Site voltado para a divulgação da Aviação Comercial, Militar e Civil, mostrando através de textos informativos e
fotos, as aeronaves, suas histórias e curiosidades, Operações Militares, Eventos Aeronáuticos e muito mais!

Seja bem-vindo a bordo!!!

sábado, 27 de abril de 2013

TAM de A a Z em Florianópolis



A escala da malha de voos da TAM para Florianópolis reservou uma pequena curiosidade neste sábado. Estiveram presentes hoje no Aeroporto Internacional Hercílio Luz (SBFL), os dois Airbus A320 que ostentam, dentre as séries de matrículas da empresa iniciadas com a letra “M”, as suas duas extremidades. Trata-se das aeronaves com os registros PR-MAA e PT-MZZ. Paradoxalmente, outro fato que chama a atenção entre os dois aviões é a proximidade com que saíram de fábrica e a data do primeiro voo de ambos, separados por poucos dias, sendo que o MAA fez seu voo inaugural no dia 18/09/2001 e o MZZ no dia 04/10/2001.

Airbus A320-233 - PR-MAA (c/n 1595)

De acordo com as regras da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), as aeronaves civis brasileiras são identificadas por um prefixo composto por duas marcas: a marca de nacionalidade (constituída por um dos quatro pares de letras maiúsculas: PP, PR, PT e PU) e a marca de matrícula (formada por arranjos de três letras maiúsculas, indo para cada marca de nacionalidade, de AAA a ZZZ).

Ainda de acordo com a regulamentação da ANAC, aeronaves em desenvolvimento, em processo de homologação, construídas por amador e aeronaves experimentais, devem situar-se entre as matrículas PP-ZAA até PP-ZZZ ou PT-ZAA até PT-ZZZ. Já as matrículas entre PU-ZAA e PU-ZZZ devem ser destinadas aos veículos ultraleves autopropulsados.

Airbus A320-232 - PT-MZZ (c/n 1593)

As companhias aéreas brasileiras geralmente reservam junto à ANAC, séries inteiras formadas pelas letras do alfabeto para identificar suas aeronaves. A TAM possui atualmente em sua frota, aviões registrados com as marcas de matrícula iniciando com as letras MA, MB, MH, MS, MU, MV, MX, MY e MZ. Além destas, existe a série TM, sendo a única, até o momento, que não inicia com a letra M.

0 comentários:

Postar um comentário