Site voltado para a divulgação da Aviação Comercial, Militar e Civil, mostrando através de textos informativos e
fotos, as aeronaves, suas histórias e curiosidades, Operações Militares, Eventos Aeronáuticos e muito mais!

Seja bem-vindo a bordo!!!

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

EXPOAER 2013 - Base Aérea de Canoas





A Base Aérea de Canoas (BACO) localizada na região metropolitana de Porto Alegre (RS) realizou no último sábado (12/10) o seu tradicional evento de Portões Abertos. A Expoaer, como é chamada, ocorre uma vez por ano, sempre no feriado de Nossa Senhora Aparecida e é uma das principais atrações do município de Canoas, tanto é que faz parte do calendário oficial de eventos turísticos da cidade.


Pavilhão Nacional

Alinhando-se ao apelo cultural e turístico, a Expoaer proporciona à Base Aérea de Canoas uma importante visibilidade de suas atividades para as pessoas que a visitam, sendo uma oportunidade ímpar para se conhecer alguns dos equipamentos e aeronaves operadas pela Força Aérea Brasileira (FAB) e o trabalho realizado pelos militares que compõem as diversas unidades ali sediadas, na salvaguarda da nossa soberania.


Vista parcial do público no pátio da Base Aérea de Canoas
 
Comparada com outras edições, a Expoaer 2013 não teve o mesmo brilho. Alguns fatores contribuíram para isso, entre eles, os principais que podemos elencar, a previsão meteorológica adversa para o dia do evento, com expectativa de chuva. O planejamento para um evento deste porte é feito com bastante antecedência e requer uma série de detalhes que devem ser levados em consideração, entre eles, a meteorologia. Dessa forma vários aeroclubes e esquadrões da Força Aérea Brasileira cancelaram sua participação. Outro fator foi a ausência do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), popularmente conhecido como Esquadrilha da Fumaça, que sempre atrai um grande público para a Expoaer, mas que encontra-se em fase de recebimento das novas aeronaves e treinamento dos pilotos, devendo retomar suas apresentações somente no próximo ano. Mesmo assim, uma das novas aeronaves A-29 Super Tucano já com a pintura da Unidade esteve presente em exposição estática durante todo o dia. Ainda podemos citar a não realização dos sobrevoos e passagens constantes das aeronaves Northrop F-5EM/FM Tiger II do 1º Esquadrão do 14º Grupo de Aviação, sediado na Base. Este ano as aeronaves do Esquadrão Pampa estavam operando deslocadas na Base Aérea de Santa Maria (BASM) e as condições meteorológicas adversas no interior do estado, onde fica localizada a Base, impediram a decolagem e o sobrevoo das aeronaves em Canoas.



A-29 Super Tucano em dois uniformes distintos (em primeiro plano a aeronave do Esquadrão Grifo, logo atrás, com as cores da Esquadrilha da Fumaça)

Estiveram presentes este ano em Canoas, um T-27 Tucano da Academia da Força Aérea (Pirassununga/SP), dois A-29 Super Tucano, sendo um do EDA (Pirassununga/SP) e o outro do Esquadrão Grifo (Porto Velho/RO), um P-95B Bandeirante Patrulha (Florianópolis/SC), um C-97 Brasília (Galeão/RJ), um Mirage 2000B (Anápolis/GO), um A-1A (Santa Maria/RS), um C-99 (Galeão/RJ), um C-105 Amazonas (Campo Grande/MS), um H-60L Black Hawk (Santa Maria/RS), além dos anfitriões C-97 Brasília e C-98A Grand Caravan, pertencentes ao 5º Esquadrão de Transporte Aéreo, sediado em Canoas. Já o Esquadrão Pampa, também sediado na Base, disponibilizou duas aeronaves para o público, uma exposta com armamentos e outra sob os hangaretes, esta última, servindo de pano de fundo para quem quisesse tirar uma foto equipado com o traje completo de voo de piloto da Força Aérea Brasileira. O setor civil foi representado por uma aeronave Seneca do Aeroclube de Eldorado do Sul e por um bimotor King Air e um helicóptero Esquilo da UniAir (empresa de transporte aeromédico da Unimed/RS). Completando o quadro de aeronaves, um helicóptero Esquilo da Polícia Civil do Rio Grande do Sul.


 T-27 Tucano - 1º EIA (Pirassununga/SP)

 A-29B Super Tucano - EDA (Pirassununga/SP)

A-29B Super Tucano - 3º/3º GAv (Porto Velho/RO)

 P-95B Bandeirante Patrulha - 2º/7º GAv (Florianópolis/SC)

C-97 Brasília - 3º ETA (Galeão/RJ)

Mirage 2000B - 1º GDA (Anápolis/GO)

 A-1A - 3º/10º GAv (Santa Maria/RS)

C-99 - 1º/2º GT (Galeão/RJ)

 C-105 Amazonas - 1º/15º GAv (Campo Grande/MS)

H-60L Black Hawk - 5º/8º GAv (Santa Maria/RS)

C-97 Brasília - 5º ETA (Canoas/RS)

 C-98A Grand Caravan - 5º ETA (Canoas/RS)

 F-5EM Tiger II - 1º/14º GAv (Canoas/RS)

F-5EM Tiger II - 1º/14º GAv (Canoas/RS)

 Seneca I - PT-LVA (Aeroclube de Eldorado do Sul)

King Air C-90 SE - PT-WZC (UniAir Transportes Aeromédicos)

Esquilo AS-350B2 - PR-URG (UniAir Transportes Aeromédicos)

Esquilo HB-350B3 - PR-HPC (Polícia Civil/RS)


Engana-se porém quem acha que a Expoaer é feita só de aeronaves. Muitas outras atrações foram programadas e estavam à disposição do público, entre elas, mais uma edição do Hangar da Leitura (com contação de histórias, apresentações de dança e teatro e distribuição de livros), sorteio de voos panorâmicos, diversos brinquedos infláveis para as crianças, apresentação da banda de música da Base, além de ampla praça de alimentação.


Público presente acompanha com atenção a decolagem do helicóptero Esquilo da Polícia Civil

É verdade que a previsão meteorológica felizmente não se confirmou, mas também não tivemos em praticamente nenhum momento a presença de Sol. O que se viu foi um dia com tempo encoberto, prejudicando bastante a captação e a qualidade final das imagens. Além deste artigo com as impressões gerais da Expoaer 2013, publicaremos também matérias especiais com fotos e informações específicas sobre algumas das aeronaves presentes em Canoas.



Vista do hangar pertencente ao Esquadrão Pampa

Cel.-Av. R1 Biasus, nosso guia durante a Expoaer 


Por fim, O blog Aviação em Floripa gostaria de parabenizar a Base Aérea de Canoas e a Comissão Organizadora da EXPOAER pela realização do evento, proporcionando ao público presente a oportunidade de passar um dia agradável na BACO e de conhecer um pouco melhor o trabalho realizado pela Força Aérea Brasileira. Em especial, gostaríamos de agradecer ao Cel.-Av. R1 Antônio Ricieri Biasus, que com sua paciência e dedicação, nos conduziu a locais diferenciados para a realização das fotos.



4 comentários:

Matheus Marian disse...

Este ano não terá Portões Abertos na Base Aérea de Florianópolis?
Belas Fotos

Aviação em Floripa disse...

Prezado Matheus,

Obrigado por visitar o blog. Infelizmente este ano não haverá Portões Abertos em Florianópolis.

Matheus Marian disse...

Você sebe o porque?

Aviação em Floripa disse...

A princípio por causa dos problemas com o trânsito ano passado.

Postar um comentário