Site voltado para a divulgação da Aviação Comercial, Militar e Civil, mostrando através de textos informativos e
fotos, as aeronaves, suas histórias e curiosidades, Operações Militares, Eventos Aeronáuticos e muito mais!

Seja bem-vindo a bordo!!!

segunda-feira, 28 de maio de 2012

EDA 60 Anos: Escuadrilla de Alta Acrobacia Halcones


As origens da Escuadrilla de Alta Acrobacia Halcones datam do período entre os anos de 1948 a 1958, período em que foram utilizadas aeronaves, P-47 Thunderbolt, Mentor T-34 e AT-6 Texan, com finalidades acrobáticas. A partir de 1958 as exibições passam a ser organizadas por meio da criação de uma unidade criada para essa finalidade, chamada “Cóndores de Plata” (Condores de Prata), subordinada ao Grupo de Aviação nº 7, com base em "Los Cerrillos", Santiago, voando aviões Lockheed F-80 operado.
Além de ser o embrião do que viria a ser os Halcones, os Cóndores de Plata desempenharam importante papel ao demonstrar para o Alto Comando da Força Aérea chilena (FACh), a importância de se manter uma unidade acrobática nacional como um veículo valioso de comunicação entre a Instituição e a população.

De forma a manter a tradição e o interesse do público acerca das atividades da Força Aérea, é criada em setembro de 1980 a Escuadrilla de Alta Acrobacia “Halcones” (Falcões), como uma unidade dedicada exclusivamente para fazer apresentações do mais alto nível de habilidade acrobática e com a missão de fomentar uma consciência aérea nacional, estabelecer um elo de comunicação com o público, através de um meio dinâmico e motivador para mostrar o desenvolvimento constante de homens e máquinas em uma instituição moderna.
Seu primeiro líder foi o Comandante do Esquadrão (A) Don Hernán Gabrielli Rojas, que materializou este projeto junto ao Alto Comando, dando início a uma verdadeira escola de acrobacia aérea, fundada sobre uma sólida disciplina profissional desde os primórdios marcada pela mística singular que define toda a sua história e a todos os que a integraram. Nesta base, e com visão de futuro, a unidade foi criada, e, com o passar do tempo, ganhou um lugar de destaque junto ao povo chileno e o reconhecimento da comunidade aeronáutica militar e civil do mundo inteiro.

Em 14 de janeiro de 1981 foi assinado o Decreto de criação da unidade, estabelecendo as suas operações a partir da Base Aérea de "El Bosque". Os primeiros pilotos da equipe, todos voluntários, foram treinados nos Estados Unidos, no equipamento adquirido para as apresentações, as aeronaves PITTS S2B e S2S. Por outro lado, formou uma equipe de especialistas graduados diferentes áreas de necessidade e manutenção rigorosa da nova aeronave. Nos primeiros dez anos de atividade, 22 pilotos passaram pelo esquadrilha, realizando 400 exibições no Chile e apresentando-se também no Equador e em 1987, a primeira demonstração no continente europeu, no evento International Air Tattoo, na Inglaterra.
Em 1990 os Pitts S2 são substituídos pelo Extra 300, avião acrobático de última geração, agregando novas tecnologias de projeto e construção. No total foram encomendadas seis aeronaves para comporem a esquadrilha pelos próximos 10 anos. A chegada do novo século encontra os Halcones em plena maturidade profissional. Assim, em março de 2003 passam a voar com seu novo vetor, o Extra 300L, a expressão máxima de tecnologia em aeronaves especializadas em acrobacia aérea.

Resultado de uma contínua evolução, o Esquadrão continua a cumprir a sua missão nos céus de todo o mundo. Várias gerações de pilotos e mecânicos têm solidificado a sua reputação internacional, sendo admirados e aplaudidos pelo exigente público dos principais shows aéreos e eventos aeronáuticos dos Estados Unidos da América, Brasil, Inglaterra, França, Israel, Bélgica, Equador, Peru, Bolívia e Chile.
Atualmente, os Halcones continuam a cumprir a missão de fomentar uma consciência aérea nacional, mostrando as habilidades profissionais dos seus integrantes e motivando através das suas apresentações, os jovens que formarão o futuro da Força Aérea chilena.

Texto traduzido e adaptado por Marcelo Lobo da Silva a partir do site http://www.halcones.cl/

Escuadrilla de Alta Acrobacia Halcones - Fuerza Aerea de Chile (FACh)






















































0 comentários:

Postar um comentário