Site voltado para a divulgação da Aviação Comercial, Militar e Civil, mostrando através de textos informativos e
fotos, as aeronaves, suas histórias e curiosidades, Operações Militares, Eventos Aeronáuticos e muito mais!

Seja bem-vindo a bordo!!!

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Portões Abertos 2012 - Base Aérea de Florianópolis





A Base Aérea de Florianópolis realizou neste domingo, dia 14 de outubro, o seu tradicional evento de Portões Abertos. Um grande público estimado em mais de 30 mil pessoas compareceu à BAFL e pôde acompanhar um dos melhores eventos do tipo realizado nos últimos anos, com grande quantidade e variedade de aeronaves expostas.


                                                                                                 Vista geral do pátio da BAFL

O Portões Abertos é um evento de caráter cívico que faz parte das comemorações da Semana da Asa, realizadas pela Força Aérea Brasileira em todo o País no mês de outubro para recuperar o feito do brasileiro que, pela primeira vez na história da humanidade, fez um avião voar, em uma demonstração da engenhosidade de nosso povo.




Aeronaves da Força Aérea Brasileira de diversos esquadrões marcaram presença em Florianópolis. Entre elas, as que mais chamaram a atenção das pessoas, foram os helicópteros, o avião de patrulha P-3AM Orion, vindo de Salvador (BA) e que esteve presente ao evento pela primeira vez este ano, a aeronave de transporte C-130 Hercules, procedente do Rio de Janeiro (RJ), inclusive com abertura de visitação ao público e, é claro, o Esquadrão de Demonstração Aérea que, com seus sete aviões T-27 Tucano, deram um colorido especial à festa, apresentando-se no período da tarde e encantando o público com a precisão e o arrojo de suas manobras. Durante todo o dia, uma aeronave P-95 Bandeirante Patrulha do Esquadrão Phoenix, com sede em Florianópolis (SC), realizou sobrevoos sobre a BAFL.










A Aviação Civil também esteve representada por diversas aeronaves de aeroclubes próximos e de escolas de aviação civil. Completando o leque de aeronaves presentes ao evento, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina trouxe sua aeronave Esquilo, denominada “Arcanjo 01”. O helicóptero permaneceu o  dia todo na Base, inclusive permitindo que as pessoas interessadas, acompanhadas pela tripulação, pudessem se aproximar da aeronave e tirar fotos junto a ela.



Outras atrações programadas pela organização do evento dividiram a atenção do público. Entre elas, podemos citar a apresentação da Banda de Música da BAFL, apresentação de cães adestrados da Polícia Militar de Santa Catarina, exposição de carros antigos da Companhia Indestrutíveis, paraquedismo, pista de obstáculos, tiro ao alvo, entre outras.

Veículos da Companhia Indestrutíveis em frente ao hangar

 Narrador vestido a caráter

Paraquedistas!

 O evento atraiu a atenção não só das pessoas

Apresentação da Banda de Música da BAFL


Gostaríamos aqui de parabenizar e agradecer à organização do evento, em especial à Ten. Gabriela, pelo apoio dado ao blog Aviação em Floripa, com as informações gerais sobre o evento e pelo acesso a locais diferenciados para a realização das fotos, sem o qual esta cobertura não seria possível.




1 comentários:

fernandalobo1 disse...

Oi Marcelo, ainda bem que tem o blog para acompanharmos, ficamos na fila por 02 horas e tivemos que desistir, levamos um susto com o trânsito.

Postar um comentário