL 1850 que ia de Guarulhos (SBGR) para Porto Alegre (SBPA) alternando Florianópolis.



Imagem capturada do site Flightradar24 mostrando o voo GOL 1123 que ia de Londrina (SBLO) para Porto Alegre (SBPA) alternando Florianópolis.



Imagem capturada do site Flightradar24 mostrando o voo GOL 1550 que ia do Rio de Janeiro (SBGL) para Porto Alegre (SBPA) alternando Curitiba.



Imagem capturada do site Flightradar24 mostrando o voo TAM 3289 que ia de Guarulhos (SBGR) para Porto Alegre (SBPA) alternando Florianópolis.

Nota Editorial: A aeronave em questão deste voo é um Airbus A321 que não opera regularmente em Florianópolis, pois só é utilizado em rotas de alta densidade de passageiros, operando aqui no Sul somente em voos de São Paulo ou Rio de Janeiro para Porto Alegre. Trata-se portanto de um tráfego raro em Florianópolis.

0 comentários:

Postar um comentário