Blog voltado para a divulgação da Aviação Comercial, Militar e Civil, mostrando através de textos informativos e
fotos, as aeronaves, suas histórias e curiosidades, Operações Militares, Eventos Aeronáuticos e muito mais!

Seja bem-vindo a bordo!!!

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Expoaer 2011 - Base Aérea de Canoas - Parte 4

Para a maioria das pessoas, o dia 12 de outubro é lembrado pelo Dia das Crianças e pela comemoração do dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Para os entusiastas pela aviação, esta data guarda um outro significado: é geralmente neste dia que a Base Aérea de Canoas realiza a Expoaer. O evento propicia ao público presente, a oportunidade de conhecer um pouco mais de perto o trabalho realizado pela Força Aérea Brasileira.



A Base Aérea de Canoas, instalada na região metropolitana de Porto Alegre, no município de mesmo nome, é uma das maiores e mais importantes bases aéreas da FAB. Criada oficialmente em 21 de agosto de 1944, tem a missão de apoiar permanentemente as Unidades Aéreas e Organizações Militares nela sediadas, e, eventualmente, aquelas que para lá se deslocam. Hoje, a Base Aérea de Canoas é sede de cinco Unidades: o Batalhão de Infantaria da Aeronáutica Especial de Canoas – Batalhão Cruzeiro do Sul; o Primeiro Esquadrão do Décimo Quarto Grupo de Aviação – Esquadrão Pampa –, equipado com os caças supersônicos Northrop F-5EM/FM Tiger II; o Quinto Esquadrão de Transporte Aéreo – Esquadrão Pégaso –, que conta com aeronaves Embraer EMB-110 Bandeirante C-95, Embraer EMB-120 Brasília C-97 e Cessna 208 Grand Caravan; o Segundo Esquadrão do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle – Esquadrão Aranha –; e o Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Canoas – Esquadrão Coruja.



Fonte: Comunicação Social da BACO.



Este ano o blog Aviação em Floripa se fez presente na Expoaer. Embora a edição 2011, comparada com anos anteriores, tenha contado com um número mais reduzido de aeronaves, em virtude das condições meteorológicas que indicavam chuva no decorrer do dia. Este fato fez com que algumas aeronaves cancelassem de última hora sua participação em Canoas. Entre elas, a ausência mais sentida talvez tenha sido o helicóptero H-60 Black Hawk pertencente ao Esquadrão Pantera da Base Aérea de Santa Maria, mesmo assim, cerca de 40.000 pessoas, de acordo com a comunicação social da base, estiveram presentes durante a Expoaer, que teve como principal atração, a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, no final da tarde.



Gostaríamos de agradecer à organização do evento e à Comunicação Social da Base Aérea de Canoas pela oportunidade dada ao blog Aviação em Floripa de poder acompanhar a Expoaer, permitindo o acesso ao pátio operacional, hangaretes e demais áreas, dessa forma, possibilitando a melhor cobertura fotográfica possível. Agradecimentos especiais ao Cel.-Av. R1 Antônio Ricieri Biasus, que nos acompanhou durante todo o dia, pela presteza, dedicação e paciência.


EADS/CASA C-295 (C-105 Amazonas) - FAB 2803
1º/9º GAv - Esqd. Arara - Base Aérea de Manaus/AM










Esquadrão de Demonstração Aérea
Academia da Força Aérea - Pirassununga/SP


A Esquadrilha da Fumaça em seus deslocamentos viaja com oito aeronaves, sendo uma reserva, em caso de pane com uma das sete utilizadas durante a apresentação. Na série de demonstrações pelo sul do Brasil, tal aeronave foi o T-27 FAB 1371 (Fumaça #3).



T-27 FAB 1308 (Fumaça #5)



T-27 FAB 1434 (Fumaça #6)

T-27 FAB 1414 (Fumaça #7)







 

Aeronaves alinhadas no pátio da Base Aérea de Canoas. As quatro aeronaves com numeração de 1 a 4 deslocaram-se ao Rio de Janeiro para efetuar passagens sobre o Cristo Redentor em comemoração aos 80 anos do monumento.








Chegada das aeronaves T-27 FAB 1327 (Fumaça #1), FAB 1326 (Fumaça #2),
FAB 1381 (Fumaça #3) e FAB 1358 (Fumaça #4)

 Emblema do Esquadrão de Demonstração Aérea

Emblema pelos 60 anos da Esquadrilha da Fumaça, a ser comemorado em 2012.

Países em que a Esquadrilha da Fumaça já se apresentou.

 Cockpit traseiro do T-27 Tucano.

 Cockpit dianteiro do T-27 Tucano.

Vista parcial do FAB 1414 (Fumaça #7)

 Conhecidos como Anjos da Guarda, os mecânicos e especialistas da Esquadrilha da Fumaça, zelam para que tudo funcione perfeitamente, garantindo uma apresentação segura.



 Linha de voo completa com as sete aeronaves.

Pilotos alinhados aguardam o momento de guarnecerem suas aeronaves. Da direita para a esquerda: Ten.-Cel. ESTEVES (Líder), Cap. MARCELO (Ala Direito), Cap. BOERY (Ala Esquerdo), Cap. RENÓ (Ferrolho), Ten. CARVALHO (Ala Esquerdo Externo), Cap. ESCOBAR (Ala Direito Externo) e Maj. CALDAS (Solo)

 Mecânicos aguardam os pilotos em frente às aeronaves.

Detalhe do Fumaça #7.

 Pilotos são recebidos pelos mecânicos...

 ...e depois prestam auxílio na amarração ao assento ejetável.

 Maj. Av. CALDAS (Solo)


Vista parcial do público na Expoaer 2011, aguardando a apresentação da Fumaça.



 Táxi em direção à pista.



 Decolagem

 Formação Concorde

 Break para posterior cruzamento.

 Apresentação da aeronave solo (Fumaça #7)

 Delta 6

 Linha de frente com 4 aeronaves

Dorsão

 Espelhão

 Coração





 Após a apresentação, as aeronaves retornam ao pátio da Base Aérea de Canoas.

 Piloto entrega material de divulgação da Esquadrilha aos presentes.


Aviação Civil presente na Expoaer 

 Robinson R-44 (PP-MJS) - Sikorski Serviços Aéreos

 Embraer EMB-711B Minuano (PT-NSD) - Aeroclube do Rio Grande do Sul



 Beechcraft C90GTi King Air (PR-URS) - Unimed Air




 Grob G-103 (PT-PJG) - Aeroclube do Rio Grande do Sul

 Aero Boero AB-180RVR (PP-FLR) - Aeroclube do Rio Grande do Sul



 Aeronave-reboque e planador

 Helibras HB-350B-2 Esquilo (PT-HZY) - Unimed Air


Com as fotos de algumas das aeronaves civis presentes em Canoas, encerra-se a cobertura fotográfica da Expoaer 2011. Esperamos estar presentes em 2012. Até lá!



0 comentários:

Postar um comentário